Plano Estadual de Saúde Análise Situacional Comunicação Social Comunicação vista como um “setor” Comunicação vista como “midia” Sem quadros suficientes para integrar Regionais e superintendencias Jornalismo Receber e avaliar demandas internas e externas de informações; Produzir conteúdo informativo para a SES; Capacitar para relacionamento com a midia; Responder a demandas internas e externas por informações ; Atender as exigências da LAI; Alimentar o site e as midias sociais da SES Publicidade Briefing campanhas, contato com agências, aprovação de peças, acompanhamento dos processos de publicações oficias, DOE, DOU e de planos de midia Relações Públicas
Plano Estadual de Saúde Metas Comunicação Social 1. Promover o uso mais adequado de ferramentas de comunicação, por parte de profissionais do SUS para maior efetividade e abrangência de ações e serviços de Saúde junto à população 2.Implantar a Rede de Mobilização Social da Secretaria de Estado da Saúde 3.Implantar o Núcleo de Produção Audiovisual da Secretaria de Estado da Saúde
Plano Estadual de Saúde Objetivos Comunicação Social Meta 1. Objetivos: Estabelecer uma forma de comunicação interna eficiente para os servidores da SES, integrar o Nível Central e Regionais nessa comunicação cotidiana, capacitar com relação às ferramentas da SES Exemplos de Ação: Midia Training interno, revisão da intranet para torná-la atrativa, melhoria do site para mais interatividade etc Meta 2 Objetivos: Formar uma Rede de Mobilização a partir da implantação de um Núcleo de Mobilização Central, 18 Regionais e incentivar a criação de Núcleos Municipais. Resgatar a Educação em Saúde. Estabelecer parcerias para formar um Banco de Parceiros da Saúde Estadual. Produção e distribuição inteligente material educativo e publicitário. Exemplos de ação: Capacitação e sensibilização profissionais e voluntários a partir do modelo da SES-MG
Plano Estadual de Saúde Objetivos Comunicação Social Meta 3 Objetivos: Implantar uma TV Web SUS/SES com programação que pode ser acessada por computador e mobile, implantar o estúdio de TV, produção de conteúdo para veiculação. Exemplos de Ações: Iniciar o processo de implantação do canal, orçamento para montagem do estúdio, etc. “Comunicação, direito humano a ser exercido por todas as pessoas, bem como o acesso às tecnologias e linguagens midiáticas utilizadas como instrumentos que possibilitem aos envolvidos no processo de criação, reconhecerem-se nas próprias palavras e imagens que produzem.” Gracia Lopes Lima ( USP, São Paulo 2009 )