Avaliação da atividade larvicida de soluções contendo óleo de Copaifera sp e uma fração rica em terpenóides de Melia azedarach. Farmácia. Ana Cláudia de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Thiago N. Pereira , Josiane S. Prophiro
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Agradecimentos: Ao Laboratório de Entomologia Médica, Curso de Medicina e Curso de Ciências Biológicas, Universidade do Sul de Santa Catarina, pela realização.
Apoio Financeiro: Unisul Introdução O etanol é um dos principais solventes utilizados para obtenção de extratos vegetais, o elevado teor deste em uma formulação.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Programa de Pós Graduação - FCS Dourados – MS Ciências da Saúde DISCIPLINAS -Alvos moleculares em doenças crônicas e infecto- parasitárias -Bioestatística.
DESENVOLVIMENTO DE NANOCÁPSULAS DE ÓLEO DE COPAÍBA PARA COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE, FARMÁCIA. Edna da Silva Vieira*, Luiz Alberto Kanis**, Josiane Somariva.
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
Ana Paula Lopes Inacio 1, Beatriz Farias Costa de Brito 1, Gabriella Lucena 1, Solange Barbosa da Silva Costa 2, Felipe Almeida da Silva 3 1 Alunos do.
ÓLEOS DE Capara guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNEAUS) (LEGUMINOSAE) SOBRE ADULTOS DE Aedes aegypti (LINNEAUS, 1762) E (DIPTERA: CULICIDAE).
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
Equilíbrio Heterogéneo Aulas 6  Equilíbrio Heterogéneo:  Produto de Solubilidade  Efeito do ião comum, pH e iões complexos  Titulações de precipitação.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Importância económica dos terpenóides Hemiterpenos Esta classe está pouco representada pelo que a sua importância económica é reduzida. No entanto podem-se.
Implementação de análises microbiológicas para avaliação de inocuidade em produtos alimentícios regional. Engenharia Química Cláudia Destro dos Santos.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
ESTUDO DO EFEITO DO ÓLEO DE Carapa guianensis E DE EXTRATO ETANÓLICO DE FRUTOS DE Melia azedarach EM OVOS DE Aedes aegypti Ciências Biológicas / Ciências.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
TÍTULO (Fonte Arial 32, negrito, maiúscula, com alinhamento centralizado) INTRODUÇÃO Apresentar o problema científico a ser solucionado e sua importância.
COOKIES DE CHOCOLATES ENRIQUECIDOS COM FARINHA DA CASCA DE LARANJA XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 19 a 22 de Outubro de Florianópolis/SC.
DESENVOLVIMENTO DE FILMES DE LIBERAÇÃO CONTROLADA CONTENDO ÓLEO DA Copaifera sp. PARA O COMBATE ÀS LARVAS DO MOSQUITO Aedes aegypti. Farmácia. Mariane.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA OVIPOSTURA DA GERAÇÃO PARENTAL E DA 1ª GERAÇÃO DO MOSQUITO Aedes aegypti CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CIÊNCIAS DA SAÚDE ALVES, Morgana.
CONSUMO DE ÁLCOOL EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. MARIA,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,
PERFIL ACADÊMICO DOS ALUNOS DO IF-USP* Fernando Augusto Silva, Maria Regina D. Kawamura Instituto de Física da Universidade de São Paulo Panorama Geral.
Clique para editar os estilos do texto mestre Clique para editar os estilos do texto mstre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nívelz Cianotoxinas.
Ana Filipa Neto Catarina Pereira Sara Cabral Professor Doutor Nuno Lapa Engenheiro Rui Barbosa.
Introdução O principal mosquito transmissor do vírus da dengue no Brasil é o Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), e a dificuldade de um controle específico.
PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DE ÓLEOS DE Carapa guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNAEUS) (LEGUMINOSAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO PARA Aedes.
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nesse estudo realizado observa-se que a iontoforese constitui uma alternativa para potencializar e otimizar os resultados.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPÊUTICA, GUIADA PELA ESCADA ANALGÉSICA DA OMS, SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DOR ONCOLÓGICA Autores: MESTIERI,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Sistema para agendamento e controle de pacientes para a Clínica Escola de Fisioterapia (CEF) da Unisul Ciências Exatas e da Terra Johannes S Silveira Ferreira.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASL (CD95L) por mediadores lipídicos em linfócitos- FASE I Aluna: Giulia Maria Ramella.
USO DE DIPTERA COMO BIOINDICADORA EM ESTUDOS ECOTOXICOLÓGICOS COM NANOPARTÍCULAS Ana Lucia MARIGO¹*, Mariana Silveira G. M. SILVA 1, Claudio Martin JONSSON.
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
PROTOCOLOS INICIAIS PARA MICROPROPAGAÇÃO DE MANJERICÃO (Ocimum basilicum L.) Benedet, B.M.¹ ; De Pieri, C. M.¹ ; PLÁ, G. P.² 1 Acadêmica do curso de Agronomia.
