O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Advertisements

Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Texto verbal, não verbal e sincrético
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Comunicação e Redação Empresarial
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Gênero Textual e Sequência Textual
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Redação_ Linguagem Visual e Verbal
O Texto Dramático A Representação Teatral
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
A Banda Desenhada Susana Silva.
P-ARTE A ARTE DAS PALAVRAS
Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues
Texto, gênero e discurso
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
Celebrar e Crescer na Fé
Vamos estudar banda desenhada!
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
TEXTOS DA TRADIÇÃO POPULAR
Informação não-verbal
CONTO E CRÔNICA.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
o valor semântico, do qual depende sua coerência;
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
TIPOLOGIA TEXTUAL.
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Gênero Textual e Seqüência Textual
Prof. Jonathan Florentino da Silva UFMG
Os meus itinerários FICHA FORMATIVA
Todas as cartas de amor são Ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem Também escrevi em meu tempo cartas de amor, Como as outras,
Comunicação e expressão
Funções da Linguagem Profª Suzete
Escrita Criativa Turma 4ºC - Através dos cartões e /ou dados de imagens vais inventar uma história, a qual será colocada nesta plataforma.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
Funções da Linguagem.
A COMUNICAÇÃO.
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Estrutura da frase em português.
Profª Jhéssica N. R de Araújo
Página 52, 53 (exercícios 4 a 6) e 57 (exercício 1 e 2)
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Conteúdo Gênero textual
O que é Comunicação?.
I – inTrodução à linguística:
Ciclo Narrativo Estudo.
Situação de aprendizagem 1 Comunicação: palavras no mural.
Comunicação.
Histórias em Quadrinhos
I – inTrodução à linguística:
ESCREVER AQUI O TÍTULO EM LETRA MAIÚSCULA
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
CURSO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO. Oratória é a arte de falar em público, de saber convencer pela palavra. Tem como sinônimos, retórica, que é a arte do.
Transcrição da apresentação:

O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?

Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.

A linguagem pode ser não verbal? Ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas de utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

Exemplos de linguagem não verbal O semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito...

Exemplos de linguagem verbal Um texto narrativo, uma carta, um diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete, uma receita, um poema, uma bula de remédio, um rótulo...

Existe linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo? A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

No texto narrativo No texto narrativo, que é transmitido por meio de linguagem verbal, encontramos elementos que são essenciais para entendermos a história: Personagens Tempo Espaço Desfecho

Elementos da narrativa Personagens: quem participa dos acontecimentos. Tempo: quando acontecem. Espaço: ambiente onde acontecem. Desfecho: solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Produzindo uma narrativa Imagine como os pinguins da charge chegaram a esta situação e escreva uma narrativa. Não esqueça de apresentar os personagens, de dizer quando e onde acontece a história e de dar um desfecho à ela.