Toxoplasma gondii ToxoplasmoseZoonose. Parasitose comum, pode ser grave em certas situações no caso de gestantes e HVI + infectados com Toxoplasma. A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Toxoplasma gondii Filo: Apicomplexa Ordem: Eucoccidiida
Advertisements

PARASITOLOGIA Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia
Introdução à Parasitologia
Toxoplasma gondii.
Toxoplasmose Zoonose Toxoplasma gondii Prof: Ueliton Santos.
Parasitologia – Toxoplasmose
TOXOPLASMOSE Toxoplasma gondii Parasitologia – Farmácia
TOXOPLASMOSE ADQUIRIDA
Toxoplasmose Parasitoses em imunodeprimidos.
Toxoplasmose.
Resposta imune humoral a infecção por T. gondii em H. sapiens
Toxoplasmose.
Toxoplasmose congênita
Prof. Pascoal Belico Cária Biologia
Neurotoxoplasmose Doença oportunista.
Toxoplasma gondii.
Dra Daniella Campos Oliveira
Mais conhecida como: doença do gato.
TOXOPLASMOSE.
Professora: Janine Fernandes
Toxoplasma gondii - ciclo sexuado
Toxoplasma gondii TOXOPLASMOSE
TOXOPLASMOSE Toxoplasma gondii Parasitologia – Farmácia
Gustavo Emídio dos Santos Microcefalia. Também conhecida como Nanocefalia, caracteriza-se pela deficiência do crescimento do cérebro, tanto pela dimensão.
(espécies parasitas cels epiteliais homem)
Doenças causadas por Protozoários (Protozooses). 1)Doenças causadas por Sarcodíneos – Amebóides 1.a) Amebíase ou disenteria amebiana Agente etiológico.
Leishmaniose Visceral Americana ou calazar - Brasil  infecção generalizada, crônica caracterizada por:  Febre intermitente com semanas de duração; 
Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior Eduardo F. Sovrani João Vinicius Ferreira Nardi Mario Schepainski Junior.
AMEBÍASE infecção produzida pela Entamoeba histolytica.
Schistossoma mansoni (macho e fêmea)
Malária Também chamada impaludismo ou febre intermitente. Causada por esporozoários do gênero Plasmodim. Os acessos maláricos são cíclicos e caracterizados.
Protozoários. Unicelulares pertecentes ao reino Protoctista. A maioria de vida livre. Algumas espécies são parasitas do homem e de outros animais. Reprodução.
TOXOPLASMOSE COMPONETES :Yarali Batista,Maiara Lima,Poliana Paixão,Adla,Karine,Aline,Elivanilda,
MALÁRIA Plasmodium falciparum (todas regiões tropicais) malária mais grave; P. vivax (áreas tropicais e algumas temperadas) mais distribuida globalmente;
Características Gerais Enfermidade sistêmica, exclusiva do ser humano, conhecida desde o século XV. Agente etiológico: Treponema pallidum. Modo de Transmissão.
Prefeitura Municipal de Araguaína-TO Secretaria Municipal de Saúde. CCZ Rubens Carlos Neves Secretário Municipal de Saúde Bruno Medrado Araújo Superintendente.
Bactérias.
Doenças Bacterianas.
Doenças Tropicais.
Filo Nematelmintos Verminoses causadas por Nematelmintos
PROTOZOÁRIOS.
Doenças infectocontagiosas Rodococose
Giardia duodenalis (Giardia intestinalis, Giardia lamblia)
Síndrome Alcoólica Fetal
 Classe ciliata; vivem intestino grosso suínos; podem parasitar homem
Setor de Uveíte Aline C. F. Lui
Diagnóstico laboratorial da Sífilis
ESQUISTOSSOMOSE Página 107.
IMPORTÂNCIA DOS TESTES SOROLÓGICOS NA PATOLOGIA CLÍNICA
ENTENDA MAIS SOBRE A TOXOPLASMOSE !!
Toxoplasmose na gravidez
Os vírus -são parasitas intracelulares obrigatórios.
TÉTANO. Introdução  O tétano é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo Clostridium tetani, que pode levar à morte.  Estes bacilos podem formar.
SÍFILIS – O que é, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção  É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser.
ÁGUA E SAÚDE. SANEAMENTO BÁSICO É O CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA A MELHORAR E GARANTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO POR MEIO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DA CONSTRUÇÃO.
PROTOZOÁRIOS Professor: Bruno Aleixo Venturi
Protozooses intestinais
BIOLOGIA Protozooses Denis.
TOXOPLASMOSE ADQUIRIDA
Pesquisa de Sífilis Congênita no momento do parto:
Toxoplasma gondii Apicomplexa Intracelular obrigatório Sistêmico Cosmopolita Eurixênico facultativo  Hospedeiro definitivo: felídeos  Hospedeiro intermediário:
Docente: Lorena Franco. Quais imagens temos do HIV? O que o HIV e a aids significam para você, hoje? Como seria sua vida se você fosse portador desse.
Orientadora: Dra. Liú Campello
Professora: Lilia Correia Aluno(a):GISELLE PEREIRA DE SOUSA RAQUEL WELLIA.
Parasitoses Veiculadas por água, alimentos, fômites e outros veículos
PLATELMINTES.
Profa. Dra. Carla Marins Silva
Profa. Dra. Carla Marins Silva
Transcrição da apresentação:

