I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Comissão Municipal de Elaboração
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
Que EJA temos e queremos?
Prática de Ensino: Educação Básica
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Profa. Dra. Rosilene Lagares
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DO FUNDEF AO FUNDEB O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi substituído pelo Fundo de.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Professor da Educação Básica Heleno Araújo Filho
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
Fundeb e o desenvolvimento dos sistemas de ensino Dos aspectos positivos: política mais eqüânime de valorização de professores - PSPN mecanismo regular.
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
O financiamento da educação e o Regime de Colaboração
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
III Conferência Municipal de Educação de Vitória Desafios e Possibilidades na Construção do Plano Municipal de Educação.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Perspectivas para a Carreira Docente Condições de Trabalho Docente.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
Na conquista dos direitos de aprendizagem
O financiamento da educação
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CAQI CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL METODOLOGIA E DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO PROFESSOR DOUTOR LUIZ ARAUJO - UNB REPRESENTANTE DA FINEDUCA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Financiamento de uma educação de qualidade em uma federação em desequilíbrio José Marcelino de Rezende Pinto USP-Ribeirão Preto FINEDUCA Senado Federal.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
XXIV Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Educação Porto Alegre, 03 e 04 de abril de 2013.
Financiamento da Educação e Regime de Colaboração: um ano de PNE José Marcelino de Rezende Pinto USP Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca da organiza ç ão e regula ç ão. Prof ª Dr ª Claudia Panizzolo UNIFESP

1) Desafios postos pela CONAE e pelo PNE para uma definição acerca do Sistema Nacional de Educação O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: “É a unidade dos vários aspectos ou serviços educacionais mobilizados por determinado país, intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente que opera eficazmente no processo de educação da população de referido país” (Saviani, 2010, p. 381)  unidade da variedade e não unidade da identidade  um todo articulado e integrado, sem perder a própria identidade  a forma própria de responder ao regime federativo= SNE  a questão da autonomia  como garantir a adesão ao sistema nacional? Participação efetiva na sua construção I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes- 2013

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: É preciso haver a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos. - movimento dialético de ação- reflexão-ação X burocratismo - As diferentes racionalidades do PNE: um pouco de História: a) Manifesto dos Pioneiros da Educação: diagnóstico, enuncia as diretrizes e formula um “Plano de Reconstrução Nacional” b) Constituição Brasileira- artigo 150 “fixar o plano nacional de Educação” c) 1937/ Estado Novo- I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes- 2013

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: d) 1946/1964 – contradição que é própria deste período: planejamento para o país X iniciativa privada e) LDB Plano Nacional de Educação- 9% dos recursos federais para educação em iguais parcelas para o Fundo Nacional do ensino primário, Fundo Nacional do ensino médio, Fundo Nacional do ensino superior. f) LDB Plano Nacional de Desenvolvimento- caráter tecnocrata g) Nova Repúbica- “descentralização” imposta e mantida por mecanismos centralizados h) Anos MEC- FHC- redução de custos, pouco investimento. I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes- 2013

A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO- CONAE : Espaço de interlocução entre sociedade civil e governo para a formulação do PNE. AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: Discutem o PNE e subsidiam a CONAE, espaço de ação- reflexão-ação. I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte:

2) CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2014 a) De onde partimos: Conferência Nacional de Educação 2010 = - Apontou as limitações do PNE Propôs um conjunto de Diretrizes de políticas para o próximo decênio I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte:

2) CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2014 b) O que foi criado: Plano Nacional de Educação – Plano Nacional de Educação- PNE apresenta 20 metas e estratégias referentes: Etapas e modalidades, educação integral, educação profissional, alfabetização de crianças, jovens e adultos- Metas1,2,3,5,6,9,10,11 e 12; Valorização dos profissionais da Educação: sala, carreira, formação- Metas 13, 14, 15, 16,17 e 18 Gestão Democrática- Meta 19 Avaliação- Meta 7 Financiamento- Meta 20 I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes- 2013

2) CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2014 c) Próximos passos: Documento referência para a Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014 Eixo 1- O Plano Nacional de educação e o Sistema Nacional de educação- organização e regulação I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte:

I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte: Documento referência CONAE 2014

3) Algumas questões para debate à luz do Eixo 1- O Plano Nacional de educação e o Sistema Nacional de educação- organização e regulação a) Regime de colaboração: Regime de colaboração= CF art. 211 “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino” Como garantir condições de igualdade de atendimento a todos os cidadãos em um país cuja estrutura federativa permite que alguns estados gastem por aluno o dobro que outros? Reforma tributária que permitisse a transferência de recursos dos estados e municípios mais ricos para os mais pobres= inviabilidade política Políticas de redução de desigualdade: complementação do FUNDEB (10% do Fundo) I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes- 2013

3) Algumas questões para debate à luz do Eixo 1- O Plano Nacional de educação e o Sistema Nacional de educação- organização e regulação A) Regime de colaboração: I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte:

B) qualidade como princípio para a organização e regulação da educação básica e superior Padrões de qualidade: a) Condições mínimas de funcionamento - Custo-Aluno qualidade inicial (CAQi) I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte:

b) Resultados obtidos: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte: Plano Municipal de Educação PMMC

c) Os processos de educação: educar para a paz, tolerância, democracia, participação etc I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte: google images

Considerações Finais: “Nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar” (B. Brecht) I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte: google images

Profª Drª Claudia Panizzolo I Conferência Municipal de Educa ç ão de Mogi das Cruzes Fonte: