Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(Unified Modeling Language)
Advertisements

Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Modelagem de Sistemas Orientada a Objeto Com UML
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
CIn-UFPE1 Diagramas de Atividades UML. CIn-UFPE2 Diagramas de Atividades n Os Diagramas de Atividades mostram o fluxo entre atividades (ações não-atômicas);
Modelo de Caso de Uso Wedson Quintanilha da Silva
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Testes de Interface de Usuário AgilCoop – Cursos de Verão 2010 Mariana Bravo IME/USP.
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
EA976 – Engenharia de Software AULA 17 Diagramas de Interação.
EA976 – Engenharia de Software AULA 19 Pré-Projeto e Modelagem de Negócios.
Recuperação de Arquitetura de software Servidores de aplicação J2EE Michelet del Carpio 22/9/ DSL.
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
DIAGRAMA DE SEQUENCIA Sandro Carvalho. OBJETIVO DO DIAGRAMA Apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem.
Diagrama de Use Cases. Objetivo  O Diagrama de Use Cases tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Arquitetura de Sistemas de Software. ... continuação  Como vimos anteriormente, SOAP transporta e o WSDL descreve.  E o que faz a UDDI ?
Diagramas Dinâmicos Diagramas de Interação Diagramas de Sequência Diagramas de Colaboração Diagramas de Estado (Statechart) Diagramas de Atividade.
1 A decisão de Concessão de Crédito Custo de obter as informações necessárias para o fornecimento do crédito  Custo de erros nesta decisão.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 10
Análise e Projeto de Sistemas II
Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.
Valéria Maria Lauande Março/2010
Bruno Adolfo Luis Henrique Natanael de Carvalho Lucas Fernandes
Análise e Projeto de Sistemas II
Diagrama de estado Higo Vale Kleber Baingo
Disciplina: Sistemas de Informação
Banco de Dados Modelo de Dados
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Introdução OO.
Análise e Projeto de Sistemas II
Diagrama de Use Cases.
MAPEAMENTO GEOREFERENCIADO DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS DA UFPI
Especificação de Caso de Uso
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Tema 4 - Modelagem ER: Técnicas e Ferramentas
Engenharia de Software I
Diagrama de Estado Prof. Thales Castro.
POO - Classes Dilvan Moreira.
Diagrama de Atividade Prof. Thales Castro.
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
Modelagem Orientada a Objetos com UML
Diagramas de Sequência
Revisão Requisitos e Casos de Uso
Engenharia de Software II
BANCO DE DADOS I.
Projeto Orientada a Objetos
UML Diagrama de Classes
Modelagem de Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Aula 8 – Planejamento do Tempo e dos Custos
GSI030 – engenharia de software
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 09
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Rosemary Silveira Filgueiras Melo
DIAGRAMA DE CASOS DE USO
Prof. Luís Fernando Garcia
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROCESSOS Business Process Modeling Notation
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Diagramas de Seqüência
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Aula Prática Objeto-Relacional Monitoria GDI
Rafael Duarte Alexandre Mota [rmd,
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Paradigma de Orientação a Objetos
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Modelagem de Banco de Dados
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
Transcrição da apresentação:

Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência da Computação

Copyleft AgilCoop Revisão do primeiro dia ● Vimos: – De manhã: ● Conceitos básicos ● Diagrama de classes e de objetos ● Tipos de relacionamento – De tarde: ● Modelagem com cartões CRC ● Diagrama de comunicação ● Mais conceitos básicos

Copyleft AgilCoop Orientação a objetos ● Classe, Tipo: Uma especificação que determina tipos de dados e comportamentos dos elementos do sistema. ● Instância, Objeto: Um elemento construído a partir de uma classe, que contém os dados. ● Atributos: Variáveis para acesso aos dados armazenados em um objeto. ● Métodos: Funções para realização de operações em um objeto.

Copyleft AgilCoop Tipos de relacionamento Associação: Relação simples e estática que permite a comunicação entre os objetos. Agregação: Associação que define a relação de parte-todo entre o agregado (todo) e o componente (parte). Composição: Uma relação semelhante à agregação, mas na qual as partes são inseparáveis do todo.

Copyleft AgilCoop Diagrama de classes NomeDaClasse atributo1:tipo -atributo2:tipo=valorInicial #método1():void - método2(parametro1:tipo):tipo NomeDaClasse1 +atributo:tip o NomeDaClasse2 +método():tip o NomeDaClasse 3 Composição Agregaçã o Associação

Copyleft AgilCoop Diagrama de objetos nomeDaVariavel: Classe nomeDeAtributo = umValor outroAtributo = outroValor outraVariavel: OutraClasse atributo = umValor Uma associação (não importa de que tipo)

Copyleft AgilCoop Cartões CRC Nome da C lasse R esponsabilidades da classe: o que ela faz, o que ela sabe, quais funcionalidades ela fornece para o sistema C olaboradores da classe: com quais classes ela colabora para realizar sua função

Copyleft AgilCoop Diagrama de comunicação :Classe2 :Classe3 :Classe1 1. metodo1(parametros) 2. metodo2() 1.2 metodoDaClasse2() 1.1 dentroDoMetodo1 2.1 dentroDoMetodo2

Copyleft AgilCoop Mais orientação a objetos Herança: Relacionamento entre dois tipos indicando que um é subtipo do outro. Usada para reaproveitar implementação (código) ou especificação (definição de métodos). Classe abstrata: não define a implementação de todos os seus métodos, que são fornecidas por suas subclasses concretas. Interface: não define implementação para nenhum de seus métodos; é apenas uma especificação.

