Atuação e DESAFIOS de STARTUPS e INCUBADORAS de empresas no contexto do desenvolvimento econômico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
Advertisements

Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
CAMPINAS. Entidades de Apoio “Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar” Empresas e Empreendedores “Temos bons Projetos mas não conseguimos.
Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial Mireya Eugenia Valencia Perafán Viçosa, 30 de junho de 2016.
Economia Solidária Cirandas.net Cadastro / login na ferramenta.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Progredir juntos!! Desenvolvimento de Diálogo Político para Promoção de Investimentos no Brasil (AGIR:
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
Hospitais, Clínicas e Serviços de Saúde. A LCC Gerenciamento & Consultoria Com 35 anos de experiência no Gerenciamento de Grandes Projetos Industriais.
O empreendedorismo é um tema que está bem em alta nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, ao grande aumento de profissionais que optaram por.
Seminário da Fundação Rotária — Distrito 4510 Presidente Prudente 20/8/2011 – Bauru 21/8/2011 Seminário Distrital da Fundação Rotária para distritos não.
FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG  Abertura;  Vídeo: conceito de ética.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
2ª Encontro do Fórum de Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do RS
Apresentação ao Pleno do CONIF Maceió/AL, 07 de dezembro de 2016
O QUE É O PROJETO? O Projeto Metal Mechanical Solutions Brazil é uma iniciativa do SINDMEC – Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais.
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
O IEL atua há 16 anos na capacitação de empresas
ISEC, 2 de Março Nuno Nascimento.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
Destinos Turísticos Inteligentes
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
FONTES DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM BIOTECNOLOGIA:
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
EXPERIÊNCIA DA INCUBADORA DE COOPERATIVAS – INCUBACOOP
Tendências em modelos de gestão: algumas
Gerência Contábil Fiscal
Nilda Távora Médica Veterinária Coordenadora Técnica.
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
pelo Desenvolvimento Sustentável
Grupo de Estudos Observatório de Políticas Públicas
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Eduardo Manuel de Freitas Jorge
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Geraldo augusto da silva
Atividades econômicas do primeiro setor
Aceleradoras de Startup
Sindicatos empresariais: os desafios da representatividade
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Financiar o Presente a olhar para o Futuro
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Treinamento e Desenvolvimento
Grandes Desafios da Informática
RISCO DE CHEIAS E INUNDACOES
I Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
Desenvolvimento sustentável para MPE
Novo Marco Legal de CT&I e os principais destaques para os ambientes de inovação SEMINÁRIO: IMPACTOS DO MARCO LEGAL DE CT&I PARA OS AMBIENTES DE INOVAÇÃO.
Marco Legal da Inovação no Brasil
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Plataforma de Ensino a Distância para Grandes Audiências
PROGRAMAS PROFISSIONAIS Coordenador de Área Paulo J. P
Agenda I. O Programa Centelha II. Como inscrever uma ideia inovadora.
Transcrição da apresentação:

Atuação e DESAFIOS de STARTUPS e INCUBADORAS de empresas no contexto do desenvolvimento econômico

Uma agenda em prol dos pequenos negócios com potencial de ALTO IMPACTO: Um pequeno negócio com potencial de alto impacto é uma empresa que apresenta grande ambição e potencial de crescimento e possui elevada capacidade de se diferenciar e gerar valor por meio da inovação. Ex.: STARTUPS, EMPRESAS INCUBADAS

Grupo de pessoas ou empresas nascentes que, em um CENÁRIO DE INCERTEZA, buscam MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES (em sua maioria utilizando-se da tecnologia), altamente REPETÍVEIS e ESCALÁVEIS, que passam por um período de experimentação no qual as ideias são testadas e validadas por meio de metodologias ágeis de gestão (CULTURA STARTUP), com potencial de CRESCIMENTO RÁPIDO no mercado.

