Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Advertisements

Machado de Assis: o autor
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Machado de Assis e o Realismo
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
REALISMO.
REALISMO Revolução Industrial
Revisão de Lit.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Aula de Redação Professor Daniel Jorge. Esquemas de redação.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
RESUMO Busco nesta pesquisa explorar os sentidos da palavra parrhesia, que aparece sete vezes no Evangelho de João, investigando se seus significados são.
REALISMO/NATURALISMO. Questão Coimbrã Antero de Quental Realismo Verdade Objetividade Aproxima-se de uma tese documental Correntes filosóficas Antônio.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Aula 1. Análise de Política Externa: Fatores Sistêmicos x Fatores Domésticos Política Externa Brasileira – FLP 0437 Instituto de Relações Internacionais.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
O Romantismo no Brasil.
Figuras de retórica e tropos Definição Características/ Exemplificação.
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
História do Brasil – 5º ano
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROPRIEDADE. NOÇÕES HISTÓRICAS Até a época romana: inexistia a propriedade privada – apenas propriedade coletiva. Até a época romana: inexistia a propriedade.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LITERÁRIO NOVELA
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
TEXTO PUBLICITÁRIO PRIMEIROS CONCEITOS E A ESTRUTURA DO TEXTO PUBLICITÁRIO
REALISMO – 1881 “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” MACHADO DE ASSIS
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
Trabalhando com produção textual
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
ESAÚ E JACÓ RESUMO.
Projeto: Vanguardas Europeias
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
ESAÚ E JACÓ MACHADO DE ASSIS.  PENÚLTIMO ROMANCE DE MACHADO DE ASSIS  NARRADOR DA HISTÓRIA: ESTRATÉGIA LITERÁRIA – MANUSCRITO DO CONSELHEIRO AIRES 
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
 Neste trabalho falaremos sobre o realismo, as suas características, (por temas preferidos), principais representantes  Neste trabalho também recorreremos.
M EMÓRIAS P ÓSTUMAS DE B RÁS C UBRAS Machado de Assis.
LITERATURA BRASILEIRA PASSO FUNDO, ABRIL DE 2012.
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
O visconde partido ao meio Apresentação das personagens Afastamento de casa e/ ou perda de um parente Encontro com os ajudantes DesafiosRecompensa 1. Estrutura.
As Vantagens de Ser Invisível
Aldous Leonard Huxley ( ) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Viveu a maior parte dos anos 20 na Itália.
REALISMO/NATURALISMO → 2ª. metade do séc. XIX
Transcrição da apresentação:

FASES Podemos dividir as obras de Machado de Assis em duas fases: Na primeira fase (fase romântica) os personagens de suas obras possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Desta fase podemos destacar as seguintes obras:  Ressurreição (1872), seu primeiro livro;  A Mão e a Luva (1874);  Helena (1876); e  Iaiá Garcia (1878).

FASES Na Segunda Fase ( fase realista ), Machado de Assis abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destaca-se as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881); Quincas Borba (1892); Dom Casmurro (1900); e Memorial de Aires (1908).

Esquema narrativo A construção narrativa é feita para causar estranhamento. Apesar da aparência de simplicidade, a estrutura não é simples. A apresentação da advertência no início do livro, explicando que o texto foi encontrado no meio de cadernos manuscritos, torna o Conselheiro Aires, que é personagem, num autor suposto. Mas Aires não é o narrador: quem narra é o narrador onisciente. A voz machadiana, que conversa com o leitor, se sobrepõe à do Conselheiro. O esquema narrativo é complexo, pois há um narrador em terceira pessoa que também dialoga em primeira pessoa com o leitor.

Alegoria do Brasil O livro é uma alegoria daquele momento histórico brasileiro, de transição entre Monarquia e República. Os gêmeos (o monarquista conservador Pedro e o liberal republicano Paulo) são opostos na essência, mas são tão idênticos fisicamente a ponto de Flora não conseguir distingui-los. A crítica de Machado está aí: no Brasil, não se consegue perceber a diferença entre Monarquia e República — diferentes no discurso, mas semelhantes em suas práticas políticas.

O simbolismo dos gêmeos Pedro vem de São Pedro, que na tradição bíblica se vincula ao conservadorismo: faz Medicina, carreira que figura como conservadora na literatura da época, tem um retrato do imperador francês Luís XVI e defende a monarquia. Paulo remonta a São Paulo, faz Direito, carreira tida como liberal no período, tem uma gravura de Robespierre e defende a república. Mas há uma inversão importante ao final da narrativa. Com a proclamação da República, pressupõe-se que Pedro, sempre a favor da monarquia, se tornaria um crítico do novo regime, e que Paulo continuaria defendendo-o. Mas não é o que ocorre. Por isso, ao invés de caracterizá-los meramente como conservador e liberal, podemos usar as expressões situacionista e oposicionista.

A figura do Conselheiro Aires O personagem, que aparece mais do que os gêmeos Pedro e Paulo juntos, pode ser interpretado como o retrato da elite brasileira: uma elite inteligente, calculista e, acima de tudo, em cima do muro. Aires adota uma postura de não confrontar em momento algum, como pode ser observado em duas situações descritas no livro. Numa delas, entre os capítulos 52 e 54, Flora pede ajuda dele porque seu pai é chamado para assumir uma província do Interior, mas ela não quer sair do Rio. Ele diz uma coisa e faz outra, só para evitar o confronto. Em outro momento, no último capítulo do livro, quando um deputado acusa os dois irmãos de brigarem por herança, Aires sabe que as desavenças vinham desde a época uterina, mas não intervém, justamente para evitar o debate. O Conselheiro representa um tipo de elite que não se indispõe com ninguém, em momento algum. Machado critica essa figura da elite volúvel e que não adota posições fortes para não entrar em conflito.

Tabuleta do Custódio Nos capítulos 62 e 63, a República foi recém promulgada e Custódio está em um dilema sobre o que escrever na tabuleta nova de sua confeitaria, que durante 40 anos se chamou Confeitaria do Império. Com argumentos hilariantes, o confeiteiro demonstra estar mais preocupado com interesses pessoais do que com convicções políticas.