CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
São a “última milha” que o produto percorre antes de chegar às mãos do consumidorSão a “última milha” que o produto percorre antes de chegar às mãos do consumidor
Tipos de demandaTipos de demanda –Demanda Inelástica –Demanda Elástica
Demandas ContínuasDemandas Contínuas Produtos SubstitutosProdutos Substitutos Pouca sensibilidade para mudanças de preçosPouca sensibilidade para mudanças de preços
Tipos de produtosTipos de produtos –Commodities –Vício –Produtos de marca
Demandas DescontínuasDemandas Descontínuas Produtos personalizadosProdutos personalizados Conhecimento do mercado para analisar possíveis padrões de consumoConhecimento do mercado para analisar possíveis padrões de consumo
Tipos de produtosTipos de produtos –Produtos tecnológicos –Inovadores –Demanda temporal e volátil
O que o cliente virtual quer?O que o cliente virtual quer? Mais personalização dos produtos e serviçosMais personalização dos produtos e serviços
Entregas postergadas: possibilita venda de produtos customizadosEntregas postergadas: possibilita venda de produtos customizados Produtos customizados: adequado às necessidades dos clientes atuaisProdutos customizados: adequado às necessidades dos clientes atuais
Geladeiras – Brastemp YouGeladeiras – Brastemp You Tênis, roupas acessórios – NikeTênis, roupas acessórios – Nike Carros – GMCarros – GM Computadores – DellComputadores – Dell
Manufaturas criando novo canal de distribuiçãoManufaturas criando novo canal de distribuição Internet permitindo a manufatura se aproximar do cliente finalInternet permitindo a manufatura se aproximar do cliente final
Manufaturas obtendo informações direta dos clientesManufaturas obtendo informações direta dos clientes Análise dos padrões de consumos de clientes – percepção de tendênciasAnálise dos padrões de consumos de clientes – percepção de tendências
Complexidade na distribuição - LogísticaComplexidade na distribuição - Logística Concorrência com canais tradicionais – tradicionais clientesConcorrência com canais tradicionais – tradicionais clientes
A manufatura concorre com os diversos canais de vendas e relacionamento existentesA manufatura concorre com os diversos canais de vendas e relacionamento existentes Os modelos de negócios se baseiam no canal escolhidoOs modelos de negócios se baseiam no canal escolhido
PDV (Ponto de Venda)PDV (Ponto de Venda) Call CenterCall Center Mala DiretaMala Direta WebWeb
Modelos de negócios com:Modelos de negócios com: –Dois canais –Três canais