DESAFIOS para criação e disseminação dos negócios com potencial de ALTO IMPACTO: Uso da TECNOLOGIA Acesso ao CAPITAL EMPREENDEDOR Busca pelo CONHECIMENTO Maturidade e CULTURA empreendedora Ambiente REGULATÓRIO Pensamento COLETIVO Acesso ao MERCADO

DIRETRIZ 1 Disseminar a cultura do empreendedorismo de alto impacto e impulsionar a geração de novas empresas. Criar programa de incentivo à inovação por meio de parcerias entre universidades e pequenas empresas; Divulgar cases nacionais de sucesso relacionados ao empreendedorismo de alto impacto; Promover a melhoria da capacidade de gestão da inovação nas pequenas empresas.

Promover educação e conhecimento para empreendedores sobre a dinâmica do mercado de capitais e fontes de recursos financeiros; Promover adaptações a programas de acesso à tecnologia para atendimento a demanda das empresas de alto impacto; Criar, junto com outros parceiros do ecossistema nacional de inovação, um modelo one-stop-shop (serviço completo) que facilite o acesso a diferentes instrumentos de apoio. DIRETRIZ 2 Simplificar e diversificar os instrumentos de acesso a capital pelas pequenas empresas de alto impacto.

Estruturar plataformas de inteligência tecnológica setoriais que disponibilizariam para as pequenas empresas: estudos de tendências, infraestrutura disponível, parceiros potenciais, boas práticas de cooperação; Capacitar tecnicamente pequenas empresas de alto impacto para a absorção de tecnologias; Articular o uso compartilhado de laboratórios de universidades pelas pequenas empresas. DIRETRIZ 3 Identificar as oportunidades e induzir o desenvolvimento tecnológico da pequena empresa.

Intensificar a troca de empreendedores entre países, atraindo empreendedores para o País e levando negócios brasileiros para fora; Promoção e ampliação do escopo da plataforma iTec (MCTI) como vitrine para aproximação de empresas de alto impacto com o mercado através de desafios de negócio; Promover a conexão de empreendedores de alto potencial com grandes empresas, por exemplo, através de projetos e programas de mentoring de pequenas empresas por executivos. DIRETRIZ 4 Apoiar a inserção dos pequenos negócios na cadeias de valor das médias e grandes empresas.

Atuar como formador, articulador, líder, coordenador de uma rede para transformar pequenos negócios com alto potencial em grandes empresas; Mapear a atuação e aproximar-se dos atores, organizações e iniciativas por onde navegam os pequenos negócios de alto impacto (aceleradoras, rede de anjos, espaços de co-working, programas de aceleração, fundos de investimento, incubadoras corporativas). DIRETRIZ 5 Atuar e estabelecer-se como articulador e promotor dos empreendimentos de alto impacto do País.

Utilizar de metodologias e da adaptação de conteúdos internacionais (Lean Startup, Design Thinking, etc) para o Brasil; Promover mentorias focadas, incluindo capacitações para a segunda linha de sucessão visando garantir a sustentabilidade futura do negócio. DIRETRIZ 6 Disseminar conteúdo e promover a capacitação dos negócios de alto impacto.

Descentralização das atividades do INPI; Uso do poder de compra para promover o desenvolvimento de pequenas empresas de alto impacto; Revisão do marco jurídico para dar mais segurança e incentivos fiscais para o investimento de risco. DIRETRIZ 7 Fortalecer atuação na articulação de mudanças regulatórias e jurídicas para melhoria do ambiente de negócio das pequenas empresas de alto impacto.

Redução dos procedimentos burocráticos e unificação dos mecanismos legais e identidades em todas as esferas, tendo como referencial os mecanismos globalmente aceitos. e as métricas do “Doing Business” (atenção aos tópicos de maior impacto nas MPE). Redirecionamento do regime tributário de forma a estimular o crescimento das empresas de alto impacto (p.e.: a empresa não deixaria de ter apoio por deixar de ser pequena). DIRETRIZ 7 Fortalecer atuação na articulação de mudanças regulatórias e jurídicas para melhoria do ambiente de negócio das pequenas empresas de alto impacto.

INCUBADORAS NO BRASIL NÚMEROS

Heloísa Menezes Diretora Técnica Sebrae Nacional