Perspectivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
O MÉTODO EUROPEU © 2013 antónio de campos.
Perspetiva Isométrica
DESENHO TÉCNICO CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Geometria Descritiva 2006/2007
GEOMETRIA DESCRITIVA PROJEÇÃO ORTOGONAL
ESCALAS – NBR 8196 ESCALA - É a relação entre a medida em que uma peça foi desenhada e a sua dimensão real. As ESCALAS terão seus títulos representados.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico
Geometria Descritiva 2004/2005
Visualização 3D: Projeções
R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.
PROJEÇÕES.
DESENHO TÉCNICO Projeção Ortogonal.
Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição
As linhas estão paralelas? ou não ?
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi Desenho – Aula 5 Vistas ortográficas principais: vista frontal,
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Desenho e construções rurais – Aula 1
Geometria Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar.
DESENHO LINEAR GEOMÉTRICO
PONTO, RETA E PLANO.
Noções de proporção: unidades de medida e escala
PROF. SIMONE CARMO. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM VETOR Módulo: comprimento do segmento (através de uma escala pré-estabelecida). O módulo de um vetor.
GEOMETRIA DE POSIÇÃO Matemática Dorta.
Cotagem em Desenho Técnico
Apreensão e compreensão do espaço geográfico
Apresentação da Disciplina de Geometria Descritiva
DESENHO TÉCNICO Elaborado por: - Ana Marques - Miguel Cardoso - Teresa Nabais.
Lei de Gauss José Roberto.
TOPOGRAFIA Por Júlio Lopes.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
Rosto Cânone de Representação.
Noções de geometria projetiva
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
AGITAÇÃO E MISTURA.
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
Funções Trigonométricas Colégio Juvenal de Carvalho 2013.
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
Espelhos Esféricos.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
AGITAÇÃO E MISTURA.
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Perspectiva Cilíndrica Obliqua Cavaleira, Militar e Gabinete
Sistemas Robotizados - Classificação de robôs
VOLUME POR FATIAMENTO E MÉTODO DA ARRUELA
TEM – SOLID WORKS Professor André Ferreira. Aula 1 – 15/02/2013 Configurações – Barras “padrões”
Espelhos esféricos Professor: Reinaldo.
Normalização Básica em Desenho Técnico
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Conceito e representação gráfica
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Desenho Arquitetônico
Instrutor : Jeferson Lopes de Oliveira Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós.
Exemplo de Desenho à mão livre
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
PROJEÇÕES.
Transcrição da apresentação:

Perspectivas

Perspectiva Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo; O desenho, para transmitir essa mesma ideia, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva. Uma técnica de desenho projetivo utilizada para facilitar a compreensão volumétrica.

Perspectiva O desenho mostra os objetos da maneira como são vistos  com três dimensões – comprimento, largura, altura (3D). Representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira a transmitir a idéia de profundidade e relevo.

Leis da Perspectiva Tudo parece diminuir à medida que se afasta do observador (desenhista);

Leis da Perspectiva Linhas retas horizontais ou verticais tendem a se apresentar diagonais quando “se aprofundam” na imagem; Já quando “estão” à sua frente, mantem sua perpendicularidade.

Tipos de Perspectivas Perspectiva cônica é mais utilizada em projetos arquitetônicos e de interiores. Perspectivas axonométrica e cavaleira são mais utilizadas em desenhos mecânicos.

Perspectiva Axonométrica É uma projeção ortogonal sobre um só plano, sendo o objeto colocado de modo que mostra suas três faces. O objeto apresenta inclinação em suas três faces em relação ao quadro, com variação em virtude dos ângulos formados entre os eixos de altura, largura e comprimento.

Perspectiva Axométrica Perspectiva axonométrica: Perspectiva isométrica: os 3 ângulos são iguais; Perspectiva dimétrica: apenas 2 ângulos são iguais; Perspectiva trimétrica: os ângulos das arestas de altura, largura e comprimento são diferentes.

Perspectiva isométrica Mais usada  Perspectiva Isométrica (PI) Eixos isométricos fazem entre si ângulos iguais de 120o e suas três faces sofrem reduções iguais de aproximadamente 81% de seu comprimento real; Mas no desenho, em geral, não se leva em conta esta redução  perspectiva isométrica simplificada.

Perspectiva Isométrica Toda linha paralela a um eixo isométrico apresenta-se em verdadeira grandeza (V.G.). Mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. Possui as três faces oblíquas ao plano de trabalho inclinadas a 30o da horizontal.

Princípio da Perspectiva Isométrica As figuras tem origem de um paralelepípedo que pode se transformar numa figura com forma própria. 1º Parte-se do vértice frontal e traça-se os três eixos isométricos  um vertical e dois inclinados de 30o em relação à linha horizontal, Obtenção das 3 três dimensões da peça: altura (aresta perpendicular), comprimento (aresta maior) e largura (aresta menor).

Princípio da Perspectiva Isométrica Normalmente, nos desenhos em perspectiva, as arestas invisíveis não são representadas

Princípio da Perspectiva Isométrica Quando o objeto contém inúmeras linhas não-isométricas, este deve ser desenhado pelo processo do paralelepípedo envolvente.

Princípio da Perspectiva Isométrica Arestas não isométricas, são representadas fora da sua verdadeira grandeza. Considerar um sólido primitivo para facilitar a confecção do desenho. Esses elementos são oblíquos porque possuem linhas que não são paralelas aos eixos isométricos.

Princípio da Perspectiva Isométrica

Princípio da Perspectiva Isométrica

Princípio da Perspectiva Isométrica Para representar a perspectiva isométrica do círculo, é necessário traçar antes um quadrado auxiliar em perspectiva, na posição em que o círculo deve ser desenhado.

Princípio da Perspectiva Isométrica

Perspectiva Cavaleira Resulta da projeção cilíndrica oblíqua, com os três eixos correspondendo as três arestas; Arestas da altura e do comprimento são sempre perpendiculares entre si; Estas formam uma face paralela ao observador, projetadas em V.G.; O terceiro eixo fornece a direção das linhas de fuga que pode fazer qualquer ângulo, sendo 30o e 45o os mais usados.

Perspectiva Cavaleira Proporção de redução conforme o ângulo.

Perspectiva Cavaleira No traçado da perspectiva cavaleira, a maior dimensão deve estar de preferência, paralela ao quadro. A vantagem da representação em perspectiva cavaleira está na predominância de uma das faces que é paralela, possibilitando maiores detalhes, p. ex., na representação de linhas curvas e circunferências, além de facilitar o traçado.

Perspectiva Cavaleira Vistas comuns de perspectivas

Traçado de superfícies curvas na Perspectiva Cavaleira