Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Aqui vão algumas dicas para facilitar sua navegação
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
" Conquistar a felicidade "
Curso Linux Educacional LOVANI BECKER. Poder participar de um curso Linux juntamente com colegas meus, na nossa própria escola, foi muito gratificante.
Iluminuras Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Avaliação Mediadora.
O Aluno a Distância.
Os Mediadores. Na aula anterior você estudou alguns dos principais conceitos de EaD. Nesta aula você aprenderá sobre as principais formas para mediação.
Processo de Avaliação.
Tutorial de utilização do
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Mobilização da Comunidade Escolar
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
educação NA ERA DIGITAL
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
O Uso Pedagógico do Blog
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Motivação e Expectativas
O papel do conteudista.
Desenvolvimento de Pessoas
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Projeto Inclusão Digital
1ª Aula de Html Íria Albuquerque.
Guia para Editar o seu Perfil Amigo OPA. Para nos auxiliar nesse caminho, a OPA criou uma personagem virtual.
Verbo Língua Portuguesa.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
INFORMÁTICA.
UNIMINAS-União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Discente: Júlia Marques Faria Docente: Gilca Vilarinho Março/2006.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Diário e Blog.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
PUBLISHER AULA 02 Neste capítulo você conhecerá os recursos básicos encontrados nas diferentes guias do Microsoft Publisher. O uso de tais ferramentas.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Identificação da atividade e do aluno
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
BOM DIA! Ontem conversando com uma pessoa querida, a conversa estava divina, até que ela começou a fazer comentários,
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
“o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede."
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Novo e-proinfo Página inicial.
Transcrição da apresentação:

Criando Portfólio Virtual

O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que cada um faz ao longo de um curso. É como uma imagem do processo de sua aprendizagem. Cada um fará um portfólio digital. Nas escolas em que for possível, eles serão publicados na Internet, para todo o mundo ver. Nas demais, será publicado no servidor local, de forma que todos os participantes do curso possam ter acesso a ele. Portanto, no portfólio digital você vai registrar a evolução do seu trabalho e poderá, ao longo do caminho, ir verificando como se dá o seu aprendizado

Você viu, nos trabalhos anteriores, que são muitos os caminhos de leitura possíveis ao navegar por um hipertexto. É muito comum que o “navegador de primeira viagem” sinta-se perdido ao encontrar tantas informações e muitas possibilidades de explorá-las. Você deve ter percebido que “navegar em hipertextos” implica uma nova competência a ser construída. Existem novas coisas a serem aprendidas, o que impõe, também à escola, algumas coisas novas a serem feitas e compreendidas.

Tantas vezes a palavra “nova” em um único parágrafo não acontece à toa: é porque estamos mesmo lidando com uma forma de comunicação e de organização do conhecimento que não estava, até há pouco, presente em nossas vidas como agora, quase onipresente. Quando a escola podia apresentar um único caminho para o conhecimento, quando lidava com umas poucas fontes de informação, selecionar as informações e as formas de apresentá-las não era um problema

No entanto, agora temos um novo problema: essas competências de encontrar e selecionar informações, de lidar com muitas e variadas fontes de informação, por vezes contraditórias, precisam ser trabalhadas na escola. Perceba que a tecnologia não é apenas a parceira que nos permite fazer as mesmas coisas de forma mais divertida ou eficiente. Ela traz também novos conhecimentos e novas necessidades para a escola. E, naturalmente, junto a tantas novidades, traz também novas possibilidades, como, por exemplo, formas inusitadas de registro, de leitura e de trabalho em parceria.

Nesta aula vamos criar outro documento hipertextual, um hiperdocumento que será usado por você (e acessado por seus colegas) ao longo de todo o curso daqui por diante. Para iniciarmos a criação do portfólio, faça a atividade 2.4: Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiperportifólio

Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página. Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido. Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas etc.

 Vamos à atividade? Então, mãos à obra. Ou seria... dedos à obra?! Ou... cabeça e dedos à obra?! Ou ainda cabeça, dedos, mouse, teclados, programas....Ufa! É, vamos precisar contar com alguns parceiros não humanos nessa tarefa. Tomara que eles funcionem direitinho para que não se tornem adversários em lugar de parceiros.  Vamos às orientações sobre a atividade para aprender a dominá-los e garantir que funcionem, a cada vez mais, conforme nossos desejos e necessidades