Seminário Contratações Públicas Sustentáveis NAJ - RS A CONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSÃO DE CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Universidade Católica
UNIDADE I: INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL
Desenvolvimento Sustentável
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
O Que é Meio Ambiente??.
PMGap Projetos e seus desafios Governo do Estado do RS Gestão Pública
DIREITO CONSTITUCIONAL
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Luiz Carlos Zico Ledra Cristina Krichenko Ledra Luiz Carlos Zico Ledra Acadêmico de Ecologia Cristina Krichenko Ledra Acadêmica de Ecologia e Ciências.
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
FONTES DO DIREITO AMBIENTAL
CHESF VII ENCONTRO COM FORNECEDORES
MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL URBANA
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Enem.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Desenvolvimento sustentavel
DIREITO DO MEIO AMBIENTE NATURAL
Augusto Henrique Lio Horta
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Curso Técnico em Meio Ambiente
Ministério Público do Trabalho
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
JOSÉ MANUEL PUREZA O Direito Nacional do Ambiente - Aula 1 - Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
AULA TRÊS CONCEITO E PRINCÍPIOS.
Auditoria sobre o uso racional de recursos naturais no âmbito da Administração Pública Federal Brasília, novembro de 2010.
Ministério do Meio Ambiente Rio de Janeiro/RJ - 13 de julho de 2015
Direito Ambiental.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
REGINA MARIA BUENO BACELLAR FEMPAR/ 2011
2ª Oficina sobre a PNRS Prof. Dr. Fernando Joaquim Ferreira Maia
Professor ARTHUR ROLLO
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
Direito Constitucional Professor Leonardo Vizeu Figueiredo 1 - I - Direito Internacional Privado: Conceitos, origens e teorias. por Leonardo Vizeu Figueiredo.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
1. Com relação aos princípios reconhecidos como princípios gerais na área ambiental e suas aplicações, julgue os itens a seguir:   I – Caso um empreendedor.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Porto Alegre, 21 de junho de LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS.
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
CRISE AMBIENTAL MUDANÇAS CLIMÁTICAS As mudanças climáticas e a segurança internacional As ameaças em áreas vulneráveis no mundo tendem a se multiplicar.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Direitos humanos e Evidências Ivan França Junior Ivan França Junior FSP/USP 2014.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTE Letícia Azevedo Januário Lígia Maia Tostes Brusamolin de Rezende Daniel Antonio Lourenço Miranda.
Transcrição da apresentação:

Seminário Contratações Públicas Sustentáveis NAJ - RS A CONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSÃO DE CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS - Fundamentos Constitucionais DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL “Aquele que satisfaz hoje as necessidades dos indivíduos, sem destruir os recursos que serão necessários no futuro. É baseado no reconhecimento de que, para manter o acesso aos recursos que tornam a nossa vida diária possível, devemos admitir os limites de tais recursos.” (Manual Global de Ecologia. O que você pode fazer a respeito da crise do meio ambiente. São Paulo: Augustus. 1993) CRISE AMBIENTAL GLOBAL MUDANÇA DO CLIMA E CONSUMO

LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS - Fundamentos Constitucionais ESTADO CONSUMIDOR LICITAÇÕES– POLÍTICA PÚBLICA LICITAÇÃO SUSTENTÁVEL critérios ambientais nas contratações públicas: produção, consumo e descarte menor impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente

LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS - Fundamentos Constitucionais Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992) Princípio 8. (...) Os Estados devem reduzir e eliminar os padrões insustentáveis de produção e consumo Convenção Quadro sobre Mudança do Clima (1992 ) 4, item 1, d) todas as Partes signatárias devem promover a gestão sustentável. Declaração de Johannesburg (2002) 18.c. Promover as políticas de aquisição pública que incentivem o desenvolvimento e a difusão de bens e serviços racionais desde o ponto de vista ambiental

LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS - Fundamentos Constitucionais Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado – Direito Humano Fundamental Art. 5º, § 3º, CF: Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais..

LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS - Fundamentos Constitucionais Art. 225, CF: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações Art. 170, VI, CF: a defesa do meio ambiente é um princípio da ordem econômica Art. 37, caput, CF: princípio da eficiência - Eficiência Ambiental.

LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS - Fundamentos Constitucionais Produção – Consumo - Emissão de resíduos – Poluição Jean Dorst - “Antes que a natureza morra” “Em nossos dias, o problema dos resíduos das atividades humanas (...) tornou-se extremamente sério.(...) (...) a natureza e as suas forças de destruição já não se encontram em estado, qualitativamente, nem quantitativamente de poderem reabsorver o enorme volume de detritos que o homem continua espalhando, (...). Esses resíduos, pertencentes a mil espécies químicas, acumulam-se, portanto, e envenenam, literalmente, a atmosfera, a terra e as águas.

LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS - Fundamentos Constitucionais CONCLUSÕES: GESTÃO PÚBLICA SOCIOAMBIENTAL AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A3P