Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.

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ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
Transcrição da apresentação:

Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas para ajudar você a entender uma pesquisa qualitativa CRITICAL APPRAISAL SKILLS PROGRAMME Making sense of evidence about clinical effectiveness Esse material foi desenvolvidos pelo Critical Appraisal Skills Programme (CASP - CEBM – Oxford) e agrademos a permissão para usá-lo Simone G. Diniz - HSM/FSP - Aula na Disciplina de Escrita Científica 13/10/09

10 perguntas para ajudar a pesquisa qualitativa a fazer o sentido para você Essas perguntas consideram o seguinte: Os resultados da pesquisa são válidos? Quais são os resultados? Os resultados são úteis no meu contexto?

Objetivos 1. Houve uma definição clara dos objetivos da pesquisa? Considere: Qual foi o objetivo da pesquisa? Por que é importante (sua relevância)?

Métodos 2. Uma metodologia qualitativa é adequada a esta pesquisa? Considere: Se a pesquisa visa interpretar ou iluminam as ações e / ou experiências subjetivas dos participantes da pesquisa

Desenho 3. O desenho (metodologia) da pesquisa adequada aos objetivos? Considere: Se os pesquisadores justificam adequadamente desenho (metodologia) de pesquisa - por exemplo, eles têm discutem como decidiram o método a utilizar?

Participantes 4. A estratégia de recrutamento foi adequada aos objetivos da pesquisa? Considere: Se o pesquisador explicou como os participantes foram selecionados Se o pesquisador explicou por que motivo os participantes selecionados foram os mais adequados para fornecer acesso ao tipo de conhecimento pretendido pelo estudo Se não há nenhuma discussão em torno de recrutamento (por exemplo, se e porque algumas pessoas optaram por não participar)

Coleta de dados 5. Os dados foram coletados de forma a abordar devidamente a questão de pesquisa? Considere: Se o contexto / campo para a coleta de dados foi justificada Se está claro como os dados foram coletados (por exemplo, grupo focal, entrevista semi- estruturada, observação etc) Se o pesquisador justificou os métodos escolhidos

Coleta de dados (cont.) Se o investigador descreveu devidamente os recursos metodológicos (por exemplo para o método de entrevista, há uma indicação de como foram realizadas entrevistas, ou fizeram uso de um roteiro)? Se os métodos foram modificados durante o estudo. Em caso afirmativo, o pesquisador explicou como e por quê? Se o formato de dados é clara (por exemplo, gravações, material de vídeo, notas, etc) Se o pesquisador debateu a saturação dos dados

Relação entre o pesquisador e os participantes 6. A relação entre o pesquisador e os participantes foi devidamente considerada? Considere: Se o pesquisador analisou criticamente o seu próprio papel, o viés potencial e influência durante: Formulação das perguntas da pesquisa A coleta de dados (incluindo o recrutamento da amostra e escolha de local trabalho de campo) Como a pesquisadora responderam aos eventos não- previstos durante o estudo, e se considerou as implicações de quaisquer mudanças no projeto de pesquisa

Aspectos éticos 7. As questões éticas foram consideradas adequadamente? Se há detalhes suficientes de como a pesquisa foi explicado aos participantes, para o leitor avaliar se os padrões éticos foram mantidos Se o pesquisador debateu questões levantadas pelo estudo (por exemplo, as questões em torno consentimento informado ou a confidencialidade ou a forma como eles lidam com os efeitos do estudo sobre os participantes, durante e depois do estudo) Se foi solicitada e obtida a aprovação pelo comitê de ética

Análise 8. A análise de dados foi suficientemente rigorosa? Considere: Se há uma descrição detalhada do processo de análise Se a análise temática foi usado: é clara a forma como as categorias / temas foram obtidos a partir dos dados? Se o pesquisador explica como os dados apresentados foram selecionados a partir da amostra original para demonstrar o processo de análise

Análise (cont.) Se o pesquisador explica como os dados apresentados foram selecionados a partir da amostra original para demonstrar o processo de análise Se os dados apresentados são suficientes para apoiar as constatações Até que ponto os dados contraditórios são tomados em conta? Se o pesquisador analisou criticamente o seu próprio papel, o viés potencial e sua influência durante a análise e seleção dos dados para apresentação

Resultados 9. Há uma apresentação clara dos resultados? Considere: Se os resultados são explícitos Se há discussão adequada das evidências a favor e contra argumentos do investigador Se o pesquisador debateu a credibilidade de seus resultados (por exemplo, a triangulação, a validação do inquirido, mais de um analista) Se os resultados são discutidos em relação à questão original de pesquisa

Relevância da pesquisa 10. Quanto esta pesquisa é importante? Considere: Se o pesquisador discute a contribuição que o estudo faz ao conhecimento existente, ou se analisa suas conclusões em relação às práticas ou políticas correntes, ou aos resultados de pesquisas relevantes na literatura sobre o tema? Se eles identificam novas áreas onde a pesquisa é necessária Se os pesquisadores discutem se e como os resultados podem ser transferidos para outras populações, ou consideram outras maneiras de utilizar seus resultados de pesquisa