F otossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Advertisements

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Introdução aos processos fermentativos – Primeira parte
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
CICLOS EXTERNOS DA TERRA E SUA RELAÇÃO COM DETERMINADOS COMPONENTES TERRESTRES Disciplina: Planejamento Ambiental Profª. Drª. Valdenira Ferreira dos Santos.
FOTOSSÍNTESE. Principal processo de produção de alimento; Clorofilados captam energia da luz do Sol e a transformam em energia química, armazenada nos.
FOTOSSÍNTESE Muryllo Mendes Possamai. FOTOSSÍNTESE “photos” = luz “síntese” = produzir.
FOTOSSÍNTESE. COMPROVANDO A EXISTÊNCIA DA FOTOSSINTESE As plantas “recuperam” o ar consumido pelo rato (Joseph Priestley, 1772). A A B B C C.
2. RESPIRAÇÃO CELULAR Nas células, os alimentos orgânicos (ex.: glicose) são oxidados, liberando energia necessária às atividades vitais. Energia: armazenada.
José Luís Alves Biologia e Geologia 10º Ano A Célula.
Fermentação alcoólica
2º EM Biologia Professor João C4 | H13, 14, 15 RESPIRAÇÃO CELULAR.
Respiração celular.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Ciências da Natureza e suas
Fotossíntese.
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
Fábio Xavier Wegbecher
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE
Carboidratos Prof. Rafael Barbosa.
Compostos inorgânicos e orgânicos
Nome: Amanda Almeida Bacelar
AULA - 15 QUÍMICA ORGÂNICA ARISTIDES CIPRIANO.
Os três domínios da vida
ORIGEM DA VIDA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E MOLECULAR.
Classificação de cadeias e hidrocarbonetos
Produção de energia através de vias catabólicas
ETAPA ESCURA DA FOTOSSÍNTESE CICLO DE CALVIN
E. E. Ernesto Solon Borges
O AR Página 120.
Aluna: Amanda Almeida Bacelar
Introdução ao conceito de reação Química
METABOLISMO ENERGÉTICO II Fermentação e Respiração
Seres vivos, Ambiente e Energia
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Reino monera Estudo das bactérias.
Metabolismo Energético
Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria
Ciclos Biogeoquímicos
Professora: Luciana Ramalho
Respiração celular.
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Fotossíntese.
Necessidades vitais dos seres vivos
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
Biologia Fisiologia Celular Parte I.
Características gerais dos seres vivos
Ciclo do Nitrogênio Ciclos Biogeoquímicos Ecologia.
Metabolismo Energético
Fotossíntese Biologia Tema: Fotossíntese
Metabolismo Energético
Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos
FOTOSSÍNTESE.
Aminoácidos.
Imagem cedida pela Biblioteca
METABOLISMO Profa Roziana Cunha Cavalcanti Jordão – UPE e CATÒLICA.
Bioenergética II – Respiração Celular
Características Gerais Dos Seres Vivos.
BIOLOGIA.
O que você deve saber sobre
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Atividade dos seres vivos
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
Revisão - Biologia Metabolismo Energético
Transcrição da apresentação:

F otossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa. 12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6.vegetais Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.anabolismoenergia metabolismoadenosina tri-fosfato A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.cadeias alimentaresTerraheterotróficos substâncias orgânicasplantas

A quimiossíntese é a produção de matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar.[1]matéria orgânicaoxidaçãomineraissolar[1] A quimiossíntese divide-se em duas etapas: A formação do NADPH e de ATP, usando a energia fornecida por determinadas reações químicas de oxirredução que ocorrem no meio;NADPHATPenergiaoxirredução A segunda fase é igual á fase escura da fotossíntese: redução de dióxido de carbono, o que conduz à síntese de substâncias orgânicas.fotossíntesedióxido de carbonosíntese A quimiossíntese é realizada principalmente por bactérias, entre as quais as ferrobactérias, as sulfobactérias e as nitrobactérias. Cada uma dessas bactérias utiliza a energia de um mineral que oxida, compostos respectivamente de ferro, enxofre e nitrogénio.bactériasferrobactériassulfobactériasnitrobactériasferroenxofrenitrogénio Comparada à fotossíntese, a taxa da quimiossíntese apresenta uma fração minúscula de produção. Entretanto é muito importante para o ciclo do nitrogênio, onde o nitrogênio é fixado no solo ou nas plantas. Ferrobactérias - oxidam substâncias à base de ferro para conseguirem energia química, já as nitrificantes, ênio, geralmente encontradas livremente no solo ou associadas às plantas, formando nódulos radiculares. A biofixação se inicia com a assimilação no nitrogênio atmosférico, transformando-o em amônia,reagente oxidado pela nitrossomona, resultando em nitrito,e energia para a produção de substâncias orgânicas sustentáveis a esse gênero de bactérias. O nitrito, liberado no solo e absorvido pela nitrobacter, também passa por oxidação, gerando energia química destinada à produção de substâncias orgânicas a esse gênero e nitrato (NO3-), aproveitado pelas plantas na elaboração dos amin oácidosciclo do nitrogênio

. A fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo, chamados nestes casos de fermentos. Um exemplo de fermentação é o processo de transformação dos açúcares das plantas em álcool, tal como ocorre no processo de fabricação da cerveja, cujos etanol e CO2 (gás carbônico) são produzidos a partir do consumo de açúcares presentes no malte, obtido através da cevada germinada.substânciamicroorganismosaçúcaresálcoolcerveja etanolgás carbônico Este é o mesmo processo usado no preparo da massa do pão (ou bolo), onde os fermentos das leveduras ou fungos consomem o açúcar obtido do amido da massa do pão, liberando CO2 (gás carbônico), que aumenta o volume da massa.pãoboloaçúcaramidogás carbônico

Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, Respiração Anaeróbia (sem utilização de oxigênio também chamada de fermentação) e Respiração Aeróbia (com utilização de oxigênio). A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigénio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocondria e o cloroplasto. fermentaçãodióxido de carbono oxigénioglicose Do ponto de vista da fisiologia, o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente é chamado de ventilação, respiração ocorre apenas na célula, operação executada pela mitocondria.fisiologia Do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais. A respiração celular processa-se nas seguintes etapas:bioquímica Glicólise Ciclo de Krebs Cadeia respiratória Fosforilação oxidativa

● Otavio ● Anderson