Individualismo e Coletividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Individualismo Coletividade.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
Indivíduos e sociedade:
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Revisão para Avaliação I
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Sociedades Humanas por que tantas ?
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Émile Durkheim
Talcott Parsons | Teoria sistêmica
O «Estado» em Karl Marx. Segundo O’Connor, o estado é empurrado a assumir um compromisso crescente em termos de «despesas pelo capital social» (infraestruturas,
Èmile Durkheim: Fato social e Consciência Coletiva
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
A sociedade humana como objeto de estudo.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Sociedade dos indivíduos
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
PILAR Nº 03 – APRENDER A CONVIVER   ESPÍRITOS E HOMENS INTEGRAM-SE NAS REALIDADES EXISTENTES   CONVIVER COM RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E HARMONICAMENTE.
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Alguns problemas sociológicos
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL – Prof.Milton Corrêa Filho Agosto
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
2. A sociologia e a dinâmica das relações sociais: ferramentas conceituais e caminhos interpretativos 2.1 – A dimensão social da ação individual: em busca.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

Individualismo e Coletividade

“...Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo;cada homem é parte do continente, parte do todo.” John Donne Individualidade e Individualismo Recorrendo à linguagem figurada, John Donne defende que todos os homens são “parte” de um mesmo “todo”. Os seres humanos se organizam em grupos, o que pressupõe, simultaneamente, a celebração de valores comuns e a necessidade de conviver com as diferenças. Isso não significa que os homens não tenham sua individualidade. Todo ser humano tem suas crenças pessoais, seus sonhos, seus medos

suas habilidades e suas limitações suas habilidades e suas limitações. A individualidade pode ser definida assim:como o conjunto de características que distingue as pessoas, garantindo-lhes a originalidade, a unicidade, a particularidade. Acontece que, embora o homem possa ser tomado como um indivíduo , isto é, como alguém que é considerado isoladamente no grupo a que pertence, esses valores individuais não podem chegar ao extremo de desprezar a ideia de que somos seres sociais. Individualidade não pode ser confundida com individualismo.

Entendemos por individualismo a atitude de quem procura satisfação pessoal a qualquer custo, vivendo exclusivamente para si; trata-se de um comportamento “egoísta” que nega todas as formas de solidariedade. Dessa forma, o individualismo é incompatível com a ideia de que o homem é um ser social.

Sociedade e Sociologia O homem, apesar de ter sua individualidade, vive em sociedade. A sociedade é um agrupamento de pessoas que formam uma coletividade, uma comunidade, ou seja, é um conjunto de indivíduos que vivem num determinado lugar, que seguem as mesmas normas e têm valores semelhantes. Marx, Weber e Durkheim Três pensadores podem ser considerados os pais da Sociologia: Karl Marx (1818-1883), Max Weber (1864-1920) e Émile Durkheim (1858-1917).

Eles deram dimensão científica à disciplina e, de modo mais sistemático, começaram a estudar as formas de organização e as regras de funcionamento das sociedades humanas, procurando determinar as normas que regem as relações sociais o que implicou a análise das instituições e dos comportamentos sociais, bem como da ideologia, da cultura e das relações de trabalho que se construíram no mundo capitalista.