Capítulo 13 Pensamento cristão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
Advertisements

História da Educação A Educação Medieval.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ciência na Idade Antiga de Platão e Aristóteles
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Filosofia na Antiguidade
16 Razão e fé Capítulo Capítulo 16 – Razão e fé
Professor Celso Konflanz
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A CULTURA MEDIEVAL.
A filosofia na idade média.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
07: Introdução ao Credo Apostólico
FILOSOFIA – 2ª SÉIRIE E.M. FILOSOFIA MEDIEVAL.
FILOSOFIA PATRÍSTICA E MEDIEVAL
O que é o conhecimento Capítulo 7.
CULTURA MEDIEVAL.
Escolástica.
A questão do conhecimento na Idade Média
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
FILOSOFIA RACIONALIDADE VISÃO DE MUNDO NATUREZA AÇÃO HUMANA
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Turma 901 – Aula 22/08/14 PATRÍSTICA
Reforma protestante e contrarreforma católica
EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Profª. Taís Linassi Ruwer
FILOSOFIA MEDIEVAL ANTECEDENTES: PATRÍSTICA GREGA
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
A PATRÍSTICA E A ESCOLÁSTICA
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
A construção do conhecimento na idade média
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
Filosofia – professor Romildo Tavares
Aula: Tomás de Aquino By: Matheus Rocha.  Período da escolástica  Características: Maior acessibilidade ao conhecimento. Surgimento da primeiras universidades.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Prof.ª Iandra Pavanati Dr.ª
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
AULA - FILOSOFIA MEDIEVAL
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: - Surgimento das universidades (Ex: Oxford). Surgiram com o objetivo de culturalizar.
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características:  Periodo anterior ao Renascimento(final da idade media)  Surgimento das Universidades.
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características:  Periodo anterior ao Renascimento(final da idade media)  Surgimento das Universidades.
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
Aula: Tomás de Aquino By: Matheus Rocha.  Período da escolástica  Características: Maior acessibilidade ao conhecimento. Surgimento da primeiras universidades.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Cap. 13 – A busca da verdade (2ª parte)
CULTURA MEDIEVAL.
FILOSOFIA.
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Filosofia Medieval e Moderna
Filosofia no Brasil A origem da Filosofia no Brasil II.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
Trabalho de Filosofia Catolicismo. Surgimento A expressão catolicismo ou seja, aqueles que pregam a fé, surgiu no século I, com a fundação da Igreja pelo.
Capítulo 14 Nova ciência e racionalismo
Panorama geral (caderno do aluno pág )
FILOSOFIA Filosofia Romana, Medieval e Renascentista.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 13 Pensamento cristão FILOSOFAR Capítulo 13 Pensamento cristão

Você sabe o que significam estas palavras? CONCEITOS-CHAVE Você sabe o que significam estas palavras? fé e razão liberdade e pecado escolástica patrística realismo nominalismo

DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM Observe esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? O que transmitem as expressões dos rostos dessa imagem? Qual é seu tema? Você sabe o que é estigma e revelação no contexto do catolicismo?

FILOSOFIA CRISTÃ MEDIEVAL CONTEXTO HISTÓRICO desenvolvimento da investigação filosófica e científica greco-romana crença nas Sagradas Escrituras (Bíblia) FILOSOFIA CRISTÃ MEDIEVAL RAZÃO FÉ Igreja Católica

TOLERÂNCIA RELIGIOSA Leia o texto: Doutrinas do Oriente. Breve apanhado geral, com conceitos-chave. Acrescentar: “Dizia: Crer para entender” Você conhece as religiões ou personagens citadas no texto? Quais? Comente sobre a importância da tolerância religiosa no mundo atual.

PATRÍSTICA Pretendeu conciliar fé e razão (séc. IV-VIII) Pretendeu conciliar fé e razão Influência da filosofia platônica Produzida por padres da Igreja, com destaque para Santo Agostinho Breve apanhado geral, com conceitos-chave. Acrescentar: “Dizia: Crer para entender”

SANTO AGOSTINHO Foi o principal expoente da filosofia patrística. (354-430) Foi o principal expoente da filosofia patrística. Foi professor de retórica em escolas romanas. Sofreu a influência de correntes do pensamento helenístico como maniqueísmo, o ceticismo e o neoplatonismo. Breve apanhado geral, com conceitos-chave. Acrescentar: “Dizia: Crer para entender” Converteu-se ao cristianismo em busca de sentido para a vida.

esforço pessoal da vontade SALVAÇÃO EM AGOSTINHO esforço pessoal da vontade graça divina caminhos que se relaciona com a que se traduz em SALVAÇÃO boas obras predestinação INSERIR Conexões, p. 247. – boas obras? É preciso crer para compreender. A fé ilumina os caminhos da razão.

ESCOLÁSTICA (séc. IX-XVI) Desenvolvida com a reorganização do ensino escolar e a fundação das primeiras universidades. Buscou sistematizar a filosofia cristã. Influência da filosofia aristotélica.

QUESTÃO DOS UNIVERSAIS NOMINALISMO REALISMO UNIVERSAIS Como as ideias gerais existem? Não existem de fato Existem de fato São nomes, convenções, apenas palavras São modelos para as coisas do mundo, entidades metafísicas REALISMO MODERADO A linguagem faz mediação entre o pensamento e as coisas

SANTO TOMÁS DE AQUINO Foi um dos principais expoentes da escolástica. (1226-1274) Foi um dos principais expoentes da escolástica. Buscou no pensamento aristotélico argumentos para explicar a fé cristã. Retomou as ideias de Aristóteles sobre o ser e o saber. Breve apanhado geral, com conceitos-chave. Ressaltou a importância de princípios como: substância e acidente, ato e potência etc.

PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS PRIMEIRO MOTOR Deus é o primeiro ser movente que não é movido por nenhum outro CAUSA EFICIENTE Todas as coisas existentes no mundo não possuem em si a causa eficiente, exceto Deus SER NECESSÁRIO Deus é a causa necessária de todos os demais seres Se existem graus de perfeição, Deus é o ser com o máximo de plenitude GRAUS DE PERFEIÇÃO Se tudo que existe tem uma finalidade, Deus é o ser que dirige todas as coisas a seus objetivos FINALIDADE DO SER animar Leia o texto: Provas da existência de Deus. Em sua opinião, há uma inteligência ou intencionalidade por detrás de tudo que existe?

Créditos das imagens Slides 1 a 3: Detalhe de Verificação dos estigmas de São Francisco (1300) – Giotto (Basilique Saint François à Assise, Úmbria, Itália). GIOTTO Slide 5: GAVIN HELLIER/GETTY IMAGES Slide 7: Detalhe de A pregação de Santo Agostinho diante do bispo de Hipona (século XVIII) – Carle van Loo. CARLE VAN LOO/NOTRE DAME DES VICTOIRES, PARIS, FRANÇA Slide 9: Alegoria das artes liberais (século XV) – Biagio d’Antonio. (Musée Conde, Chantilly, França). THE BRIDGEMAN ART LIBRARY/KEYSTONE Slide 11: PRISMA/UIG/GETTY IMAGES