F Ó RUM “ ACIDENTES DO TRABALHO: AN Á LISE, PREVEN Ç ÃO E ASPECTOS ASSOCIADOS ” EDUCA Ç ÃO CONTINUADA PARA A AN Á LISE E PREVEN Ç ÃO DE ACIDENTES Autores:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Ensino de Química a Distância
Advertisements

Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Proposta para a realização do Fórum Online sobre metodologias de prevenção e suas novas abordagens.
Moodle para Professores
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Avaliação da situação de saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EM EAD: O FORTALECIMENTO DA BAIXADA FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Universidade Federal de Santa Catarina
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Inclusão Digital
CURRICULO +.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Fórum das Licenciaturas- Moodle I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
Entre a ignorância e a sapiência
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Simone Alves dos Santos Coordenadora Estadual da Saúde do Trabalhador
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
ANÁLISE DE ACIDENTES COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO INOVADORA EM POLÍTICA PÚBLICA: DESENVOLVIMENTO E TESTE DE ROTEIRO DE ANÁLISE DE ACIDENTES Ildeberto.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR – DIÁLOGO COM OS ATORES DA PRÁTICA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ/MS A EXPERIÊNCIA DO CEREST-PIRACICABA.
Transcrição da apresentação:

F Ó RUM “ ACIDENTES DO TRABALHO: AN Á LISE, PREVEN Ç ÃO E ASPECTOS ASSOCIADOS ” EDUCA Ç ÃO CONTINUADA PARA A AN Á LISE E PREVEN Ç ÃO DE ACIDENTES Autores: Ildeberto M. Almeida (UNESP Botucatu ) Rodolfo AG Vilela (Faculdade Saúde Pública - USP) Alessandro JN Silva (***); Renata WB Mendes(***); Helder Prado(***); Clarice A Bragantino (***); Carmem AH Gonçalves (***); Marcos Hister (***) (***) CEREST INTRODUÇÃO A partir de 2002 em Piracicaba, SP, foram desenvolvidas experiências de criação e aprimoramento de Sistema de Vigilância em Acidentes do Trabalho (SIVAT) (Políticas Públicas - FAPESP 06/ ). Na segunda fase do projeto empresas com maior incidência de AT foram selecionadas para intervenção tendo como uma das ferramentas a análise de acidentes. Em fevereiro de 2008, a equipe desencadeou discussão pública sobre o tema incluindo encontros presenciais e desenvolvimento de espaço virtual – Fórum, usado, inicialmente, para compartilhamento de dois tipos de arquivos: a) Selecionados para discussões em Encontros Presenciais sobre temas como sistemas de informação, análise e prevenção de acidentes; e b) Relatos de análises de acidentes desenvolvidas por integrantes da equipe ou de seu interesse apresentados e discutidos nos Encontros Presenciais. Aos poucos novas atividades foram incluídas no fórum. Este trabalho apresenta breve relato do desenvolvimento da experiência. OBJETIVOS Apresentar relato de principais atividades relacionadas ao funcionamento do Fórum. Explorar razões associadas a mudanças ocorridas no rol de atividades desenvolvidas no fórum Página de apresentação do Fórum. MÉTODO O Fórum foi organizado como atividade de extensão ligada ao Departamento de Saúde Pública da FMB-UNESP. A plataforma Moodle foi escolhida para criação do espaço por se tratar de software livre já usado na Universidade. O acesso à página do fórum é livre em Desde seu início o fórum associa encontros presenciais e disponibilização virtual e livre de material de apoio e relatos de experiências de análise e prevenção de acidentes. Dois docentes foram habilitados para edição da página com apoio da equipe do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD) da Faculdade. O desenho inicial da página foi rapidamente ampliado com a inclusão de: Espaços dedicados à difusão de materiais usados em treinamentos de análises de acidentes e; Dicas de acesso a materiais de livre acesso disponíveis em páginas internet: artigos, livros, filmes e outros. RESULTADOS A página iniciou suas atividades em fevereiro de 2008, tendo dois tipos de participantes: cadastrados e visitantes. O cadastro é gratuito e permite ao participante receber mensagens dos organizadores da página seja com informes sobre atualizações da mesma, seja com lembretes sobre a proximidade dos encontros presenciais. Até maio de 2009 foram realizados 10 encontros presenciais com participação de 300 pessoas. No espaço virtual os números de acessos até maio DE 2009 foram crescentes começando em 253 (07/08) e alcançando (05/09), assim distribuídos: Acesos a arquivos de apresentações ou de textos discutidos em encontros presenciais ; Acessos a relatórios de análises de acidentes ou de apresentações dos mesmos nas discussões presenciais - 653; Arquivos disponibilizados em módulos de apoio a cursos de análise de acidentes Cerca de 80% dos acessos são realizadas por visitantes. Em maio de 2009 a página tinha 124 usuários cadastrados. A participação é aberta a todos os interessados e desde o início aglutina: Representantes de movimento sindical de trabalhadores, pesquisadores, estudantes e outros interessados (continua ao lado ) DISCUSSÃO O aumento de acessos sugere que a página se torna conhecida e supre, pelo menos parcialmente lacuna de informações sobre o tema da análise e prevenção de acidentes. A iniciativa colocou o tema na agenda regional contribuindo para a crítica às práticas de atribuição de culpa às vítimas, a implantação de prática de educação continuada em análises de acidentes e para a explicitação de aspectos sócio - técnicos envolvidos em origens de acidentes, favorecendo a ampliação do perímetro de intervenções de prevenção. ABRASCÃO 2009; Tema 35. Trabalho e Saúde (CONTINUAÇÃO DE RESULTADOS) Representantes de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador da região e da Representação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT) do estado de São Paulo (Piracicaba e outras regionais). Integrantes de equipes de Sesmt e CIPA, notadamente de empresas identificadas no âmbito do SIVAT, como alvos prioritários de intervenções de prevenção de acidentes. No segundo semestre de 2009, ao invés de continuar os encontros regulares em Botucatu a equipe passou a realizar encontros em São Paulo, Capital, na Faculdade de Saúde Pública da USP. A mudança buscou facilitar o acesso de interessados no tema às discussões e ampliar a difusão da página. Acessando os módulos de Encontros presenciais 2008 e 2009 e de Relatos de casos 2008 e 2009 os interessados terão acesso a todos os temas abordados até o momento nas discussões presenciais e virtuais. Até o momento, entre os temas centrais, destacam-se; Acidentes envolvendo máquinas, inclusive, dotadas de proteções Sistemas de informações de acidentes Conceitos e técnicas de uso recomendado em análises de acidentes. Até o momento o desenvolvimento das atividades presenciais, como os encontros e, principalmente, os treinamentos promovidos por integrantes da equipe do projeto parecem se constituir nas principais formas de divulgação da página do fórum. Os picos de acessos na página coincidem com ofertas de iniciativas dirigidas a “turmas” ou grupos de participantes.