Www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Advertisements

Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Anthony Giddens O Mundo na Era da Globalização. O conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
B RASIL 2035 Incertezas– Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A CRISE DE 1929 O contexto econômico.. Equipe: Andrei João Laisa Philip.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Geografia – Nova ordem mundial - UD I a III
O Poderio Económico dos EUA
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Geografia das redes Unidade 1.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Da geopolítica do pós-guerra à globalização
REVISÃO DE CONTEÚDOS Geografia 3º ANO
China – país de economia socialista de mercado
Marina nº11 Tiago nº22 Mariana nº10 Tânia nº19
Globalização e territórios
Preparatório EsPCEx História Geral
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
História Econômica Geral
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
Segunda Revolução Industrial
Formação do mundo atual
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES
O Brasil e a globalização – Blocos econômicos
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Dimensões e Consequências
Grupo dos Sete (G-7) Países membros: EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Pais líder: Estados Unidos. Superfície terrestre total:
IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional
A Nova Ordem Mundial.
MARKETING INTERNACIONAL
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
A Economia Mundial Atualmente, podemos dizer que a ordem econômica mundial é multipolar, ou seja, os polos de desenvolvimento econômico estão espalhados.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Preparatório EsPCEx História Geral
Globalização e blocos econômicos
China regiões autônomas e províncias
Quiz – Globalização e blocos econômicos
Para compreender a Globalização
Os diferentes níveis de desenvolvimento
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
A CRISE DE 1929.
Os principais fluxos migratórios
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Preparatório EsPCEx História Geral
GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
Geografia – Professor Fernando
INDUSTRIALIZAÇÃO Prof° Israel Frois.
Tigres Asiáticos (Crescimento e estabilidade) 20 de setembro de 2016
China regiões autônomas e províncias
O Outro lado da globalização
I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

Ciências Humanas e suas Tecnologias 2 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL Índice Globalização Empresas transnacionais Sistema financeiro mundial Bolsa e capital especulativo G8 e G20

Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL Globalização Globalização é a fase atual de expansão do capitalismo financeiro e monopolista no espaço mundial, num processo que marca a nova ordem econômica mundial, especialmente a partir da década de A globalização caracteriza-se pela aceleração da velocidade dos fluxos de capital, mercadorias, pessoas e informações no mundo, em decorrência da inovação científica e tecnológica nas áreas de informática, telecomunicações e transportes, de modo que os lugares, por mais distantes que sejam uns dos outros, estão cada vez mais interdependentes. A partir da década de 1990, ampliou-se a utilização da telefonia celular e da internet telefones, porém de forma socialmente desigual. Nos países subdesenvolvidos, parte da população sofre com a exclusão digital

Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL as empresas transnacionais As transnacionais, atores principais no processo de globalização, controlam e atuam nos principais setores da economia mundial: finanças, indústria, agronegócios, mineração, serviços, comércio e entretenimento (cinema, vídeo, música e televisão). As matrizes das transnacionais localizam-se principalmente nos países desenvolvidos e em alguns emergentes. Os países com maior número de transnacionais são os desenvolvidos, com liderança dos Estados Unidos. A expansão das transnacionais pelo mundo explica parte da industrialização de alguns países subdesenvolvidos emergentes (mercados em expansão), os chamados NIPs (Novos Países Industrializados), como é o caso de: Brasil, México, Argentina, África do Sul, Índia, Coreia do Sul, Malásia, Indonésia, entre muitos outros. Vantagens dos países subdesenvolvidos para transnacionais: mão de obra barata, incentivos fiscais, matéria-prima e energia a baixo custo, mercados consumidores internos em expansão e facilidades para exportação.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL Sistema financeiro mundial As finanças em escala global são lideradas por grandes bancos, instituições e Bolsas de Valores, em sua maioria situados nos países desenvolvidos, que estão no centro do sistema capitalista. Organismos como o FMI e o Banco Mundial, ambos com sede em Washington (EUA), são responsáveis pela regulação do sistema financeiro mundial. Bolsas e capital especulativo Principalmente a partir da década de 1990, com a globalização em curso, ampliaram-se os fluxos de capital especulativo no sistema financeiro internacional. Enormes somas de capitais deslocam-se de um lugar para o outro do mundo, num tempo quase instantâneo. Essa volatilidade dos capitais especulativos é um dos principais motivos de instabilidade nos países emergentes, quando os recursos são retirados de forma muito rápida e sem formas de controle rígido pelos governos nacionais.

Ciências Humanas e suas Tecnologias 6 Geografia Capítulo 28 AULA DIGITAL G8 O G8 (Grupo dos Oito) reúne os sete países capitalistas desenvolvidos com maior PIB do planeta somados a um país emergente: a Rússia. O grupo foi criado em 1975 e vem realizando reuniões anuais dos presidentes e primeiros ministros para debater os rumos da economia mundial e questões geopolíticas. O grupo é integrado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia, convidada a participar na década de 1990 em vista de seu poderio geopolítico e militar. G20 (Grandes Economias ou Finanças) O grupo G20, foi criado com a finalidade de discutir o sistema financeiro e tomar medidas para garantir a sua estabilidade e prevenir crises. O grupo é formado pelos 19 países com os maiores PIB’s do mundo + União Europeia enquanto bloco econômico.