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
A.A. Mancio 1, S. A. P. Mota 2 e N. T. Machado 3, M. E. Araújo 3, D. E. L. Lhamas 2, D. H. S. Abreu 3, R. M. Oliveira 3 1 Universidade Federal do Pará,
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
DISTRIBUIÇÃO DA ENTOMOFAUNA DE SOLO EM DIFERENTES SUBSTRATOS NO CAMPUS UNISUL – TUBARÃO - S.C. Ecologia de insetos Joice Martins de Freitas, Ana Lucia.
Desenvolvimento de formualções cosméticas antioxidantes contendo nanocápsulas de ácido lipoico. Ciências Médicas e da Saúde. Irene Clemes Kulkamp* e Sílvia.
Ciências Biológicas – Campus Tubarão RESULTADOS E DISCUSSÃO
CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA DOS TUBÉRCULOS DA PLANTA INHAME (Dioscorea sp.) Alex Rodrigues de Araújo; Gabriel França da Silva; Pedro Lucas Nogueira Oliveira;
Transcrição da apresentação:

Avaliação da atividade larvicida de soluções contendo óleo de Copaifera sp e uma fração rica em terpenóides de Melia azedarach. Farmácia. Ana Cláudia de Medeiros 1, Luiz Alberto Kanis 1. 1 Grupo de Pesquisa em Tecnologia Farmacêutica - UNISUL Campus Tubarão. PUIC INTRODUÇÃO Dentre os métodos alternativos ao uso de inseticidas químicos, incluem- se os extratos botânicos, principalmente os que pertencem à Família Meliaceae, estes contém limonóides, um terpenóide com comprovada ação inseticida 1. Estudos com limonóides relacionando estrutura/atividade demonstraram que limonóides com anel C-seco são os mais ativos contra os insetos, como exemplo podemos citar a azadiractina, Figura 1 2. Árvores da espécie Copaifera sp em alguns estudos tem demonstrado atividade larvicida que foram descritos por Silva et al. (2004) para populações silvestres de Aedes albopictus (Skuse, 1894), Silva et al. (2006) e Mendonça et al. (2005) para populações de laboratório de A. aegypti. Baseado nestes resultados este trabalho buscou avaliar atividade sinérgica de extratos de Mélia azedarach ricos em terpenóides e Copaifera sp, com o intuito de se obter um produto com alta atividade larvicida contra Aedes aegypti. Figura 1: Estrutura química da azadiractina. Figura 2: Óleo de copaiba. METODOLOGIA Obtenção da fração rica em terpenóides (FRT) Extrato bruto etanólico dissolvido em metanol/água 95/5 (%) Éter de petróleo Recuperação da fração metanólica Evaporação do solvente Fração solubilizada em acetato de etila água FRT BIOENSAIOS: RESULTADOS E DISCUSSÃO As soluções contendo os óleos de Melia azedarach e Copaifera sp, demonstraram atividade larvicida, em intervalo de concentrações dose- resposta, sobre as larvas de A. aegypti, conforme gráfico 1. Gráfico 1: Comparativo entre a mortalidade das larvas de Aedes aegypt, em relação com a concentração das respectivas misturas óleo de Copaifera sp / FRT1 0/100, 30/70 e 50/50. SoluçõesCL 50 (%)CL 90 (%) Fração rica em terpenóides FRT 70% / Copaiba 30%0,0140,088 FRT 50% / Copaiba 50%0, Tabela 1: Tabela demonstrativa dos resultados de concentrações letais das diferentes soluções, copaíba / frações ricas em terpenóides, calculadas com auxilio do programa StatPlus 2008 ®. Agradecimentos: Ao Laboratório de Entomologia Médica, Curso de Medicina e Curso de Ciências Biológicas, Universidade do Sul de Santa Catarina, pela realização dos bioensaios; sem os quais este estudo não seria possivel, agradeço a pesquisadora Msc.: Josiane Somariva Prophiro. Apoio Finaceiro: CNPq/UNISUL. CONCLUSÕES Os resultados demonstraram que a fração rica em terpenóides apresentou elevada atividade larvicida, e que o sinergismo óleo bruto de Copaifera sp / FRT de Melia azedarach não foi observado nos resultados da pesquisa. Apesar disso, a solução é capaz de manter níveis de mortalidade altos (próximos de 70%), podendo com isso indicar uma solução potencialmente eficaz na utilização como larvicida. REFERÊNCIAS 1. SOUZA, Antonio Pancrácio de; VENDRAMIM, José Djair. Atividade ovicida de extratos aquosos de meliáceas sobre a mosca branca Bemisia tabaci (Gennadius) biótipo B em tomateiro. Sci. agric., Piracicaba, v. 57, n. 3, SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira et al. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Ed. da UFSC, Ed. da UFRGS, p. 912, Apesar de uma redução na concentração da FRT, não ocorreu uma diminuição proporcional da mortalidade, o que indica que o aumento da concentração de Copaíba foi suficiente para que a atividade larvicida dela mantivesse os níveis de letalidade próximos da solução FRT 70%. A susceptibilidade larval foi determinada sob a temperatura de 25ºC. Para cada bioensaio utilizaram-se 25 larvas. A mortalidade foi verificada após 24 horas de exposição aos óleos. Larvas moribundas, incapazes de atingir a superfície da água quando tocadas, foram consideradas como mortas