Copyleft AgilCoop Mais diagrama de classes

Copyleft AgilCoop Roteiro do segundo dia ● Segundo dia: – Manhã: ● Diagrama de casos de uso ● Diagramas de sequência, estados e atividades – Tarde: ● Conceitos de modelagem ● Arquitetura de sistemas ● Diagrama de pacotes e de implantação

Copyleft AgilCoop Casos de uso ● Casos de uso são usados para identificar os principais elementos e os processos que formam o sistema. Os principais elementos são chamados de “atores” e os processos, de “casos de uso”. ● O diagrama de casos de uso mostra quais atores interagem com cada caso de uso.

Copyleft AgilCoop O caso de uso... ● Representa um processo de negócio do início ao fim, e não apenas um passo no processo – Exemplo: “imprimir recibo” é apenas um passo em “realizar compra” ● Documenta o que o sistema faz ou deve fazer, e não como isso é feito

Copyleft AgilCoop Diagrama de casos de uso

Copyleft AgilCoop Elementos do diagrama Ator – entidade que representa um papel perante o sistema (pode ser uma pessoa ou outro sistema) Caso de uso – atividade pontual importante para o sistema

Copyleft AgilCoop Elementos do diagrama Associação entre ator e caso de uso – significa que o ator inicia ou participa do caso de uso Fronteira do sistema – um quadrado define o escopo do sistema (opcional)

Copyleft AgilCoop Exercício ● Identifique os atores e casos de uso do problema descrito a seguir.

Copyleft AgilCoop Exercício (cont.) ● Um hospital deseja ter um sistema para facilitar a vida de seus médicos. ● Cada paciente é incluído apenas uma vez no sistema, que deve guardar todo o histórico de doenças e tratamentos que estiver disponível sobre o paciente. ● Enfermeiras são responsáveis por adicionar pacientes no sistema e ministrar alguns tratamentos solicitados.

Copyleft AgilCoop Exercício (cont.) ● Os médicos, além de solicitar tratamentos, também podem administrá-los ou incluir outras informações no histórico do paciente, como avaliações de suas condições. ● Tanto médicos quanto enfermeiras podem consultar o histórico dos pacientes.

Copyleft AgilCoop Discussão do exercício!

Copyleft AgilCoop Modelando comportamento ● Precisamos também modelar como o sistema realiza suas funções ● Já vimos uma maneira de fazer isso: – Diagrama de comunicação ● Veremos mais três: – Diagrama de sequência – Diagrama de estados – Diagrama de atividades

Copyleft AgilCoop Diagrama de sequência ● Mostra a interação entre objetos durante a execução de alguma tarefa, organizando as operações pela ordem em que ocorrem ● Cada objeto tem uma linha de vida para representar o seu comportamento ao longo do tempo ● Representa apenas um cenário de execução

Copyleft AgilCoop Exemplo

Copyleft AgilCoop Outro exemplo

Copyleft AgilCoop Elementos do diagrama Papel da classe – representa uma classe que vai atuar na interação segundo algum papel Linha de vida – representa a existência da classe ao longo do tempo Ativação – representa momentos em que a classe está ativa realizando alguma operação

Copyleft AgilCoop Mensagens

Copyleft AgilCoop Exercício ● Modele o diagrama de sequência do cálculo dos pontos de fidelidade de um cliente numa locadora de livros. ● Para cada aluguel devolvido, o cliente ganha 10% do valor pago em pontos de fidelidade.

Copyleft AgilCoop Discussão do exercício!

Copyleft AgilCoop Diagrama de estados ● Ilustra estados interessantes de uma entidade em resposta a eventos externos

Copyleft AgilCoop Elementos do diagrama ● Estado – Estado inicial – Estado final – Estado com subestados ● Transições: – Evento [Condição] / Ação – Divisão e união do controle, escolha

Copyleft AgilCoop Exercício ● Modele o diagrama de estados da função de realizar uma ligação em um telefone celular. Modele os estados pelo qual o sistema do celular passa enquanto o usuário digita ou escolhe um número e faz a ligação.

Copyleft AgilCoop Discussão do exercício!

Copyleft AgilCoop Diagrama de atividades ● Variação do diagrama de estados na qual: – Estados representam atividades – Transições acontecem quando as atividades terminam – Mais de uma entidade pode estar envolvida

Copyleft AgilCoop Exemplo

Copyleft AgilCoop Outro exemplo

Copyleft AgilCoop Elementos do diagrama ● Estados – representam atividades, atômicas ou não – Inicial, final: “pseudo-estados” ● Faixas – particionam as atividades por responsabilidade ● Transições – acontecem assim que a atividade termina – [Condição] / Ação

Copyleft AgilCoop Exercício ● Desenhe um diagrama de atividades para um sistema de vendas online que gerencia o estoque e entrega de suas compras. Considere as responsabilidades do módulo de vendas e de estoque, bem como a atuação externa do cliente através da internet.

Copyleft AgilCoop Discussão do exercício!