Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFINIÇÃO DE PSICOPATOLOGIA
Advertisements

Metade.
Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca porque metade de mim.
Metade de mim Passa com a música.
Oswaldo Montenegro.
A Cia Amadora de Teatro Virtual apresenta:
SEMIOLOGIA Semiologia psicopatológica é, por sua vez, o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. O signo é um sinal especial, um sinal.
METADE Oswaldo Montenegro Reprodução Automática.
By Búzios Slides Apresenta
M E T A D E.
Hamilton METADE OSVALDO MONTENEGRO.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
O ser humano natureza ou cultura?
 Ementa:  A personalidade e sua estrutura e dinâmica. Principais distúrbios mentais, comportamentos atípicos no ambiente escolar. Implicações pedagógicas.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Psicologia Evolucionista. Funções adaptativas do sistema cognitivo e emocional Diferenças comportamentais = sucesso reprodutivo Temáticas: –Poligamia.
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
Prisão: vítimas de maldades. Escravidão: “fissura” Exploração: sexual e outros Perturbação: delírios...desamparo Doença: psicológicas e físicas Depressão:
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
Módulo II – ENTREVISTA A Coordenadora do Instituto de Pesquisas Psicossociais: Maria Auxiliadora Marques convida os acadêmicos e profissionais da área.
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach ( ), físico, e Christian von Ehrenfels ( ), filósofo.
Prof Canaveira HSST Stress no Trabalho. Prof Canaveira HSST A palavra Stress (de origem inglesa) significa "pressão" ou "tensão". O Stress é a diferença.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Aula 2.b. IED Bloco I Objetivo: apresentar idéias básicas, porém extremamente relevantes, para o estudo do Direito.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Plano de ensino de Graduação 2008
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Psicologia aplicada ao trabalho
O QUE É FILOSOFIA?.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Afetividade, pensamento, juízo da realidade (delírio)
Características e classificação das técnicas projetivas
Individualismo e Coletividade
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
O Sentido da Vida O Ser Humano e o Sentido da Existência  Este problema tem sido uma constante ao longo da história da Filosofia (o Homem como ser finito,
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Capítulo 12 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
ENCONTRO- Uma abordagem humanista Responder CEPES III Roberto F.C. Farias.
Transcrição da apresentação:

Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2

Definição de psicopalogia e ordenação dos seus fenômenos

Um fenômeno é sempre biológico em suas raízes e social em sua extensão final. Mas nós não nos devemos esquecer,também, de que, entre esses dois, ele é mental. Jean Piaget

Qual é a natureza essencial da doença mental ? Quais são suas causas? Quais são suas formas de manifestação? Quais são as mudanças tanto estruturais quanto funcionais ?

Uma ciência que se esforça para ser sistemática, elucidativo e desmistificante. Através de : observação, identificação e compreensão dos diversos elementos da doença mental. É autônoma e não é prolongamento de nenhuma outra.

Campo da psicopalogia: são vivências, estados mentais e padrões de comportamento.

O universo da doença mental não é totalmente estranho ao mundo das experiências psicológicas “normais” A psicopatologia tem um berço importante na medicina e vertentes na filosofia,na literatura,artes e psicanálise. O estudo da doença mental e as dimensões humanas. Karl Jaspers ( ), um dos principais autores da psicopatogia auxilia a psiquiatria e seu objeto de estudo e o homem todo em sua enfermidade.

Não se pode explicar,compreender tudo que existe em um homem por meio de conceitos psicopatológicos.

Forma e conteúdo dos sintomas. Forma= estrutura básica relativamente parecidos com outros pacientes, como delírios,alucinações, idéias obsessivas etc. Conteúdo = de culpa, religioso, de perseguição etc.

Conteúdos – temas existências Temas e interesses centrais para o ser humano. O que busca e deseja Sexo Sobrevivência e prazer Alimentação Conforto físico. Dinheiro Segurança Poder e controle sobre o outro Prestígio

Temores que frequentemente se expressam no conteúdo dos sintomas psicopatológicos. Temores centrais do ser humano Morte Ter uma doença grave Sofrer dor física ou moral Miséria Falta de sentido existencial Formas comuns de lidar com tais temores. -Religião/mundo místico Continuidade através das novas gerações. -Vias mágicas/medicina /psicologia, etc. -Relações pessoais significativas. Cultura

Classificação Fenômenos : semelhantes, em parte semelhantes e fenômenos qualitativamente novos e diferentes. Fome, sede, medo desejo. Tristeza Fenômenos psicóticos.

METADE (trecho) Que a força do medo que tenho Não me impeça de ver o que anseio; Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca; Porque metade de mim é o que eu grito, Mas a outra metade é silêncio... Osvaldo Montenegro