Tema F: Portugal no Contexto Europeu dos Séculos XVII e XVIII Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 1Prof. Cidália Luís.

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Transcrição da apresentação:

Tema F: Portugal no Contexto Europeu dos Séculos XVII e XVIII Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 1Prof. Cidália Luís

Unidade 2: Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 2Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 3Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 4Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 5Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 6Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 7Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino  Século XVIII  Monarca: D. José I  Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo)  1755 Terramoto seguido de um maremoto, que destruiu parte de Lisboa e o Sul do país  A capacidade de resposta do Marquês de Pombal contribuiu para que D. José o nomeasse Primeiro-Ministro Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 8Prof. Cidália Luís

D. José I Reinado 1750 a 1777 Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 9Prof. Cidália Luís

O Marquês de Pombal Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 10Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino  Despotismo esclarecido ou iluminado: Regime político do absolutismo, onde o rei é iluminado pelos princípios da razão.  Este despotismo associava ao poder absoluto do rei ideias de progresso, reforma e modernização.  Este regime defendia um reforço do poder régio (do rei), de forma a que este pudesse governar a favor do bem estar e progresso do seu povo  O Estado introduz reformas administrativas e jurídicas, dirigindo a economia e orientando a educação. Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 11Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino  O despotismo esclarecido contribui para acelerar a modernização de alguns países.  Caracteriza-se, em geral, por um espírito secular e em alguns casos mesmo hostil à religião Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 12Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino O Reforço do Estado:  O Marquês empreendeu uma série de medidas para reforçar o poder do Estado: Reorganização da administração central, criação do Erário Régio (Tribunal de Contas), fiscalizava as cobranças e despesas do Estado de forma a gerir melhor as finanças do país Reformas dos tribunais e do ensino Criação da Intendência Geral da Polícia de Lisboa, esta separou as funções judicias (dos tribunais) das da polícia Criação da Real Mesa Censória, censurava livros e publicações que de alguma forma estavam contra o regime Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 13Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino A Submissão dos grupos privilegiados:  Após um atentado contra D. José I, o Marquês aproveita para tomar uma série de medidas: Retira poder aos grupos privilegiados: Clero e Nobreza Alguns membros da alta nobreza (ex. os Távoras) foram julgados, condenados à morte e os seus bens confiscados Expulsa os Jesuítas (que dominavam a cultura e o ensino) de Portugal Confisca os bens dos Jesuítas Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 14Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino Fomento comercial e manufactureiro:  Economia portuguesa mostrava sinais de crise  Diminuição das remessas de ouro do Brasil  Balança comercial desequilibrada, para a equilibrar era necessário mais exportações e menos importações  Regresso às ideias mercantilistas  Controle do comercio através da criação de companhias monopolistas: Companhia de Grão-Pará e Maranhão, Companhia de Pernambuco e Paraíba, Companhia da Ásia, fundadas para deter o monopólio do comercio com o Brasil e o Oriente Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 15Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino Fomento comercial e manufactureiro: Companhia das Pescas do Algarve Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, que controlava a produção e o comércio do vinho do Porto  Estas companhias eram constituídas com dinheiro dos accionistas e ficavam com o,monopólio do comercio destes produtos  Fomento da Industria: Reorganizou as fábricas reais de lanifícios Fundou e renovou fábricas de vidros, louças, cutelarias e fundição Fundou a primeira fábrica de refinação de açúcar Reorganizou a real fábrica das sedas Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 16Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino Fomento comercial e manufactureiro: Contratou técnicos estrangeiros para melhorarem a produção Aplicou medidas proteccionistas para produtos nacionais – Proteccionismo do Estado Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 17Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino A Promoção da Burguesia:  As medidas de controle dos grupos privilegiados, e de desenvolvimento da economia favoreceram a burguesia  A burguesia foi estimulada pelo Marquês de Pombal a participar nas companhias comerciais  Recebeu do Marquês títulos nobiliárquicos  Os cristãos-novos deixaram de ser perseguidos pela Inquisição  Igualdade entre cristãos-velhos e cristãos-novos  Muitos que haviam estudado em universidades estrangeiras vêem ocupar cargos importantes em Portugal Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 18Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino A cidade como imagem do poder: o urbanismo pombalino  Terramoto em 1755  Medidas do Marquês de Pombal para recuperar a cidade: Enterrar os mortos e socorrer os feridos Ordenou que todos os palácios e igrejas fossem vigiados, para que estes não fossem saqueados Planificou a reconstrução da cidade  A planificação foi entregue ao engenheiro Manuel da Maia e aos arquitectos Carlos Mardel e Eugénio dos Santos Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 19Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino A cidade como imagem do poder: o urbanismo pombalino  O Terramoto de Lisboa teve um enorme impacto político e socio- económico na sociedade portuguesa do século XVIII  Deu origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um terramoto numa área alargada, marcando assim o nascimento da moderna Sismologia  O acontecimento foi largamente discutido pelos filósofos iluministas, como Voltaire, inspirando desenvolvimentos significativos no domínio da Teodiceia e da Filosofia Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 20Prof. Cidália Luís

Terramoto de 1755 Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 21Prof. Cidália Luís

Absolutismo e Mercantilismo numa Sociedade de Ordens Um Projecto Modernizador: O Despotismo Pombalino A cidade como imagem do poder: o urbanismo pombalino  O novo urbanismo: Avenidas largas alternando com ruas mais estreitas Construção de passeios Distribuição de ofícios por ruas Instalação de uma rede de esgotos Construção de casas com a mesma altura e fachadas iguais Construção com novas técnicas de forma a serem mais resistentes aos sismos Construção da praça do comércio Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 22Prof. Cidália Luís

Urbanismo Pombalino Eugénio dos Santos Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 23Prof. Cidália Luís A Baixa Pombalina

Urbanismo Pombalino Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 24Prof. Cidália Luís A Baixa Pombalina

Urbanismo Pombalino Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 25Prof. Cidália Luís A Baixa Pombalina – Rua Augusta

Urbanismo Pombalino Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 26Prof. Cidália Luís A Baixa Pombalina – Praça da Figueira

Urbanismo Pombalino Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 27Prof. Cidália Luís A Baixa Pombalina – Arco do Triunfo – Rua Augusta

Urbanismo Pombalino Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 28Prof. Cidália Luís A Baixa Pombalina – Arco do Triunfo – Rua Augusta

Urbanismo Pombalino Escola Básica 2,3 Alto do Moinho - 8º Ano 29Prof. Cidália Luís Novas Técnicas de Construção Gaiola Pombalina A gaiola pombalina, uma estrutura simétrica interior de madeira projectada a distribuir a força do terramoto, e paredes mais altas que o telhado para prevenir a progressão do fogo.