ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DE MONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA E LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DA MODALIDADE (ART. 170).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
Advertisements

Autor: Orientador Instituição Local e data
TCC: Monografia e/ou Artigo
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Universidade de Uberaba Campus Rondon – Uberlândia V Simpósio de Inovação Tecnológica Graduação em Aluno(s):, Orientadores(as):, Título do Trabalho; pode.
Análise e discussão dos resultados
Universidade Federal do Amapá
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
Prezado aluno, segue um tutorial para a montagem da sua apresentação.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Fernanda Knecht Mestranda em Linguística PUCRS
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
From digital repository to knowledge management system: the theses and dissertations database of PPGEP/UFSC Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Vinícius.
Interpretando as Escrituras Sagradas
Contexto atual - Aumento de produções acadêmicas
Objetivos Específicos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escrita e interação Aula 03
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de.
PROJETO DE PESQUISA: PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO
Escola Estadual Maria José
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
A LINGUAGEM JORNALÍSTICA DOS VEÍCULOS DIÁRIO CATARINENSE E HORA DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Área de conhecimento.
Débora Campos Wanderley Guide: Marianne Rossi Stumpf
Sabine Mendes Lima Moura, Dn. Universidade Veiga de Almeida (UVA)
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
RESUMOS CIENTÍFICOS Profa. Kátia Paulino dos Santos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
O Poder na Escola 2007.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
Título do Trabalho: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EMPREENDIDAS PELAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS Aluna : Laís Rupp Orientadora:
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROVA BRASIL 2015.
Autora: Joseane Cordazzo de Lemos Orientadora: Juliane Viecili
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Instruções para a confecção da coletânea
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso Fabiano Alves de Souza
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL CENTRAL Marília Saraiva Nathalie Braga de Medeiros Natal, junho.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
MAPEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS CERÂMICOS DO COMPLEXO LAGUNAR SUL DE SANTA CATARINA – UM ENFOQUE NOS SÍTIOS GUARANI. Raul Viana Novasco.
 “Escrita é inspiração”; “escrita é um atividade para alguns poucos privilegiados”; escrita é expressão de pensamento”; escrita é domínio de regras da.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
Título do Trabalho: Introduções de monografias nas áreas de língua e de literatura:um estudo contrastivo de gênero. Resultados A análise teve como parâmetro.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DE MONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA E LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DA MODALIDADE (ART. 170). Introdução Um recurso lingüístico amplamente usado em textos acadêmicos é a modalidade segundo Gruber (2005).. A modalidade está ligada ao estabelecimento de papéis entre o falante e o ouvinte (Halliday, 1994), ou seja, é um sistema que nos faz entender o posicionamento do escritor, a sua expressão de atitude, julgamento e comprometimento com as suas afirmações assim como os papéis que ele estabelece para ele mesmo e para seus leitores. Assim, o estudo pretendeu comparar o uso da modalidade em introduções de monografias de conclusão do curso de Letras da Unisul em duas subáreas, a saber: lingüística e literatura. Uma vez que o gênero monografias de conclusão de cursos de graduação ainda permanece pouco explorado, a pesquisa objetivou, dessa forma, preencher essa lacuna na literatura, disseminando conhecimento sobre essa seção de uma monografia. Objetivos O projeto de pesquisa pretendeu comparar o uso da modalidade em introduções de monografias de conclusão do curso de Letras da Unisul em duas subáreas, a saber: lingüística e literatura Metodologia O corpus para a pesquisa consistiu em 12 introduções de monografias escritas para a conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias que foram desenvolvidas na área de língua, a saber: língua portuguesa, lingüística, lingüística aplicada, etc., e 06 (seis) na área de literatura. A taxonomia de análise com grupo 1: pode, conseguem, grupo 2: deve, precisa, grupo 3: nunca, talvez, grupo 4: percebe-se, possível. Resultados Os resultados da análise revelaram que os modais do Grupo 1 forma os mais utilizados no corpus investigado. Foram encontrados 29 modalizadores pertencentes esse grupo nas introduções de Língua Portuguesa, sendo esse o grupo com maior número de ocorrências também em Literatura, com 24 ocorrências. O grupo 2 teve um número um pouco reduzido, mas significante em Língua Portuguesa, totalizando 13 ocorrências e em literatura apenas 4. O grupo 3 apresentou um número menor de ocorrências em Língua Portuguesa, apenas 2, já em Literatura foram 7. O grupo 4 apresentou 5 ocorrências em Língua Portuguesa e 6 em Literatura. Já o único grupo que não teve ocorrência foi o 5, apresenta expressões como: deveria talvez, pode frequentemente, etc. Conclusões Após o estudo observou-se que os resultados indicaram um relativo equilíbrio no uso dos modais nas duas disciplinas, sendo que a Língua Portuguesa apresentou 53,9% de modalização em seu corpus enquanto que, a Literatura 45,1%. Ogrupo 1 teve mais ocorrências com os modais: pode(m), consegue(m) e o futuro. Bibliografia HALLIDAY, M.A K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, HYLAND, K.. Disciplinary discourses: Social interactions in academic writing. Harlow: Longman, MORITZ, M. E. W. A Genre study of conclusions of research articles across Portuguese as L1 and English as L1 and L2, Unpublished doctoral thesis Federal University of Santa Catarina, Florianópolis - SC, Brazil, Apoio Financeiro: Unisul O corpus para a pesquisa consiste em 12 introdu ç ões de monografias escritas para a conclusão do curso de Letras português/inglês da Unisul – Pedra Branca, sendo 06 (seis) monografias desenvolvidas na á rea de l í ngua, a saber: l í ngua portuguesa, ling üí stica, ling üí stica aplicada, etc., e 06 (seis) na á rea de literatura.