CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conservação pelo Calor
Advertisements

Processamento de frutas e hortaliças pelo calor – pasteurização e esterilização Processamento de Alimentos de Origem Vegetal 2º modulo.
Processamento de Alimentos de Origem Vegetal Profa. Sandra R. B. Silva
Tecnologia dos Produtos de Origem Vegetal
CONSERVAÇÃO DE CARNES ATRAVÉS DA RADIAÇÃO GAMA
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
Principais métodos de conservação dos alimentos
CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO MICROBIANO EM ALIMENTOS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Marysa Carvalho Franco CURSO DE NUTRIÇÃO
Conservação, melhoramento e produção de novos alimentos
Conservação de Alimentos
Maria Isabel Dantas de Siqueira
Filtração Resfriamento Termização Pasteurização Esterilização
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO USO DO CALOR
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.

ESTERILIZAÇÃO Como regra, uma fermentação é conduzida com uma cultura pura de uma linhagem altamente produtora num meio nutriente adequado. Portanto,
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO. Escurecimento oriundo de reações catalisadas por enzimas genericamente conhecidas como polifenoloxidases (PPOs). As enzimas.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Química Geral Química Geral Introdução: Matéria e Medida Prof. Armando Rodrigues.
REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO DE LIPÍDIOS
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Processos de pasteurização e esterilização do leite
A Atmosfera e a Radiação Solar
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
ENZIMAS: CATALASE, PEROXIDASE
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
PETRÓLEO Prof. Msc. Arthur M.A. 1.
Microbiologia Aplicada BIO 3007 CONTROLE DE MICRORGANISMOS.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO
Alimentação , Ambiente e Sustentabilidade
ASBRAV – Escritório Regional SC Conservação de Alimentos Eng. José Augusto Castro Chagas São José / SC 2001.
Quimica 11º.
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CONTROLE DA UMIDADE
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível I JI e 1º ciclo.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Água.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
Hidráulica.
Higiene do Leite.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
 Uso em Alimentos. “Aditivo alimentar é toda e qualquer substância ou mistura de substâncias adicionadas intencionalmente aos alimentos sem o propósito.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
 Exerce ação direta sobre os m.o.  Retarda a ação das enzimas  Conserva, prolongando vida de prateleira. Processo caro: “cadeia do frio” Manutenção.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
ESTERILIZAÇÃO Preparo de meio Esterilização de meio.
Transcrição da apresentação:

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR I. COCÇÃO (COZIMENTO) Melhorar a palatabilidade, cor, sabor e propriedades nutricionais dos alimentos. Reduzir a atividade microbiológica, enzimática e reações químicas e fisiológicas. Modificar estruturas, reduzindo ou dilatando volume, destruindo células, etc. Função INTERMEDIÁRIA

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR II. BRANQUEAMENTO (BLANCHING) Tratamento térmico moderado. Função INTERMEDIÁRIA Utilizado para vegetais e frutas, basicamente para inibir atividade enzimática, principalmente as oxidases. Depende de qual será o processo posterior: congelamento: O frio reduz, mas não acaba com as atividades enzimática e microbiana. desidratação: idem congelamento. No caso de frutas este tratamento tende também a remover filmes naturais (ceras) para facilitar a secagem. Ex: ameixas e uvas. enlatamento: visa a eliminação do ar. Que pode provocar oxidação da embalagem, oxidação de lipídios, expansão volumétrica, deformação e fissuras na embalagem.

Branqueador por aspersão Branqueador por imersão

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR III. PASTEURIZAÇÃO E ESTERILIZAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS TÉRMICOS USADOS PELA INDÚSTRIA PARA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

TRATAMENTO TÉRMICO OBJETIVOS PARÂMETROS pH parâmetro decisivo!!!      Destruição dos microrganismos deterioradores, causadores de toxinfecção e toxinas       Inativação de enzimas       Inibição de fatores antinutricionais       Melhorar características sensoriais   PARÂMETROS 1.      pH, flora microbiológica e carga microbiológica inicial 2.      características organolépticas 3.      preservação de nutrientes e minimização de alterações pH parâmetro decisivo!!! pH  4,5 PASTEURIZAÇÃO pH  4,5 ESTERILIZAÇÃO Clostridium botulinum

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR PASTEURIZAÇÃO: Tratamento térmico que visa eliminar células vegetativas, que podem ser de natureza patogênica ou deteriorativa. A temperatura geralmente não ultrapassa 100oC A pasteurização geralmente é complementada com outro método, como: refrigeração (ex: leite pasteurizado) adição de agentes de preservação (ex: altas conc. de açucar - leite condensado) embalagem adequada