Toxoplasma gondii ToxoplasmoseZoonose

Parasitose comum, pode ser grave em certas situações no caso de gestantes e HVI + infectados com Toxoplasma. A infecção pode ter como hospedeiro intermediário vários mamíferos, principal é o homem. Felídeo mais infectado - o gato, visto que ele é um animal domesticado e freqüentemente transmite a parasitose ao homem.

Felídeos - únicos animais em que o protozoário pode completar o ciclo - hospedeiros definitivos Outros animais, homem, apenas podem manter a fase assexuada - hospedeiros intermediários. Felídeos são infectados ao ingerir o hospedeiro intermediário com Toxoplasma (rato) e isso faz com que eles eliminem oocistos imaturos nas suas fezes.

Morfologia Toxoplasma gondii Oocistos (2 esporocistos com 4 esporozoíto)

Taquizoítos (trofozoítos - forma de banana ou meia-lua)

Bradizoíto (cistos teciduais - forma arredondada)

Transmissão água e alimentos contaminados – oocistos - fezes de gatos; ingestão de oocistos nos jardins, caixas de areia, latas de lixo; mecanicamente através de moscas, baratas, minhocas, e outros; ingestão de cistos teciduais em carnes cruas ou mal cozidas de porco, carneiro, aves, coelho; Congênita.

Ciclo no Gato Ingestão oocistos, cistos ou trofozoítos que migram para epitélio intestinal Por esquizogonia os esporozoítos ou trofozoítos dão origem a esquizontes e merozoítos Merozoitos foram macro e o microgameta dão origem ao oocisto Rompe a célula parasitada e eliminados nas fezes do gato Nas fezes oocisto - 2 esporocistos com 4 esporozoítos

Ingestão oocisto ou cistos– HOMEM (HI) Oocisto se rompe – intestino libera esporozoítos - invadem mucosa Esporozoitos se transformam em taquizoíto - assexuada Rompe célula hospedeira liberando os taquizoítos Invasão novas células - sangue e tecidos parenquimatosos Imunidade reduz o n⁰ parasitas - formação de bradizoítos – forma crônica até reagudização da doença

Taquizoítos no órgão reproduz assexuada formando os bradizoítos (cistos teciduais – infecção do homem – ingestão de carnes bovinos, caprinos, suínos) Provocam reação inflamatória e imunológica com formação de anticorpos que limitam o crescimento do cisto; Cisto permanece em forma latente durante toda a sua vida no hospedeiro. Alterações clínicas só serão observadas caso haja uma queda de imunidade do hospedeiro que proporcionará uma reprodução ativa do parasita e conseqüentemente sintomas clínicos.

