Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apartheid: a legitimação da segregação racial
Advertisements

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
Cabanagem – 1835 – 1840 (PARÁ) CAUSAS ISOLAMENTO DA PROVÍNCIA DISCORDÂNCIA COM O GOVERNO DE D. PEDRO I OBJETIVOS INDEPENDÊNCIA.
Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
As Rebeliões Regenciais
Primeiro reinado 1822: D. Pedro realiza a independência do Brasil em 7 de setembro de D. Pedro passa de príncipe regente a imperador e seu período.
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Malês Andressa Pontes Ribeiro Nº4 Felipe Diniz Nº7
AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
páscoa, foi sacrificado
O Sol da Liberdade Integrantes: João Paulo Alexandre Wellingson Pedro Rafael Antônio Gabriel.
Profª. Lilian Larroca. Mas muitas capitanias fracassaram… O Brasil ficava muito longe de Portugal Não havia pessoas para o cultivo da terra Os índios.
REVOLTAS COLONIAIS – SÉCULOS XVII E XVIII
Rebeliões nas províncias fatores gerais
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Ressurgimento Urbano. Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas.
BRASIL PERÍODO COLONIAL
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade
NIGÉRIA (Oeste da África) O norte é predominantemente muçulmano. Cristianismo é majoritário no oeste e é praticado no sudeste junto a islamismo e cultos.
Tráfico negreiro e escravidão
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
África no Brasil Povos Africanos.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
O Geledés Fundada em 30 de abril de 1988; organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de negras e negros em razão das desvantagens e discriminações.
TERCEIRO ANO C.
Click here to download this powerpoint template : Green Serpentine Background Free Powerpoint TemplateGreen Serpentine Background Free Powerpoint Template.
CONFLITOS NA ÁSIA E.E. BRAZ SINIGÁGLIA ALUNO: FLÁVIO DE MELO MENDES PROFª: MARIA DE LOURDES SÉRIE: 9ºB TURNO: VESPERTINO.
Reis Magos e tradições de Natal…
Frases de Josué de Castro
História do Brasil – 5º ano
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
Redol tem a sua origem nos espaços rurais (infância marcada pela pobreza, já que seu pai era um comerciante de pequeno porte). Em função disso, começou.
Salazar e o Estado Novo. COMO SALAZAR SE TORNOU CHEFE DO GOVERNO Óscar Carmona foi eleito presidente da República e convi- dou Salazar para mi-
Período Regencial  Menoridade de D.Pedro II  Junho de 1831/1834– Assume o poder a Regência Trina que deveria governar até a maioridade. 
Antiguidade Oriental: Persas, Fenícios e Hebreus Prof. Alan.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
Farroupilha Roberto filho.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
QUILOMBOS e QUILOMBOLA
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. O Estado Islâmico Nome Oficial  Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e.
Terra entre rios..
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
A guerra Civil da Síria.
O OURO NO BRASIL.
Rolihlahla Madiba Mandela Aos sete anos, Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson".
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
“ uma peregrinação de cunho militar decidida pelo papa (Urbano II) que concede a seus participantes privilégios temporais e espirituais e lhes determina.
O SISTEMA COLONIAL Aristocracia Rural Rei Matéria Prima ; Ouro e Prata Exclusivismo Colonial $ Colônia Metrópole Monopólio $ Produtos Manufaturados ;
Divisão da terra e colonização Linha de tempo. BRASIL HOJE Aqui no Paraná, os Jesuítas (iniciaram a catequização dos índios).Com a chegada do bandeirante,
AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL PROFESSORA NATANIA A S NOGUEIRA
A crise do antigo sistema colonial (pp. 151 – 154) Prof. Rodrigo Calsani.
O Brasil no Final do Séc. XVIII
A FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO ( ) AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL
Transcrição da apresentação:

Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia

Revolta dos males

A chamada Revolta dos Malês 25 a 27 de Janeiro de 1835 na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia, no Brasil.2527 de Janeiro1835Salvador Província da BahiaBrasil

O soldado Tobias se tornou herói em Pirajá, na lutas pela independência do Brasil em terras da Bahia, conseguindo assim a sua alforria.

A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27Bahia de janeiro de Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos e carpinteiros). Apesar de livres, sofriam muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo. Em função destas condições, encontravam muitas dificuldades para ascender socialmente. islamismo

Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

De acordo com o plano, os revoltosos sairiam do bairro de Vitória (Salvador) e se reuniriam com outros malês vindos de outras regiões da cidade. Invadiriam os engenhos de açúcar e libertariam os escravos. Arrecadaram dinheiro e compraram armas para os combates. O plano do movimento foi todo escrito em árabe.

Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, os soldados cercaram os revoltosos na região da Água dos Meninos. Violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados a pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África)África

Curiosidade: - O termo “malê” é de origem africana (ioruba) e significa “o muçulmano”.