Tópicos em Arquitetura Contemporânea – Vanguardas anos 1960/1970 e Deconstrutivismo FAU MACKENZIE História da Arquitetura IV – 1.o semestre 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
.: POP ARTE Surge na Inglaterra no fim da década de 50
Advertisements

Biografia Produção Arquitetural Ideologia Tendências
Pop Art.
A Pop Art, abreviatura de Popular Arté um movimento artístico surgido na década de 50 na Inglaterra mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
MUNDO ANTIGO E IDADE MÉDIA.  As artes eram consideradas artesanato utilitários, de finalidade, juntamente com outros tipos de artesanatos, como a fabricação.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
ESTÉTICA, MEMÓRIA E IDEOLOGIA FOTOGRÁFICA Profª Maura Bezerra.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Trajectória (Elaborado por Prof. Jorge Barata) -É a linha definida pelas sucessivas posições ocupadas por uma partícula no decorrer do tempo, num determinado.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
Sociologia das Organizações CCT/Udesc Prof.ª Kênia Gaedtke.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
Comportamento Respondente
Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita Profa. Eliana Tadeu Terci.
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL – Prof.Milton Corrêa Filho Agosto
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Projeto: Vanguardas Europeias
Aula III – MAK0132 Modernismo, Bidimensionalidade, Vanguarda.
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Tópicos em Arquitetura Contemporânea – Rem Koolhaas FAU MACKENZIE História da Arquitetura IV – 1.o semestre
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
Indicadores de Saúde Conceito
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Simulado – Políticas Públicas Luciléia Colombo. O papel da burocracia na formulação das políticas públicas, conforme modelos de análise contemporâneos,
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
FAU MACKENZIE História da Arquitetura IV – 1.o semestre 2017
FAU MACKENZIE História da Arquitetura IV – 2.o semestre 2016
FAU MACKENZIE História da Arquitetura IV – 2.o semestre 2017
FAU MACKENZIE Estudio Teoria e História da Arquitetura III
Transcrição da apresentação:

Tópicos em Arquitetura Contemporânea – Vanguardas anos 1960/1970 e Deconstrutivismo FAU MACKENZIE História da Arquitetura IV – 1.o semestre 2016

reação ao moderno anos 60 e 70 Dando continuidade às contradições internas do movimento moderno, segundo Portoghesi “o pós-moderno é mais evolucionista que revolucionário” (2002, p.61) ALDO ROSSI “a forma da cidade é sempre a forma de um tempo da cidade” (1982, p.104) VENTURI “menos é chato” em defesa da complexidade. Não rejeita o desejo de simplicidade mas a pobreza de significado. KAHN inversão da relação entre forma e função: a forma é trabalhada de forma a ‘evocar’ a função através de uma deformação.

POP ART E.U.A. Richard Hamilton, “O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?” Andy Warhol, “Díptico de Marilyn” Ant Farm, “Media Burn”

ARCHIGRAM Inglaterra Plug –in City, Walking City, 1964 Instant City,

CONSTANT, Holanda New Babylon,

MOVIMENTO RADICAL DE FLORENÇA SUPERSTUDIO – Continuous Monument, arquitetura sem cidade, 1969

MOVIMENTO RADICAL DE FLORENÇA ARCHIZOOM – No-Stop City, cidade sem arquitetura, 1969

KOOLHAAS, “EXODUS, ou Os Prisioneiros Voluntários da Arquitetura”, 1972

NOVA YORK DELIRANTE (1978) Livro resultado da pesquisa de Rem Koolhaas sobre Nova York investigando ‘a outra metade do modernismo’, consequência de um estilo de vida, do contexto econômico cultural. Congestão – estado de animação perpétuo da metrópole conseguido através da desconexão total entre envelope (forma) e conteúdo (função). 1972

anos 80 PETER EISENMAN Propõe uma verdadeira ruptura com o humanismo: que a arquitetura pare de simbolizar a função através da criação de narrativas. A forma que antes era a representação de um significado específico, e por isso uma forma acabada, agora expressa a construção de um significado e adquire um ar ‘inacabado’.

1988 MoMA NY Curadores: Philip Johnson e Mark Wigley

“ A função não segue a forma, a forma não segue a função, ou a ficção. Entretanto, forma e função certamente interagem, mesmo se somente para produzir um efeito de choque.” (TSCHUMI, 1991) CONCURSO PARA O PARC DE LA VILLETTE, 1982 BERNARD TSCHUMI e a Teoria do Evento Tschumi coloca o evento como objetivo da arquitetura, apresentando-o como uma justaposição de espaços, pessoas, programas, formas, movimentos, expectativas, materiais, na busca por uma intertextualidade gerada pelo espaço e tempo simultâneos desta pluralidade, na busca pela essência perdida da arquitetura por preocupações essencialmente formais ou funcionais. Em sua proposta há uma ausência completa de hierarquia entre os elementos a serem superimpostos. Expressando conceitos, cada camada se torna um sistema arquitetônico: os pontos (folies), as linhas (eixos e galerias) e as superfícies (pisos, canteiros, jardins...) Qualquer atividade pode ser atribuída a qualquer forma.

CONCURSO PARA O PARC DE LA VILLETTE, 1982 BERNARD TSCHUMI e a Teoria do Evento

“Esquema formal que suporta programas variáveis”. A flexibilidade é alcançada através da mínima presença arquitetônica:“A qualidade essencial da informação é sua independência da forma, do invólucro, da arquitetura. Ela não é presa à massa nem influenciada pela gravidade; ela é livre." CONCURSO PARA O PARC DE LA VILLETTE, 1982 Rem Koolhaas e a Teoria da Congestão