Sobre tecnociência Isa Beatriz da Cruz Neves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PROFª.DRª. EDNA RIBEIRO HERNANDEZ MARTIN
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Teorias Pós-críticas do Currículo
experiências INESQUECÍVEIS!
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
Ciência - Conhecimento/saber/poder
Pretende-se com este PPS fazer um convite às pessoas para que,
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Tecle enter para mudar o slide.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Teoria Geral de Sistemas
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
Troca de plantão. Troca de plantão Jesus Cristo resolveu voltar a Terra e decidiu vir vestido de médico!
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
ASSERTIVIDADE.
Retomada – 9º ano Lembrete sobre a aula passada Correção de Exercícios
Bom dia!... By Vânia Maria.
FOFOCA.
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Experiências das Três Leis de Newton
Aprendendo a pensar com a Sociologia (BAUMAN; MAY, 2010)
Os dois amigos.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores

A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
8as séries.  Enfim, chegou o momento _____ precisava tomar uma decisão ____ não me agradava, mas _____ resultado era importante. a- em que – que – cujo.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Use as setas direcionais Troca de plantão Jesus Cristo resolveu voltar a Terra e decidiu vir vestido de médico!
Hipertensão O que é Hipertensão? A circunstância em que os valores de pressão arterial pode permanecer muito elevados o que e chamado de hipertensão,ou.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Comportamento Verbal e Linguagem
NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
Técnicas e Projeto de Sistemas
Invadem Ambientes Familiares
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Capítulo 10 Introdução à Economia N. Gregory Mankiw
PLANEJAMENTO DE ENSINO
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Gerenciando a si mesmo.
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
FOFOCA.
Ciência, tecnologia e sociedade
Ciência, tecnologia e sociedade
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
Marketing de Relacionamento
SUBSISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
FOFOCA Me desculpe, sei que você é uma pessoa muito especial, mas fofoquei de você hoje...
Cada manhã... a vida começa, inicia o movimento... contínuo...
Se eu morrer antes de você Chico Xavier.
Componentes: Apresentação do Grupo Carlos Moisés de Oliveira
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Marketing Pessoal.
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
+ Tecnociência e suas implicações para a educação (Aula do dia 23 e 24/07) Jonei Cerqueira Barbosa - Faculdade de Educação da UFBA -
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

Sobre tecnociência Isa Beatriz da Cruz Neves - Mestranda da Faculdade de Educação da UFBA -

Questões iniciais Qual é a diferença entre ciência e tecnologia? Como ciência e tecnologia estão relacionadas? Por que ciência e tecnologia demandam um “olhar crítico”? Que controvérsias envolvem a tecnociência na sociedade?

Ciência Tecnologia Aborda o mundo natural e social; Preocupa-se com “o que é” o mundo social; Procura o significado do mundo através da pesquisa (uso do método científico). Trata de modificar, alterar e/ou controlar o mundo natural e social; Relativo ao que pode ser desenvolvido para satisfazer necessidades humanas; Envolve “invenção”, “inovação”, etc.

CIÊNCIA TECNOLOGIA Tecnociência

TECNOCIÊNCIA Movimento de inovação permanente; Surgimento de novos artefatos tecnológicos e novos mercados; Massivo investimento financeiro; Assinala a interdependência entre ciência e tecnologias contemporâneas

Modelo linear de desenvolvimento (LOPEZ, 2003) Ciência PERSPECTIVA REDENTORA Os problemas hoje existentes e os que vierem a surgir serão, necessariamente, resolvidos com o desenvolvimento cada vez maior da ciência e tecnologia; Com mais e mais ciência e tecnologia, teremos uma sociedade feliz. Tecnologia Riqueza Bem-estar social

Modelo linear de desenvolvimento Ciência Tecnologia Riqueza Bem-estar Neutralidade das decisões tecnocráticas Perspectiva salvacionista Determinismo tecnológico “A reunião da SBPC, portanto, é importante por direcionar o debate [sobre produtos geneticamente modificados] para o âmbito científico, desviando-se do político (ZERO HORA) Suposta neutralidade da ciência e da tecnologia

É um comportamento habitual entre parcela da sociedade – agravado principalmente pelo “bombardeamento” de informações diárias – a consideração da ciência e da tecnologia como libertadoras em si mesmas. (BAZZO, 2010.p 106)

Questionamento da ciência e da tecnologia E há um momento em que – e eu penso que as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki são de alguma maneira simbólicas desse momento de inversão – as sociedades contemporâneas se apercebem de que a ciência moderna, resolvendo embora muitos problemas, também cria alguns. E começou todo um processo de questionamento da ciência moderna pelas conseqüências societais – que veio, naturalmente, no rastro das bombas atômicas, e que depois se prolongou por muitas áreas (SANTOS, 1995, p. 2)

Questionamento da ciência e da tecnologia Gato Cheshire... quer fazer o favor de me dizer qual é o caminho que eu devo tomar? Isso depende muito do lugar para onde você quer ir __ disse o Gato. Não me interessa muito para onde... __ disse Alice. Não tem importância então o caminho que você tomar __ disse o Gato. __ ... contanto que eu chegue a algum lugar __ acrescentou Alice como uma explicação. Ah, disso pode ter certeza __ disse o Gato __ desde que caminhe bastante”. (Retirado de “Alice no País das Maravilhas”)

Os aparatos, máquinas ou instrumentos, produtos da atividade científica, não são maus nem bons, nem positivos nem negativos em si mesmos. [...] O que se pode e se deve analisar, no entanto, é o uso que se faz desses aparatos, máquinas e processos que, aí sim, pode resultar negativo ou positivo, bom ou mau para a vida humana. (BAZZO, 2010. p.124)

TRABALHO SOBRE REPORTAGENS Caracterização do tema e da controvérsia; Especificação do envolvimento de conceitos científicos e instrumentos tecnológicos; Listar argumentos a favor e contra; Levantar soluções;