E.E.E.M.DR. JOSÉ DUARTE FILHO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR: CHARLLYS TERAPIA GÊNICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEDICINA GENÔMICA Prof. MSc. Hélio Alves.
Advertisements

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Profª Joyce Munarski Pernigotti. ABORTO REPRODUÇÃO ASSISTIDA TERAPIA GÊNICA CLONAGEM FERTILIZAÇÃO “IN VITRO” EUTANÁSIA USO DE TECIDOS HUMANOS DOAÇÃO DE.
Acrocefalossindactilia ou Síndrome de Pfeiffer
Engenharia genética. A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade.
Classificação dos Métodos de Ensino:
A SÍNTESE DE PROTEÍNAS A SÍNTESE DE PROTEÍNAS. TRADUÇÃO (Síntese de Proteínas)  Envolve os três tipos de RNAs (RNA-m, RNA-r e RNA-t). ETAPAS 1)INICIAÇÃO.
BIOLOGIA A (Profª Lara) Livro Texto Capítulo 7(Itens 8 ao 19 ) Caderno 2 Aulas 21 a 24.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS – PUC-Goiás Escola de Ciências Sociais e da Saúde Curso de Enfermagem INDICADORES DE MORBIDADE Taxa de Incidência.
FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À CIÊNCIA AMBIENTAL Prof. Herondino dos Santos Filho.
GENÉTICA 1º Lei de Mendel
Síntese de proteínas. Realiza o processo de tradução.
Elaboração de um projeto de pesquisa
Sistema Integrado de Registo Académico(eSira) Eng. José Tafula & Eng. Ussimane Maria Direcção do Curso de Engenharia Informática.
História Natural da Doença
Ética na Pesquisa com seres humanos e animais
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #1 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA → OS AGENTES RESPONSÁVEIS PELA TRANSMISSÃO DAS CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS.
Clonagem Capítulo 5.
ENGENHARIA GENÉTICA.
Universidade de São Paulo
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
Correção das atividades
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará
Angiospermas: Flores, frutos e sementes
PSP 5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Busca e BLAST Dilvan Moreira.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Modelos experimentais em Oncologia
Ciências da Natureza Juçara Bio C
Sociedade, Tecnologia e Ciência
Terapia Gênica.
MUTAÇÕES HEREDITÁRIAS Profº: Rodrigo - Biologia
Biotecnologia Prof:Adauto galiza.
Biotecnologia PROF MARCELLO LASNEAUX AULAS: lasneauxcursos.com.br
Portal do Instalador.
Heredogramas Genética e Evolução. Limitação da lei de Mendel -Registros familiares incompletos -Não geram muitos descendentes -Erro paternidade -Manifestações.
Vacina Genômicas Discente: Cristian Fabiano, Gabriel A. Costa, Gabriel Cornetta, Isadora Santos, Jonathan Almeida, Paloma Yuki.
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Introdução à Biologia Molecular
Instrumentação Laboratorial
Neoplasia.
EPIGENÉTICA.
História Natural da Doença
ATO DE MOBILIZAÇÃO PELAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS)
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Visão Geral do Sistema Imune
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
CONCEITO HANNAH MAMEDE. CONCEITO Organização Mundial de Saúde: “ A Medicina Nuclear é a especialidade que se ocupa com o diagnostico, tratamento e investigação.
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Células tronco, clonagem e transgênico.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Professora: Naillin Ruiz
Relatório A3 Resumo do Projeto
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
Genética.
Seminário de Biologia  Núcleo Celular  Cromossomos  Genoma e genes.
Biotecnologia.
Estudos de Equivalência Nutricional Animais (como ratos, peixes, frangos, porcos e gado) são alimentados com rações produzidas a partir do organismo geneticamente.
Transcrição da apresentação:

E.E.E.M.DR. JOSÉ DUARTE FILHO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR: CHARLLYS TERAPIA GÊNICA

Terapia Gênica é uma terapia em que se usa os genes para o tratamento de uma doença, principalmente as hereditárias. Ela está sendo um sucesso!

 Há 2 tipos de terapia genética: Germinal, quando o gene é transferido para uma célula germinativa(espermatozóides e óvulos), e a Somática, quando o gene é transferido para qualquer tipo de célula.

HISTÓRICO  Primeira Aparição  Essa terapia foi proposta pela primeira vez em1972 num livro chamado “Terapia Genética para doenças genéticas humanas”, a onde ele propôs a transferência de DNA para substituir o DNA defeituoso. A primeiro tentativa ocorreu em 20 de Setembro de 1970.

HISTÓRICO  – Evolução de Ideias Depois da aparição, houve uma evolução. Percebeu-se que há a possibilidade de tratar talassemia, fibrose cística e alguns tipos de cancros. Em 2002 foi publicada na edição de TheScientist que a doença fácilforme foi tratada com sucesso em ratos.

HISTORICO  Em 2007, foi feito um julgamento para o uso da terapia gênica para doenças hereditárias na retina, e seu tratamento teve bons resultados, tendo um aumento da visão, que era abalada pela doença.

HISTORICO Em Setembro de 2009, foi publicado que pesquisadores da Universidade de Washington conseguiram dar a visão tri cromática, sendo uma evolução para o tratamento do daltonismo.

Procedimento  – O Isolamento do Gene Transferir o gene é transferir uma parte do DNA. O gene que deve ser retirado é o responsável pela enfermidade (alteração genética). Quando se localiza o gene responsável, é retirado uma parte do DNA que contém ele através de técnicas de biologia molecular. Um gene é uma porção de DNA que contém a informação necessária para sintetizar uma proteína.

-Modificação -A modificação ocorre de 2 modos: ex vivo e in vivo. No in vivo, o DNA é transferido diretamente na célula dentro do organismo, já no ex vivo, a transferência ocorre em células fora do organismo, podendo elas serem modificadas e depois introduzidas no paciente, além de ser o método mais seguro.

 Transferência  O objetivo da transferência é fazer com que o gene produza grandes quantidades de proteínas para reparar o defeito genético. No método in vivo, a prático geralmente é ineficaz, por isso se aplica normalmente o método ex vivo. Mas todas elas usam os vetores para transferir o DNA.

Questão Ética e Religiosa  – Questão Religiosa  A Igreja Católica, em certo período não aceitava a terapia gênica, mas com a declaração do papa João Paulo II defendendo a ciência, mostrando novos ares. Ela não discorda totalmente, mas apenas com o caso dos embriões. “A ciência pode purificar a religião do erro e da superstição. A religião pode purificar a ciência da idolatria e do falso absolutismo. Cada uma pode conduzir a outra para um mundo mais amplo onde possam florescer.”

Terapia Gênica Germinal terapia gênica germinal desenvolve problemas éticos relativos ao seu uso, que originam inúmeras discussões científicas. Como não alteram apenas o genoma do indivíduo, mas toda a sua descendência, esta técnica pode- se tornar perigosa. Além das questões éticas, esta terapia apresenta inúmeros problemas operacionais: alta taxa de mortalidade; desenvolvimento de tumores e malformações; alteração de embriões potencialmente normais e a irreversibilidade das ações.

Conclusão A ideia de terapia gênica é nova ainda, mas se mostra forte. Então, há ainda muito o que melhorar, melhorar a segurança e os resultados. Ela ainda não é a cura milagrosa para todas as doenças, ou para a morte, mas ela tem um grande potêncial de curar várias doenças graves.