Propriedades Periódicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERIODICIDADE QUÍMICA
Advertisements

HISTÓRIA DATABELA PERIÓDICA
Tabela Periódica Moderna
Professor Washington Luiz
Professor Washington Luiz
REGRA DO OCTETO.
PS 1.
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
TABELA PERIÓDICA.
TABELA PERIÓDICA.
TABELA PERIÓDICA.
Propriedades Periódicas
Tabela Periódica.
QUÍMICA TABELA PERIÓDICA Professor: Rafael Odorico
Tabela Periódica.
Propriedades Periódicas e Aperiódicas
SUMÁRIO: Raio atómico e energia de ionização. Formação de iões e reatividade de elementos químicos. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS PROF.ª MIKELLY BRAGA.
QUÍMICA ORGÂNICA PROFª: LOURDES EUFRÁSIO. SURGIMENTO DA QUÍMICA ORGÂNICA Torbern Olof Bergman Química Orgânica é a química dos compostos existentes nos.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
3.1.1.Calor Específico molar do gás
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
A Tabela Periódica A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais,
TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANA: Lya Beiruth Silva.
PROFESSORA PATRÍCIA C. LIMA  Dimitri Ivanovich Mendeleyev ( ) nasceu na St. Petersburg e posteriormente na França e Alemanha. Conseguiu o cargo.
Prof. Beto Química TabelaPeriódica Prof. Beto. Química Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas de.
Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Tiago Quick.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
História das células a combustível
CURSO DE QUÍMICA BÁSICA - Prof.: João Miranda
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Taynara Nassar Vera C. B. Oliveira.
Do átomo ao elemento químico. Alguns pontos da teoria de Dalton Todas as substâncias são formadas por átomos Os átomos de um mesmo elemento químico são.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Reações químicas.
NIL Tabela Periódica.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
INTRODUÇÃO À ATOMÍSTICA: Modelos atômicos, número atômico (z) e número de massa (A) 2012 COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS.
RADIOATIVIDADE – 1º ANO EM
Distribuição eletrônica Linus Pauling. Quem foi Linus Pauling?????? Linus Carl Pauling ( ) foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos.
Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS. Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS A grande diversidade de substâncias existentes indica que os diferentes átomos podem.
Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS. Cláudia Bacchi LIGAÇÕES QUÍMICAS A grande diversidade de substâncias existentes indica que os diferentes átomos podem.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Exercícios.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Tiago Quick.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 03 B ALANCEMENTO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
Eletroquímica.
Os Gregos 450 a. C. Leucipo e Demócrito Matéria era formada por uma unidade indivisível: o Átomo.
PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Estrutura dos átomos e tendências periódicas Aula 4.
TABELA PERIÓDICA Famílias da Tabela PeriódicaPeríodos Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos Família B (Grupo.
TABELA PERIÓDICA PRO JAJA.
Propriedades Periódicas dos Elementos
Ligação Iônica Prof. GERSON.
Classificação Periódica dos Elementos
Tabela periódica 2 – Atividades
Propriedades periódicas dos elementos
A TABELA PERIÓDICA ATUAL Vários estudiosos tentaram reunir
Transcrição da apresentação:

Propriedades Periódicas Profª Luiza P. R. Martins| EEB Presidente Médici

TABELA PERIÓDICA Muitas propriedades químicas e físicas dos elementos e das substâncias simples que eles formam variam periodicamente em função de seus números atômicos.

Grupos da tabela periódica Grupo 1 – Metais alcalinos (ns1 com n≠1)* Grupo 2 - Metais alcalinos terrosos (ns2) Grupo 13 – Família do boro (ns2 np1) Grupo 14 – Família do carbono (ns2 np2) Grupo 15 – Família do nitrogênio (ns2 np3) Grupo 16 – Calcogênios (ns2 np4) Grupo 17 – Halogênios (ns2 np5) Grupo 18 – Gases nobres (ns2 np6 se n >1)

Localização dos elementos na tabela periódica 15P - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3 Características da distribuição eletrônica Localização 3 níveis de energia 3º período 5 elétrons na camada de valência (3s2 3p3) Grupo 15 (família do nitrogênio) Elétron de maior energia está no subnível p Bloco p (elementos representativos) Resuma sua pesquisa em três a cinco pontos.