Cisto tecidual contendo bradizoíto

Patogenia Doença febril: febre e manchas pelo corpo como sarampo ou rubéola; Podem haver sintomas localizados nos pulmões, coração, fígado ou sistema nervoso; Linfadenite: presença ínguas; Doença ocular: é a doença mais comum no paciente com boa imunidade, inicia com dificuldade para enxergar, inflamação, podendo até terminar em cegueira. Tratamento - base de sulfa e pirimetamina. Cortisona pode também ser indicada para reduzir a inflamação. Não tratada adequadamente, a coriorretinite pode levar à perda parcial ou total da visão.

Toxoplasmose neonatal: – infecção que ocorre no feto quando a gestante fica doente durante a gravidez, – podendo ser sem sintomas até fatal dependendo da idade da gestação; – quanto mais cedo se contaminar, pior a infecção.

Toxoplasmose neonatal: Os achados comuns são: –prematuridade, –baixo peso, –coriorretinite pós-maturidade (inflamação da coróide e retina – edema e opaca ), –estrabismo, –icterícia e hepatomegalia.

Se a infecção ocorre no último trimestre, o bebê: nasce normal, mas com sintomas de comprometimento ganglionar, hepatoesplenomegalia, anemia, miocardite, problemas visuais –Coriorretinite (inflamação da coróide e retina – edema e opaca), –ausência de ganho de peso ou é assintomático.

Se ocorreu no segundo trimestre, o bebê pode: –nascer prematuramente, –mostrando sinais de encefalite com convulsões, –pleocitose - aumento gl brancos relacionado ao processo inflamatório no líquor e calcificações cerebrais. Pode aparecer:. coriorretinite: 90% dos casos. calcificação cerebral: 69% dos casos. perturbação neural: 60% dos casos. micro e macrocefalia: 50% dos casos

No 1º trimestre : geralmente aborto. Indivíduos imunodeprimidos: Toxoplasmose e AIDS/Câncer: imunidade do paciente está muito diminuída, a doença se apresenta de forma muito grave, causando lesões no: – Sistema nervoso; – Pulmões; – Coração; – retina.

Diagnóstico Realizado através de sorologia (métodos imunoenzimáticos e de aglutinação). – IgG –marcador da imunidade ao parasita; – IgM – marcador da infecção aguda parasita. Identificação do parasito também pode ser feita em líquidos orgânicos - líquor e lavado brônquico. Técnicas menos usuais: biópsia, o PCR e o isolamento em animais de laboratório.

Tratamento Indicado nos casos de doença em órgãos como coração, olhos ou durante a gravidez. Pacientes com AIDS o tratamento é obrigatório por tempo indeterminado. – Medicado para o resto da vida para que a doença não volte a se manifestar. Medicamentos não matam o Toxoplasma, apenas o mantém sob controle. Defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.

Gestantes com toxoplasmose comprovada ou mesmo com suspeita da infecção recebem tratamento com a substância Espiramicina, até o nascimento do bebê. Droga diminui até 60% a chance da doença passar para o feto. Avaliação do feto se está contaminado - análise do líquido amniótico ou mesmo do sangue fetal. Se o feto foi atingido, o tratamento é feito com o uso de outros medicamentos que podem impedir a evolução da doença ou mesmo curá-la na fase inicial.

Os bebês devem ser tratados após o nascimento, mesmo não apresentem sinal da infecção. Isso evita seqüelas como a coriorretinite, que pode ocorrer na primeira infância ou mesmo na adolescência, acarretando problemas visuais graves.

Em uma pessoa sadia os sintomas desaparecerão normalmente em poucas semanas - a maioria das pessoas não desenvolve a doença, criando anticorpos contra ela. Pessoas desenvolvem lesões na retina. Não se sabe exatamente porque a doença volta mas acredita-se que seja devido à ruptura de pequenos cistos (como se fossem ovos) na periferia das lesões antigas.

Prevenção Higiene alimentar e pessoal adequada; Acompanhamento de gestantes; Ingestão de carnes bem cozidas, visto que os cistos são inativados a 65° por cinco minutos ou a -15° por três dias. O cuidado com a saúde dos gatos de estimação. –Estes animais jamais podem ser utilizados para o controle de roedores. Com isso reduz-se consideravelmente a chance dos gatos eliminarem oocistos.