Vera Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA, Vera Vargas 2012.
Advertisements

CITOLOGIA E HISTOLOGIA Vera Vargas 2012.
Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas
Disciplina: CITOHISTOLOGIA II Curso Medicina veterinária

Histotécnica - fases 1. Coleta ou Colheita do material 2. Fixação
Introdução à Rotina laboratorial em Anatomia Patológica
Vera Regina Medeiros Andrade
ANATOMIA PATOLÓGICA Conceito:
Histotécnica Utilização de um conjunto de substâncias e procedimentos com a finalidade de preparar lâminas permanentes para estudo e/ou diagnóstico. É.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
 a) Anatomia Humana → Estrutura do corpo humano; ANATONE = CORTE  b) Fisiologia → Funcionamento do corpo (funções do corpo humano) e os papéis desempenhados.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Histologia e seus métodos de estudo
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
Programa de Pós Graduação - FCS Dourados – MS Ciências da Saúde DISCIPLINAS -Alvos moleculares em doenças crônicas e infecto- parasitárias -Bioestatística.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Classificação feita pelo Homem primitivo: Perigosos e não perigosos. Comestíveis e não comestíveis. Venenosos e não venenosos. Aristóteles, filósofo grego.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Técnicas Histológicas e Citológicas
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Evolution of the eye IST/FMUL Anatomia e Histologia 1º Semestre 2011/12 Carlos Carreira, Inês Machado, Joana Amorim, José Portela,
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE CITOPATOLOGIA
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (19/06/2013)  LASER E APLICAÇÕES.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
CitologiaCitologia 1º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff.
Departmento de Química Licenciatura em Química Aplicada Para quem gosta de Ciência e Investigação.
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
“Temperos conferem malícia aos pratos. Aromas reavivam lembranças. Distinguir uns dos outros é exercício ao qual o cozinheiro deve dedicar-se para dominar.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
CURSO DE PERÍCIAS FORENSES EPM maio/09
1. Sistemática Sistemática: área da biologia responsável pela classificação e estudo das relações filogenéticas dos seres vivos. SISTEMÁTICA SISTEMÁTICA.
SURGIMENTO DO SER VIVO. ABIOGÊNESE HIPÓTESE DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÊNESE “PRINCÍPIO ATIVO” ou “FORÇA VITAL”
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Conceitos fundamentais em genética.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
MED B26/27 Debate Patologia Celular e Degenerações
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Padronização da Análise de Urina Requisição do Exame  Orientação ao Paciente  Coleta do Material  Entrega do Material  Conferência do Material  Transporte.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Fundamentos da Administração
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
27/02/12Warlley L. Antunes Aula 1. 27/02/12Warlley L. Antunes O que é Engenharia Química? A engenharia química criativamente combina as três principais.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
CÉLULAS.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Prof. Sandra Silva Duarte
TÉCNICAS CITOQUÍMICAS APLICADAS AO ESTUDO DA CARCINOGÊNESE PROSTÁTICA Disciplina: Elementos de Microscopia e Microanálises Docentes: Profa. Dra. Rejane.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
Importância do laboratório de saúde pública no diagnóstico das infecções associadas a procedimentos estéticos Erica Chimara Instituto Adolfo Lutz.
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
AULA 1 PROF.: RICARDO PACE
Oficina Reações Químicas
Neoplasias Prof. MSc. Joaquim Xavier.
Colorações. Os cortes de tecidos apresentam-se incolores após a microtomia. A coloração visa contrastar as estruturas teciduais. A ação da maioria dos.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DE PERNAMBUCO - HEMOPE Equipe: ► Felipe Costa Lima ► Felipe Paiva ► Frederico Rangel ► Ademar Parente ► Liliane Belchior.
MÉTODOS DE ESTUDO EM HISTOLOGIA
Histologia.
Citologia Histologia.
Transcrição da apresentação:

Vera Andrade

1.O que vamos estudar nas disciplinas de Biologia Celular e Embriologia e na Histologia? 2.Como são preparados os materiais para o estudo? Outras técnicas? 3.Que tipos de equipamentos são utilizados? 4.Qual a sua importância e a relação com as outras ciências? 5.Interpretação das imagens visualizadas?

O que estuda a Biologia Celular, Embriologia e Histologia?

Ementa das disciplinas de Biologia Celular e Embriologia, Histologia e Citologia e Histologia EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

Biologia Celular células e dos componentes celularesEstuda a morfologia e funções das células e dos componentes celulares célula“cito” – cytos (latim = cavidade) – célula

Embriologia “Embrio” - émbruon (grego) - brotar, crescer com abundância Desenvolvimento do ser vivo desde a fecundação até o final do estado embrionário, que vai da 3 a até a 8 a semana, no entanto a embriologia estuda o desenvolvimento do embrião e do feto.

Histologia Estudo da estrutura microscópica e das funções dos tecidos, órgãos e sistemas “histos” (grego – tecido), “tissu” (francês – tecido) História - Bichat ( ) Sem microscópio, + de 600 corpos – 21 tipos de tecidos e órgãos Com microscópio, 4 tecidos fundamentais

Como são preparados os materiais de estudo?

Procedimentos Básicos Estudo das células em Biologia Celular –“in vitro” –“in vivo”

Estudo dos tecidos em Histologia –Preparação Bloco de tecido Fixação Impregnação Micrótomo – 5 a 10 µm Montagem Coloração –Corantes básicos: Eosina –Corantes ácidos: Hematoxilina

Bloco de tecido

Fixador: Formol, líquido de Bouin, etc. Fixação

Água (50%) e etanol (50%)Água (30%) e etanol (70%)Etanol (100%)Água (20%) e etanol (80%) Desidratação

Diafanização Impregnação Etanol (30%) e xilol (70%)xilol (100%)Etanol (20%) e xilol (80%)Etanol (50%) e xilol (50%) Xilol (30%) e parafina/resina (70%) parafina/resina (100%) Xilol (20%) e parafina/resina (80%) Xilol (50%) e parafina/resina (50%)

Inclusão

Microtomia

Extensão - Montagem da lâmina

Coloração e montagem da lâmina

Fotomicrografia de cortes histológicos corados por HE – Hematoxilina-Eosina.

Que tipo de equipamentos serão utilizados por nós?

Microscopia Óptico Nos microscópios ópticos, as lentes focalizam a luz visível (feixe de fótons).

Qual a sua importância e a relação com as outras ciências?

Anatomia Histologia Citologia Bioquímica Genética Biologia Molecular Químicas Patologia Farmacologia, Farmacotécnica, Farmacoterapeutica, Farmacognosia, Farmacovigilância, Atenção Farmacêutica Análises Clínicas Imunologia, Hematologia, Parasitologia Análises de Alimentos Fisiologia

Materiais para aula prática Jaleco branco Apostila da aula prática Lápis 2b Lápis de cor Borracha, apontador

Vera Andrade