Título do Trabalho: GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS PLÁSTICAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de qualificação: Elaboração e desenvolvimento de PROJETOS DE PESQUISA Parceiros: CESL.
Advertisements

AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Metodologia Científica
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Palestra ministrada pelos alunos da 7ª série “B”
IMPACTO E PREJUÍZOS DA DOR CRÔNICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE DIREITO
1 T HE G ALLUP O RGANIZATION. 2 Introdução T HE G ALLUP O RGANIZATION 3 Copyright © 2004 The Gallup Organization, Princeton, NJ. All rights reserved.
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
A Gestão do Regime Terapêutico por Pessoas com Doença Mental, na Perspetiva do Cuidador Principal RODRIGUES, Mª do Céu, Enfermeira Especialista Saúde Mental.
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Lídia Andrade Lourinho
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Programa Conexões de Saberes. Eguiberto Ao ler esse gráfico, podemos perceber que os bolsistas do Conexões de Saberes realizam sua alimentação em casa,
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO (3 páginas) 2 OBJETIVOS 2.1 GERAL 2.2 ESPECÍFICOS 3) REVISÃO DA LITERATURA E/OU REFERENCIAL TEÓRICO (10.
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Levantamento do Perfil Profissional do Egresso do Curso de Direito da Unisul, Campus Tubarão, no Período de 1990 a Área de conhecimento: Ciências.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Título do Trabalho: PERFIL DAS CIRURGIAS PLÁSTICAS REALIZADAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO – SC. Circe da Cunha.
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
INTRODUÇÃO O aumento nas taxas de cesariana é um fenômeno internacional. Um grande número destas operações são realizadas desnecessariamente e esta tendência.
MODELO SIMPLIFICADO DE PROJETO QUANTITATIVO
Avaliação de parasitoses intestinais em crianças de uma creche do sul do Brasil, Grande área: ciências da saúde; Área de conhecimento: Medicina. Fabiana.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Título do Trabalho: GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS PLÁSTICAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO - SC Márcia da Silva Fortunato 1, Daisson José Trevisol Acadêmico do 8º semestre do curso de Medicina – bolsista PUIC 2 - Professor do Curso de Medicina - Orientador Introdução Nas últimas décadas houve um aumento na procura por tratamentos médicos cosméticos, entre eles, a cirurgia plástica. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a média é de 629 mil cirurgias por ano, tornando o Brasil o terceiro país do mundo em número de cirurgias plásticas, atrás apenas dos EUA e do México 1, 2. Essas intervenções podem ter dois objetivos: estético ou a correção de imperfeições que tragam danos à saúde (cirurgia reparadora). O crescimento da cirurgia plástica estética deve-se em grande parte à necessidade das pessoas em adequarem sua imagem corporal aos padrões de beleza propostos pela sociedade. De acordo com a American Society For Plastic Surgeons - ASPS (2005), a cirurgia plástica estética "...é realizada para dar uma nova forma a estruturas normais do corpo com o objetivo de melhorar a aparência do paciente e sua auto-estima "². O objetivo desse estudo foi verificar o grau de satisfação de pacientes submetidos a cirurgias plásticas realizadas em dois hospitais no sul de Santa Catarina, analisando os motivos que levaram à realização das cirurgias e se os pacientes fariam uma nova cirurgia plástica após essa experiência a qual se submeteram 3. Objetivos Avaliar o grau de satisfação de pacientes submetidos a cirurgias plásticas realizadas no Hospital Socimed e no HNSC. Metodologia No período de fevereiro a agosto de 2009, em dois hospitais no sul de Santa Catarina, foi realizado um estudo epidemiológico descritivo, com delineamento transversal a respeito do grau de satisfação dos pacientes submetidos a cirurgias plásticas de simples a médio porte. Foram incluídos no estudo todos os pacientes submetidos a cirurgias plásticas durante esse período, selecionados aleatoriamente, que aceitaram participar da pesquisa mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídos todos os pacientes menores de 18 anos. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos nos prontuários médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição e Hospital Socimed. Aproximadamente 4 meses após o procedimento os pesquisadores entraram em contato com os pacientes, por telefone, para a aplicação de um questionário. As variáveis estudadas foram motivo da cirurgia, satisfação, a possível realização de novos procedimentos e os cuidados no pós-operatório. Os dados coletados foram tabulados utilizando-se o Epidata versão 3.1 e a análise estatística foi realizada no programa SPSS versão Os resultados foram apresentados descritivamente e em valores absolutos e relativos. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul (CEP/UNISUL) registrado com número III. Resultados Foram entrevistados 42 pacientes do sexo feminino submetidos a cirurgias plásticas nos referidos hospitais, para avaliar o grau de satisfação. A média de idade foi de 32,7 ± 9,7, variando entre 18 e 55 anos. As informações sociodemográficas, motivo da cirurgia e satisfação dos pacientes, serão apresentadas na tabela1. Tabela 1: Características sociodemográficas das pacientes submetidas a cirurgias plásticas. Os tipos de cirurgia mais prevalentes verificados nesse estudo serão demonstrados no gráfico2. Figura 2: Prevalência de cirurgias realizadas pelas pacientes entrevistadas. A maioria das intervenções foi de caráter estético, sendo que as queixas mais comuns que levaram as pacientes a procurar ajuda médica foram mama pequena, mama grande, abdômen grande, correção de cirurgia anterior, flacidez e gordura localizada. Quanto ao grau de satisfação, a maior parte das pacientes mostrou-se feliz com o resultado. Os motivos pelos quais a minoria relatou insatisfação foram principalmente a falta de mudança entre o antes e o depois da cirurgia, entre outros como, edema, permanência de gordura e flacidez, hematomas, calcificação na mama após cirurgia e coxas de tamanhos diferentes. Do total de pacientes avaliadas, 41 (97,6%) relataram que realizariam uma outra cirurgia plástica após essa experiência a qual se submeteram e apenas 1 (2,4%) afirmou que não faria nova cirurgia plástica. Após a alta hospitalar 41 (97,6%) pacientes fizeram uso de alguma medicação, enquanto 1 (2,4%) paciente não utilizou medicamento algum. Foram verificadas 8 classes de medicamentos, perfazendo um total de 58 prescritos. Destes, 35 (60,3%) eram analgésico, 6 (10,3%) antibiótico, 7 (12%) antiinflamatório e 5 (8,6%) pomada cicatrizante. Quando perguntadas se estariam realizando algum procedimento para melhorar o resultado da cirurgia, a maioria das entrevistadas afirmou que sim. Foram citados 60 procedimentos, sendo os mais importantes 16 (26,7%) drenagem linfática, 12 (20%) uso de sutiã pós- cirúrgico, 11 (18,3%) pomada cicatrizante, 4 (6,7%) endermologia, 3 (5%) caminhada, 3 (5%) massagem e 2 (3,3%) uso de cinta. A prevalência de 100% do sexo feminino, evidenciam a importância que as mulheres dão à aparência física e ao peso, permitindo predizer que para elas uma insatisfação corporal terá influência sobre a auto-estima e consequente busca por cirurgias cosméticas 4, 5. Dentre os tipos de cirurgias mais recorridas pelas pacientes encontram-se prótese de silicone 40,5% e lipoaspiração 19,0%. Esses dados mostram que a realidade desses dois hospitais está de acordo com a brasileira, onde pela primeira vez entre 2007 e 2008 os implantes de silicone (96 mil) ultrapassaram as lipoaspirações (91 mil), até então a preferida dos brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas 1. Conclusões Com base no exposto, esse estudo concluiu que as características relacionadas à cirurgia plástica investigadas nesses dois hospitais no sul de Santa Catarina, são semelhantes às verificadas no restante do Brasil, com o predomínio de mulheres jovens e com um bom nível socioeconômico na busca pelas intervenções. O caráter dessas cirurgias é quase na sua totalidade estético, sendo as mais realizadas: prótese de silicone e lipoaspiração. A maioria fez uso de medicação e prática de algum procedimento no pós-operatório, sendo que quase todas as pacientes mostraram-se satisfeitas com o resultado e praticamente todas realizariam uma nova cirurgia plástica. Bibliografia 1.Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Disponível em [28ago2009] 2.NETO, Paulo Poli et al. A medicalização da beleza. Interface – Comunic, Saúde, Educ. [online]. 2007, 11(23), MUNHOZ, Alexandre Mendonça et al. Qual a importância da cirurgia plástica no planejamento de incisões cirúrgicas em ginecologia. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2005, 51(2), CORDAS, Táki Athanássios. Cirurgia plástica e transtornos alimentares. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2005, 27(4), TIGGEMANN M. Body dissatisfaction and adolescent self-esteem: prospective findings. Body Image. 2005, 2: Apoio Financeiro: Unisul Característicasn(%) Total42100 Gênero Masculino -- Feminino42100 Renda Sem renda37,1 3 salários mínimos1740,5 6 salários mínimos1535,7 10 salários mínimos511,9 10 ou mais salários mínimos24,8 Grau de escolaridade Analfabeto-- 1º grau completo49,5 2º grau completo1638,1 Graduado1638,1 Pós graduado614,3 Convênio Unimed1228,6 Fusex12,4 SC Saúde12,4 Cassi12,4 Saúde Conceição12,4 Particular2661,9 Motivo Estético3685,7 Reparador37,1 Estético e Reparador37,1 Satisfeito Sim3583,3 Não716,7