“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AÇÃO SOCIAL. A ENTIDADE Quem Somos Somos pessoas de todos os credos, raças, cores e classes sociais unidas com a única intenção de fazermos o bem. Procuramos.
Advertisements

A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
M OVIE M AKER : P RODUÇÃO DE FILMES. PRODUZIR FILMES COM O WINDOWS LIVE MOVIE MAKER  Contextualização  Windows Live Movie Maker – características gerais.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO.
Plano Estratégico Junho Transferência de conhecimento Organização de eventos de partilha de experiências Criação de um conselho consultivo por escola.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
INQUÉRITO À INSERÇÃO NA VIDA ACTIVA AOS EX-FORMANDOS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO INICIAL Janeiro 2010 Principais Resultados.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 16 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Aula Teórica nº 12 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 4 Complementar: Frank e Bernanke (2003), cap. 29 (secção “Taxas de Câmbio”) Sumário:
Aula Teórica nº 19 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9.3. Taxa de juro e procura agregada 9.4. Crescimento monetário.
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos Educação Ambiental 2006/ de Setembro de 2005 Plano de Actividades de.
1 Out / 2010 BRASIL – FUNDOS IMOBILIÁRIOS Quadro Regulatório e de Fiscalidade.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Workshop Arrisca C ’12 Da ideia ao Negócio Jorge Figueira 3 outubro 2012.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
2013/2014. Este projeto teve como principal objetivo criar um espírito de cidadania e solidariedade nas crianças que, por serem ainda pequenas, têm mais.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Aula Teórica nº 2 Sumário: 2. Medição da Actividade Económica e das Variáveis Económicas 2.1. Medição do produto e do desemprego Medição do produto.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Freguesia Concelho Distrito
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO DE 2005 PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM 2005.
INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CENTRO DE EMPREGO DE BEJA DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO Rui Palma.
SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Capitalista Socialista Misto
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
CARTÃO de AUTORIZAÇÃO CONDICIONADA de CIRCULAÇÃO na COVA da IRIA nos Períodos de maior Peregrinação Fátima, 20 de Abril de 2010 APRESENTAÇÃO do CARTÃO.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
WEBSITE APRESENTAÇÃO DO PLANO SITE. WebSites TER UM SITE SE TORNOU UM ITEM NECESSÁRIO NO PLANO DE MARKETING DE QUALQUER EMPRESA. O SITE É UMA FERRAMENTA.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
ORIGEM E DESTINO A inocência da nossa infância descansa numa profunda falta de conhecimento, sobretudo de nós mesmos. “Quem somos” é uma resposta que só.
BENS PÚBLICOS E BENS PRIVADOS
As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser.
A APAHE é a associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias constituída como associação em 2006 e como IPSS em 2007.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
DE UMA TEORIA DA JUSTIÇA A UMA IDEIA DE JUSTIÇA A justiça é imparcial! A justiça é cega! Zelar pela justiça!
“ LER É TER CORAGEM PARA O FAZER”.  Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da equipa, com vista a elevar os níveis de sucesso dos alunos.  Envolver.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

“Roupa Usada dá Projeto Social”

O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar a actividade de recolha de roupa usada da sua empresa à promoção de projectos sociais, dando trabalho a várias cooperativas sociais. Como líder de mercado,entrega grande parte do seu trabalho a estas cooperativas. Em Portugal pensou que o nosso país poderia beneficiar não só da entrada de capital estrangeiro, mas também das mesmas vantagens a nível social que em Itália. Iniciou o Projeto Amigo em 2012 e, tal como no seu país, realizou parcerias com as Cáritas Diocesanas, fazendo todo o investimento associado ao projecto. A criação e desenvolvimento deste projecto baseia-se em princípios de responsabilidade Social Corporativa através da partilha de lucros. ORIGEM

O Projeto Amigo é um projecto de recolha e revalorização de roupa usada doada e que compreende 3 vertentes a nível social, todas elas de igual importância: I – Doação de Roupa: Parte da roupa angariada é canalizada para os Centros Cáritas ou Lojas Solidárias e doada, gratuitamente, a pessoas directamente ou redistribuída através de paróquias ou outras instituições, a quem dela precise. Muitas paróquias ou instituições ficaram aliviadas pois não tinham capacidade para gerir a muita roupa que lhes era entregue. Outras, que desde há muito tempo tinham esta actividade de recolha de roupa organizada, quiseram mantê-la. Com a possibilidade da colocação de um contentor junto ao local onde recebem a roupa, veio permitir uma melhor gestão do stock e, naturalmente, do processo de entrega de roupa. OBJECTIVOS

II – Angariação de Fundos: A roupa excedente é revalorizada, permitindo gerar receitas que são canalizadas ou para as Cáritas que as redistribuem pelas paróquias ou, noutros casos, para fundos da Igreja permitindo, assim, dar resposta a situações de grave carência identificadas e/ou sinalizadas pelas paróquias. Esta é uma situação particularmente importante para todos, sobretudo em altura de crise, quando os apoios sociais disponíveis são, muitas vezes, insuficientes.

III – Criação de Emprego: Todo o trabalho de logística associado à recolha, triagem, revalorização da roupa, colocação e manutenção dos contentores é assegurado por uma cooperativa social - a Cooperativa Projeto Esperança. Neste momento, estão empregadas mais de 30 pessoas. O Projeto Amigo dá prioridade a pessoas desempregadas de longa duração ou com maiores dificuldades de inserção profissional. O aumento do número de contentores colocados é, por esta razão, muito importante! Quanto maior for o número de contentores existentes mais postos de trabalho serão criados.

Com as verbas geradas, no ano de 2015 foi possível dar apoio a mais de 95% dos pedidos de famílias acompanhadas por Paróquias, Grupos Paroquiais de Acção Social ou Centro Sociais Paroquiais e, em alguns casos, Juntas de Freguesia, destacando-se o apoio em rendas de casa, pagamento de serviços de abastecimento básico e próteses oculares e dentárias. Assim, é muito importante a colocação do maior número de contentores possível, quer junto às igrejas, quer na via pública, através do contacto com as câmaras e/ou juntas de freguesia e com empresas privadas, pois só assim o Projeto Amigo terá dimensão para se auto-sustentar e atingir objectivos interessantes. No caso das igrejas é, particularmente, importante pois é um projecto da Igreja para a Igreja. No caso do apoio de empresas privadas, enquadra-se perfeitamente no seu importantíssimo papel da responsabilidade social. ACÇÃO

O Projeto Amigo distingue-se totalmente de outros projectos semelhantes pelos seus objectivos ou sua filosofia, tendo em comum apenas a actividade da recolha de roupa. Neste projecto quer as verbas geradas quer o emprego criado têm objectivos totalmente sociais, casando em perfeição os resultados empresariais com as necessidades sociais mais urgentes. Por outro lado, o Projeto Amigo é um projecto puramente social e é desenvolvido apenas através das Cáritas Diocesanas que o queiram abraçar. PARTICULARIDADES