SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Advertisements

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Educação profissional:
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
A(R)MANDO A TRAMA Breve trajetória da implementação do trabalho de uma equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF em Garopaba/SC Grupo de Caminhada.
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPO MOURÃO
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Como funcionam as unidades de saúde da familia
Secretaria Municipal de Saúde
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Alexandre de Araújo Pereira
I Seminário Microrregional de Atenção Primária – Betim 21 / 09 / 2007
Minuta de resolução para CIB
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Departamento de Nutrição
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
Nulvio Lermen Junior Coordenador de Gestão da Atenção Básica
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
A Estratégia de Saúde da Família na reorganização da atenção primária e do sistema de saúde no Brasil Carla Pontes de Albuquerque Professora Adjunta de.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Políticas Públicas de Saúde: PSF
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
NASF NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA 2009
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
CRIAÇÃO DO NASF.
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
Apoio matricial em Saúde Mental
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Visita Domiciliar Domiciliar no Âmbito da Atenção Básica
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis AGOSTO / 2008 REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL DE FLORIANÓPOLIS, BASEADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE II Encontro Estadual de NASF 2014 RELATO DE EXPERIÊNCIA PTS Projeto Terapêutico Singular Compartilhado Caso Elisson APRESENTADORES: Elisete Pereira Nunes Assistente Social do NASF Henrique Nascimento Ricardo Psicólogo Programa Saúde Mental SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE

INTRODUÇÃO MUNICÍPIO: Jaguaruna / Sul do Estado de Santa Catarina POPULAÇÃO: 17.290 habitantes GEOGRAFICAMENTE DIVIDIDO: 32 comunidades do meio rural e 06 bairros periféricos e urbanos ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA: Secretaria Municipal de Saúde 01 Unidade Sanitária Central; 06 Equipes de Estratégia Saúde da Família; 04 Equipes Saúde Bucal; 01NASF I Implantação da equipe NASF no município Ano de 2013

EQUIPE NASF 1 Karen Xavier – Psicóloga / Coordenadora Elisete Pereira Nunes – Assistente Social Glaucia Carvalho – Fisioterapeuta Aniele Galdina – Nutricionista Aline Napoli – Educadora Física Patrícia Cruz – Farmacêutica

ATORES ENVOLVIDOS / PTS Técnicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF 1 Equipe da Estratégia Saúde da Família - ESF 004 Técnico do Programa Municipal Saúde Mental Técnicos do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos – PAEFI/SMAS Professora do Programa Brasil Alfabetizado Terceiro setor

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR - PTS O Projeto Terapêutico Singular (PTS), “é instrumento de organização do cuidado em saúde construído entre equipe e usuário, considerando as singularidades do sujeito e a complexidade de cada caso. No PTS, a identificação das necessidades de saúde, a discussão do diagnóstico e a definição do cuidado são compartilhadas, o que leva a aumento da eficácia dos tratamentos, pois a ampliação da comunicação traz o fortalecimento dos vínculos e o aumento do grau de corresponsabilização”. (MINISTÉRIO DA SAÚDE,2014).

JUSTIFICATIVA Usuário ESF004 NASF PTS SMAS/PAEFI Programa Saúde Mental

Jovem 22 anos Paraplegia hipotônica Caso Elisson Jovem 22 anos Paraplegia hipotônica

OBJETIVOS   Acolher, orientar, e viabilizar para que o paciente tenha autonomia sobre sua situação, busque sua independência e se refaça de uma forma saudável encarando a vida como oportunidade de superação. Buscar parceiros de outras políticas públicas; Construir através de uma discussão coletiva de forma interdisciplinar, um conjunto de condutas terapêuticas articuladas, com o intuito e objetivo de entender o sujeito e sua doença, buscando definições de propostas de ações, referenciadas pela singularidade do caso apresentado.

Estratégia Saúde da Família 004, e NASF DESENVOLVIMENTO REUNIÃO Estratégia Saúde da Família 004, e NASF VISITA DOMICILIAR Profissionais do NASF(Assistente Social, psicóloga e fisioterapeuta ) E ESF 004 ( Enfermeira e ACS). Processo de Construção PTS Diagnóstico Definição de metas Divisão de responsabilidades  PTS Compartilhado NASF ESF 004 Programa Saúde Mental PAEFI / Educação / Terceiro setor Construção PTS Diagnóstico Definição de metas Divisão de responsabilidades  Reavaliação

Processo / aprendizagem profissionais; Consciência do paciente sobre condição física # doença; Educação formal; Acessibilidade; Autonomia /autocuidado. Desafio / mercado de trabalho/ Reabilitação

Vídeo de depoimentos dos atores envolvidos. Apresentação Vídeo de depoimentos dos atores envolvidos.

OBRIGADA. elisetepnunes@hotmail. com henriquericardo@outlook OBRIGADA! elisetepnunes@hotmail.com henriquericardo@outlook.com (48) 3624-1896. “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” Paulo Freire