IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Formação em ação Segundo Semestre..
Pedagogia da pesquisa-ação
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Projeto Ensino com novas metodologias Professora Marta Roque Branco
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Quando falamos em aprender...
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
ANALISE CRITICA Prof. Ms. Cid Hernandes.
Antonia Silva Lima Azevedo
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Uma abordagem curiosa e divertida
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
MEDIAÇÃO.
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Metodologia da Pesquisa Científica
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
24/04/2015 (arquivo editado pelos alunos).  Valorização da experiência  “saber é poder” A observação é essencial para comprovar os modelos racionais.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Professor(es) Apresentador(es):
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
Uso do celular nas escolas nome: Samuel n 26 série 5ano B.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK

A argumentação no Ensino de Ciências Aspectos Teóricos e Práticos. Professora PDE: Ana Lidia Ossak Área: Ciências NRE: Maringá Orientadora: Profª. Drª. Luzia Marta Bellini-UEM Escola de Implementação: CE Rui Barbosa–EFM Publico alvo: Professores de Ensino Fundamental e Médio.

JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO o presente estudo nasceu da necessidade de conhecer como se dá a argumentação em sala de aula no contexto das aulas de Ciências. o presente estudo nasceu da necessidade de conhecer como se dá a argumentação em sala de aula no contexto das aulas de Ciências. Para esta tarefa foi imprescindível o levantamento de referencial teórico a respeito da retórica e do papel dos argumentos na situação de ensino. Para esta tarefa foi imprescindível o levantamento de referencial teórico a respeito da retórica e do papel dos argumentos na situação de ensino. A fundamentação básica é de Aristóteles, Breton (2003), Reboul (2004) e de Perelman (2004; 2005). A fundamentação básica é de Aristóteles, Breton (2003), Reboul (2004) e de Perelman (2004; 2005).

JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO O mundo está estruturado na linguagem que expressa um sentido comum aos que a utilizam. O ente da linguagem apresenta um sentido a quem fala e a quem a ouve e a interpreta. Conversar e convencer é atividade essencial na vida humana e especialmente na atividade de docência. Todo professor é um professor de linguagem, e essa reflete os conhecimentos comuns da comunidade nas quais determinados sujeitos estão inseridos. O mundo está estruturado na linguagem que expressa um sentido comum aos que a utilizam. O ente da linguagem apresenta um sentido a quem fala e a quem a ouve e a interpreta. Conversar e convencer é atividade essencial na vida humana e especialmente na atividade de docência. Todo professor é um professor de linguagem, e essa reflete os conhecimentos comuns da comunidade nas quais determinados sujeitos estão inseridos.

JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO O professor ensina o aluno a falar, não apenas como um meio de comunicação; ele promoverá mudanças em seu raciocínio lógico; conduzirá o pensamento a uma determinada direção, por um caminho seguro. Para isso, precisa conhecer o caminho a ser percorrido. Ele precisa conhecer a estrutura da retórica, ou seja, da arte de instruir e de ensinar. Dessa maneira melhorará sua condição de conduzir o aluno ao conhecimento pelo raciocínio lógico, ao logos. O professor ensina o aluno a falar, não apenas como um meio de comunicação; ele promoverá mudanças em seu raciocínio lógico; conduzirá o pensamento a uma determinada direção, por um caminho seguro. Para isso, precisa conhecer o caminho a ser percorrido. Ele precisa conhecer a estrutura da retórica, ou seja, da arte de instruir e de ensinar. Dessa maneira melhorará sua condição de conduzir o aluno ao conhecimento pelo raciocínio lógico, ao logos.

Continua...