De Tramas e Fios Um ensaio sobre música e educação Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.

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Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
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RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
Humanismo Período literário.
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Transcrição da apresentação:

De Tramas e Fios Um ensaio sobre música e educação Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

Estética da Renascença Prenúncios do Barroco Educação Musical na Renascença Idade Moderna

Estéticas da Renascença Humanismo Proporção Pitágoras e Boécio > Fisicamente definido e matematicamente documentado;

Música: simultaneidade de vozes (verticalidade) Artes Plásticas: perspectiva Rafael Sanzio 1511

Música Simultaneidade das vozes (Verticalidade) Ramos de Pareja – teórico; Dufay – música coral; Música da Antiguidade Clássica.

Prenúncios do Barroco Convivem diversos estilos; Estruturas cordais; Flamengos > Italianos (Cortes e Capelas) Hierarquização de vozes; Madrigal aproxima-se do teatro; Orazio Vechi – L’Amphiparnaso; Luca Marenzio.

Educação Musical na Renascença Século XV – criança carece de cuidados especiais; Crianças: responsabilidade da família/religião/Estado; XV ao XVII – ensino > colégios > jesuítas;

Educação Musical na Renascença Século XVI – escolas de formação básica em música; Conservatórios: orfanatos (Veneza e Nápoles); Formação de músicos para as igrejas; Culto luterano: coral homofônico (educação musical não intencional); Transmissão formal do conhecimento.

Idade Moderna XVII – Pensamento cartesiano; Ordem, método e reflexão; Teocentrismo > Antropocentrismo

Idade Moderna (Música) Melodia acompanhada, melodrama, música instrumental (teclados); Pensamento cartesiano x Artes; Música forma inferior de sentimento; POESIA (RAZÃO) – música (sentidos) – os dois juntos = incoerência;

XVIII: valorização do poder de imitação da música: Teoria dos Afetos e Doutrina das Figuras.

Referências FONTERRADA, M. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª edição. São Paulo: Editora UNESP, p. AQUINO, F. História da Igreja: o renascimento. Disponível em: Acesso em: 12 de março de