Www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 7. Ecologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Advertisements

Lugar, paisagem e espaço geográfico
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
A Biosfera Começar O Termo ”Biosfera”. O termo biosfera designa o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats,ou seja, o meio que os rodeia.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
Estudo de ciências no 7º ano!!! Biodiversidade : você sabe o que é? É a variedade de espécies de seres vivos que existe em nosso planeta, assim como a.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 64. Plantas com Sementes – Gimnospermas.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 63. Plantas Vasculares – Pteridófitas.
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS BIOLOGIA Próximo Caderno 1 » Capítulo 1 FUNDAMENTOS.
Prof.: Anderson Marques de Souza 2017
ECOLOGIA IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA
Aula: Níveis de Organização
Geo – Terra Graphien – Descrever
Ecologia: conceitos básicos
Hábitats Naturais Universidade de São Paulo
Ciências Naturais – 8.º ano
O que é Ecologia?.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diversidade Biológica
Perturbações no equílibrio dos Ecossistemas
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
ECOLOGIA.
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
Diversidade na Biosfera
Gestão estratégica.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Professor Hélcio Marques Junior Biólogo Eps Docência Universitária
Aula: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Ciências Naturais – 8.º ano
Kamila Drequeceler Patrícia Martins Priscilla Bittar
CONTROLE DE PRAGAS Ecologia dos insetos
ESTRUTURA DA TERRA.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
DINÂMICA DE POPULAÇÕES
Ciências Naturais – 8.º ano
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Ecologia A ciências da natureza.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Conceitos básicos da ecologia
CAPÍTULO I Onde Existe Vida ?.
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Ecologia - conceitos importantes
Fundamentos em Ecologia
Ecologia.
ORGANISMO.
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
SERES VIVOS.
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
Introdução e Conceituação
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Diversidade da vida.
ECOLOGIA Conceitos fundamentais.
Prof: Marcus Ferrassoli
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Transcrição da apresentação:

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 7. Ecologia

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL Índice Conceitos Básicos Níveis de Organização da Vida Comunidades Biótopo Ecossistemas A Biosfera Habitat e Nicho Ecológico

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL O termo Ecologia vem da palavra oikos = casa + logos = estudo. O objetivo central da Ecologia é esclarecer como os indivíduos das diferentes espécies de seres vivos interagem no seu dia a dia com outros indivíduos de sua própria espécie e de espécies diferentes e ainda, como os seres vivos interagem com as características físicas e químicas do ambiente. Conceitos Básicos

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL Fatores como:  temperatura;  qualidade e quantidade de água disponível;  umidade do ar;  transparência da atmosfera e da água e  quantidade de luz que chega à superfície influenciam os seres vivos e são por eles influenciados. Portanto, a vida deve ser estudada não só do ponto de vista dos indivíduos e de seus componentes (células, tecidos etc.), mas também no seu aspecto mais coletivo, isto é, nas relações dos indivíduos entre si e destes com o ambiente que os cerca. Conceitos Básicos

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL Níveis de Organização da Vida Talvez a unidade viva mais primária seja a célula. Um conjunto organizado de células especializadas forma um tecido. Um conjunto organizado de tecidos especializados forma um órgão. Um conjunto de órgãos especializados em funções específicas forma um aparelho ou sistema. Um conjunto de sistemas de funções complementares funcionando de maneira coordenada forma um indivíduo. Mas a vida possui níveis de organização que vão além do indivíduo.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL Um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que compartilha o mesmo local forma uma população. As populações têm características de sistema: seus elementos (indivíduos) relacionam-se entre si de maneira padronizada, segundo tendências que podem ser descritas como características desse grupo em particular. Por isso, uma população bem estudada pode revelar padrões que permitam fazer previsões sobre seu comportamento futuro. População

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL Comunidades As populações não costumam viver isoladamente, geralmente compartilham seus locais geográficos com populações de outras espécies, formando sistemas chamados de comunidades ou biocenoses ou biotas. As comunidades também apresentam características de sistema porque as populações que as compõem interagem umas com as outras segundo tendências padronizadas que podem ser descritas. As comunidades normalmente são formadas por uma grande riqueza de tipos de organismos que interagem de formas bastante complexas e diversificadas.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL As condições ambientais — características físicas e químicas de um local geográfico, como relevo, tipo de solo, quantidade e qualidade de água, condições atmosféricas (pressão, teor de gases, transparência) e iluminação, entre outros — são fatores que tanto afetam os seres vivos como por eles são afetados. A descrição desses fatores é o biótopo (do grego, bios = vida; topos = lugar), o local em que vive a comunidade. Biótopo