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR ·Pasteurização lenta (temperaturas menores durante maior intervalo de tempo). EX: pequenas quantidades de leite, por exemplo o leite de cabra. A temperatura utilizada é de 65˚C durante trinta minutos. ·Pasteurização rápida (altas temperaturas durante curtos intervalos de tempo). EX: é utilizada para leite do tipo A, B e C. A temperatura utilizada é de 75˚C durantes 15 a 20 segundos, na literatura, freqüentemente encontramos este tipo de pasteurização com a denominação HTST (High Temperature and Short Time), alta temperatura e curto tempo. ·Pasteurização muito rápida (temperaturas utilizadas vão de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos). Este tipo é mais conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou longa vida.

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR Tanque pasteurização lenta

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR Fluxograma básico pasteurização cerveja

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR ESTERILIZAÇÃO: Tratamento térmico que visa eliminar toda forma de vida (esporos e células vegetativas). É um tratamento térmico drástico. ESTERILIZAÇÃO COMERCIAL: Não atingimos a temperatura que tornaria o alimento completamente estéril. Se isso ocorresse, o alimento tratado não se tornaria interessante para o consumo do ponto de vista nutricional e sensorial. Inativa os microrganismos que afetam a saúde pública e aqueles deterioradores de importância no alimento processado, reduzindo-os até um nível que tenham uma probabilidade muito baixa de desenvolvimento. Referencial: geralmente C. botulinum.

Curva de sobrevivência microrganismos Esterilização comercial: Implica na inativação de MO significativos sob o aspecto de saúde pública. Para alimentos a vácuo: Clostridium botulinum O conceito 12 D: processo mínimo para inativação do C. botulinum em alimentos a vácuo, estipulado por agências regulatórias.

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR Tanto a pasteurização quanto a esterilização são tratamentos fundamentados no binômio temperatura/tempo. E a temperatura e o tempo a serem aplicados dependem: produto (composição, carga inicial de microrganismos, microorganismo dominante) resistência térmica do microrganismo alvo velocidade de penetração do calor temperatura inicial do produto sistema de aquecimento e resfriamento natureza do calor

Penetração de calor

Transmissão de calor em latas

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR IV. TORREFAÇÃO É um tratamente térmico muito drástico que provoca reações de Maillard e caramelização, visando ,fundamentalmente, o desenvolvimento de sabor e aroma. Provoca mudanças físicas como: aumento de volume, estrutura mais porosa, perda de peso, liberação parcial de óleo.

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR Sistema torrefação

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR EX; CAFÉ – T = 288oC 7 minutos - grau de torrefação clara, a preferida pelos americanos; 9 a 11 minutos - torrefação média, torrefação encorpada que às vezes é chamada de "torrefação urbana"; 12 a 13 minutos - torrefação escura, conhecida como café francês ou vienense; como os cafés especiais da região do noroeste do Pacífico; 14 minutos - torrefação muito escura, conhecida como torrefação expresso

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR V. EXTRUSÃO É um tratamento térmico do tipo HTST (High Temperature Short Time) ou Alta Temperatura em Curto Tempo e provoca mudanças na estrutura e propriedades nutricionais e funcionais do produto. É utilizada na fabricação de: Rações para animais Cereais Salgadinhos Ingredientes Macarrão Proteína texturizada de soja

Extrusão

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR Extrusora

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR VI. DEFUMAÇÃO Baseia-se na exposição do alimento à fumaça proveniente da queima incompleta de madeira, serragem, carvão, etc. É utilizado, principalmente, para carnes bovinas, pescado e embutidos. A fumaça contém compostos químicos formados durante o processo, como os aldeídos, fenóis e ácidos alifáticos, que têm poder bactericida. Confere marcado poder conservador pela combinação da fumaça e do calor (60oC), pode diminuir cerca de dez mil vezes, a população bacteriana da superfície. Ocorre também a formação de uma “casca” externa que atua como um “isolante” que dificulta a entrada de novos contaminantes.

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR FUMAÇA LÍQUIDA A serragem é queimada 2. Os gases combustíveis (como o metano) são eliminados e os gases aromáticos (fumaça) vão para uma torre de condensação. 3. A fumaça é condensada com água gelada, criando assim a Fumaça Líquida. 4. A Fumaça Líquida permanece por um certo tempo num tanque de decantação, que tem por finalidade eliminar grande parte do alcatrão. 5. O líquido passa por filtros que garante a eliminação de óleos pesados.