Exemplo Qual é o elemento químico cuja configuração eletrônica termina em 4s23d3? Qual é o grupo e período?

Grupo 5 e 4º período - 23V (Vanádio) Exemplo Qual é o elemento químico cuja configuração eletrônica termina em 4s23d3? Qual é o grupo e período? Grupo 5 e 4º período - 23V (Vanádio)

PESQUISA – Classificação dos elementos Características dos: Metais Não metais Gases nobres Hidrogênio

RAIO ATÔMICO Dá uma ideia do tamanho do átomo, pois a eletrosfera não tem tamanho definido. Os valores experimentais são obtidos a partir da metade da distância entre dois núcleos de átomos. Variação do raio atômico no grupo: Quanto maior o número de camadas, maior será o tamanho do átomo. Variação do raio atômico no período: O átomo que apresentar maior Z será o menor. O aumento de prótons exerce uma maior atração sobre os elétrons, o que reduz o tamanho do átomo.

RAIO ATÔMICO x RAIO IÔNICO O raio do átomo é sempre maior que o raio do respectivo cátion e menor que o raio do respectivo ânion. Quando o átomo perde elétrons, a carga nuclear efetiva aumenta (Zef), ou seja, a atração dos prótons pelos elétrons do último nível de energia aumenta. Quando o átomo ganha elétrons, a carga nuclear efetiva não se altera, porém é parcialmente blindada. A entrada de elétrons pode provocar a expansão de nível.

Série de íons isoeletrônicos Terá maior raio o íon que tiver menor número atômico.

Exemplo Coloque em ordem decrescente de tamanho atômico os elementos oxigênio, germânio e carbono:

Resposta Coloque em ordem decrescente de tamanho atômico os elementos oxigênio, germânio e carbono: Temos: 8O, 32Ge e 6C Logo, 32Ge > 6C > 8O

X(g) + energia  X+ (g) + e- Energia de ionização É a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso: X(g) + energia  X+ (g) + e- Quanto maior o raio atômico, menor será a atração exercida sobre os elétrons mais afastados. Logo, menor será a energia de ionização. Para um átomo temos: 1ª E.I < 2ª E.I < 3ª E.I

Exemplo (UPM-SP) Para que seja usado com o máximo de eficiência em fotocélulas e em aparelhos de televisão , um elemento deve ter uma energia de ionização muito baixa e , portanto, ser facilmente ionizado pela luz. Qual dos elementos abaixo você acha que seria o melhor para este propósito? Justifique sua resposta. A) K B) Li  C) Na D) Cs E)Rb

Resposta A) K – 124 kcal/mol (E.I) B) Li  C) Na D) Cs – 90 kcal/mol (E.I) E)Rb Quanto maior o número atômico, maior será o raio atômico, e consequentemente, menor a energia de ionização. Assim, o Cs serve para o propósito do exercício.

Eletronegatividade É a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para perto de si, quando se encontra ligado a outro átomo diferente. A eletronegatividade aumenta conforme o raio atômico diminui.

Exemplo Se uma uva, uma laranja e uma melancia fossem átomos, qual seria a ordem de eletronegatividade entre eles? E a ordem de energia de ionização, qual seria?

Resposta Se uma uva, uma melancia e uma laranja fossem átomos, qual seria a ordem de eletronegatividade entre eles? E a ordem de energia de ionização, qual seria? Eletronegatividade : Uva > Laranja > Melancia Energia de ionização: Uva > Laranja > Melancia

Eletropositividade ou caráter metálico É a capacidade que um átomo possui de se afastar de seus elétrons mais externos, em comparação a outro átomo, na formação de uma substância composta. A eletropositividade aumenta conforme o raio atômico aumenta e conforme a eletronegatividade diminui. Quanto maior o raio atômico, menor é a atração entre núcleo e elétrons externos e mais facilmente esses elétrons serão doados.

Exercícios Pág. 203 – 2 e 3 Pág. 210 – 6 e 7 Pág. 214 – 10 e 12

Referências ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. CARVALHO, Geraldo Camargo de; SOUZA, Celso Lopes de. Química de olho no mundo do trabalho. Volume único. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2003  REIS, Martha. Química. 3 v. São Paulo: Ática, 2013. USBERCO, J; SALVADOR, E. Química essencial. 1ª ed. Volume único, São Paulo: Saraiva, 2001.