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 9 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL As interações entre os fatores vivos, a comunidade (fatores bióticos) e os fatores não vivos (abióticos) de determinado local geográfico também apresentam características de sistema, isto é, apresentam tendências regulares que podem ser observadas e descritas. O sistema formado por essas interações chama-se ecossistema. Um ecossistema é formado por fatores bióticos e abióticos em constante interação. Ecossistemas

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 10 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL A Biosfera Atualmente, muitas pesquisas têm revelado que as alterações globais são reflexos da complexidade das interações entre os diversos componentes da biosfera. Alguns pesquisadores chegam mesmo a comparar a biosfera com um organismo vivo e os diferentes ecossistemas como componentes equivalentes a órgãos ou sistemas fisiológicos capazes de compensar alterações naturais e provocadas pelo homem para manter as condições de equilíbrio da própria biosfera.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 11 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL Entretanto, como em todo sistema complexo, há limitações para a capacidade de compensação da biosfera e a humanidade tem se mostrado um fator de desequilíbrio tão poderoso que pode levar a biosfera a extenuar seus recursos e entrar num ciclo de desequilíbrios potencialmente letais para si própria, como acontece com um organismo quando é atingido por uma grave doença. A Biosfera A história conhecida de nosso planeta mostra que não é a primeira vez que fortes alterações ameaçam a integridade da vida como a conhecemos. A dinâmica da geologia do planeta, com seus vulcões, acomodações da crosta e suas consequências sobre os oceanos e atmosfera, já disparou, em diversos momentos do passado, intensas alterações sobre as comunidades de seres vivos, não raro, causando extinções em massa por todo o planeta.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 12 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL A Biosfera Nos últimos cem mil anos, a espécie humana passou por uma expansão crítica e atualmente é capaz de dobrar o número de habitantes do planeta a cada 25 anos, crescimento que só foi possível graças ao desenvolvimento tecnológico, que nos tornou extremamente dependentes de uma quantidade imensa de recursos naturais. Para compreender a dimensão do problema, imagine que você mora em uma casa em que o número de pessoas dobre a cada 25 meses. Certamente, num curto período de tempo, a situação se tornaria inviável. Como conseguir espaço e alimento para todos? O que fazer com o lixo gerado por tantas pessoas?

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 13 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL A Biosfera Esses problemas que vivemos atualmente em escala planetária demandam uma ação imediata e intensa da própria humanidade, que adquiriu a condição de atuar como elemento decisivo, tanto na manutenção como na destruição da biosfera como a conhecemos.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 14 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL Níveis de Organização da Vida Resumindo...

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 15 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL Habitat e Nicho Ecológico A descrição de um ecossistema é uma tarefa complexa, que pode ser iniciada tanto pela descrição do biótopo (fatores abióticos) como da comunidade de seres vivos. A descrição da comunidade passa pelo levantamento das principais espécies que estão presentes através de suas populações. Cada população ocupa um espaço em sua comunidade, que pode ser descrito pelos locais do espaço geográfico que os indivíduos normalmente ocupam, seu habitat, como também pelas atividades inerentes a seu estilo de vida, seu nicho ecológico.

Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 16 BIOLOGIA Capítulo 7 AULA DIGITAL O termo habitat compara-se ao “endereço” de cada espécie, os locais do ecossistema que seus indivíduos costumam frequentar. Embora todas as espécies de um ecossistema convivam de alguma forma, cada uma ocupa os locais mais apropriados a suas características anatômicas e às suas exigências de sobrevivência individual e de reprodução. Para descrever o habitat de uma espécie ou população, os pesquisadores tomam como referência o local em que elas se reproduzem. Por exemplo:  o habitat do leão africano (panthera leo) é a savana da África;  o habitat do crocodilo africano é composto pelos rios da África;  o habitat da ararinha azul (Cyanopsita spixii) é o norte do Brasil;  o habitat da onça pintada, uma espécie bastante cosmopolita (que pode ser encontrada em vários ecossistemas do continente sul e centro americanos), vai desde as matas fechadas da Amazônia até os serrados e campos do sul da América do Sul. Habitat e Nicho Ecológico