LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
Advertisements

Tipos de Força Física A – Aula 19 Tipos de Força:
Definição de Grandeza física
FORÇAS. FORÇAS Nem é montagem! 1ª Lei de Newton.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Exercícios de Revisão Para AG
FÍSICA 12. Dinâmica.
Dinâmica Dinâmica - Pesquisa e estuda as causas que produzem e modificam os movimentos. Na Dinâmica aparece uma série de conceitos bastante intuitivos.
Trabalho e Energia Mecânica Professor Fabiano. Trabalho Conceito Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega.
Força constante Trabalho de uma força constante  F = F.  S. cos  FORÇA APLICADA DESLOCAMENTO ÂNGULO ENTRE A FORÇA E O DESLOCAMENTO.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
LIVRO 2 - CAPÍTULO 2 LEIS DE NEWTON. 1ª LEI DE NEWTON: LEI DA INERCIA.
MECÂNICA TÉCNICA Técnico em Automação Industrial Profº Marcos Nascimento Leis de Newton.
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
Forças Tipos de grandezas Dennis Cox/ Shutterstock.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Fundamentos de Mecânica
As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton?
Cap. 07 – Princípios da Dinâmica Professor: ISRAEL AVEIRO
Física Lorena e Paulo.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Ciências da Natureza e suas tecnologias - FÍSICA
Mecânica Geral I Introdução Edmundo Sahd Neto.
Ciências da Natureza e suas
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
Método do Trabalho Virtual
Questão 1: Um cilindro de peso P=250 N é sustentado por dois cabos, AC e BC, que estão atados no topo de dois postes verticais. Uma força horizontal F,
Forças Forças gravíticas Massa e Peso
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Estudando para O enem de forma invertida
(UFRGS) Um bloco de massa 1 kg move-se retilineamente com velocidade de módulo constante igual a 3 m/s, sobre uma superfície horizontal e sem atrito. A.
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
Resistência dos materiais
Forças Distribuídas: Centroides e Centros de Gravidade
Estudando Dinâmica Aluno: Mateus Brito Turma: 2º ano M03 E.E.E.F.M Prof.ª Filomena Quitiba.
TRELIÇAS.
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
COMPONENTES DA RESULTANTE
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
Cap. 06 – Movimento de Corpos próximo a superfície terrestre.
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
Estudando para o ENEM de forma Invertida.
Empuxo do solo Definição
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
Lei de Hooke ! Em 1660 o físico inglês R. Hooke observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma.
CAPITULO 2 Equilíbrio dos Corpos Deformáveis Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Professora Paula Melo Silva
Ondas em uma corda Tomemos uma corda esticada:
Dinâmica e Estática da Partícula
Modelagem Matemática na Física
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Capítulo 1: Tensão.
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
Ciências da Natureza e suas
Indução Eletromagnética
Prof. ANDRÉ ANTUNES.
VETORES PROFESSOR : MARCELO ALANO
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
05 Forças Movimentos e forças| Forças e movimentos.
Estática dos Sólidos e dos fluidos PROF.: EVALDO RIBEIRO DO NASCIMENTO JÚNIOR.
Profª Jusciane da Costa e Silva
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
DINÂMICA Roneles de Santana. DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda os movimentos relacionados com as forças que atuam nos corpos. A força de atração.
MECÂNICA I EXERCÍCIOS EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO 01/11/2019 Profº Msc, Antônio Carlos da F. Sarquis Cel: CURSO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA

CONCEITO DE FORÇA  Um corpo não exerce força sobre si mesmo!  Para que um corpo se mova, necessita da interação com outros corpos. Força é uma grandeza relacionada a interação entre dois corpos.

CONCEITO DE FORÇA

EFEITOS DA INTERAÇÃO ENTRE CORPOS, EFEITOS DAS FORÇAS  Quando dois corpos interagem, ou seja, trocam forças, podem ocorrer  Deformação de corpos  Sob ação da interação entre dois corpos, um ou até mesmo os dois corpos podem ser deformar  Alteração de velocidade  Sob ação de interação entre dois corpos, um ou até mesmo os dois corpos podem alterar sua velocidade (em valor, direção e sentido).  Equilíbrio  Quando dois corpos trocam forças, também existe a possibilidade de um ou até mesmo o os dois corpos se mantiverem em equilíbrio (parado – equilíbrio estático ; velocidade constante e retilínea – equilíbrio dinâmico)

TIPOS DE FORÇAS Forças de campo (especiais) Peso (força gravitacional Elétrica Magnética Forças de interação direta Tração Elástica Normal

TIPOS DE FORÇA  Força peso ou força gravitacional  É, de um modo grosseiro, a força que a terra exerce sobre nós, nos puxando em direção ao seu centro  Supondo um corpo sobre uma superfície horizontal, a força peso que atua sobre ele é voltada sempre para baixo

TIPOS DE FORÇA  Força de tração  É uma força de interação direta, que aparece num fio, cabo ou barra, usado para puxar ou segurar um corpo. A direção da força é a mesma do fio ou cabo, e o sentido está mostrado na figura.

TIPOS DE FORÇA  Força elástica  É, para um corpo denominado elástico, a força que as partículas do mesmo fazem umas sobre as outras, desfazendo uma determinada deformação sofrida pelo mesmo.  É a força que uma mola comprimida ou esticada faz sobre um corpo preso a sua extremidade

TIPOS DE FORÇA  Força de contato de superfícies ou força Normal  Surge da interação entre superfícies em contato, e têm direção perpendicular às superfícies.

TIPOS DE FORÇA  Força de atrito  Interação direta de contato entre duas superfícies, causada pela interação entre as microdeformações da superfície dos corpos em contato.  Sempre paralela à superfície e contrária ao movimento ou ao possível movimento.

FORÇA RESULTANTE

EXERCÍCIO

FORÇA RESULTANTE: MÉTODO DAS COMPONENTES

EXERCÍCIO

 Os garotos A e B da figura puxam, por meio de cordas, uma caixa de 40 kg, que repousa sobre uma superfície horizontal, aplicando forças paralelas a essa superfície e perpendiculares entre si de intensidades 160 N e 120 N, respectivamente. O garoto C, para impedir que a caixa se desloque, aplica outra força horizontal em determinada direção e sentido. Desprezando o atrito entre a caixa e a superfície de apoio, a força aplicada pelo garoto C tem intensidade de:

EXERCÍCIO  Qual das figuras a seguir melhor representa as forças que agem sobre o corpo suspenso de um pêndulo simples, num instante qualquer do seu movimento oscilatório? (Desprezar os efeitos do ar.)

EXERCÍCIO  Um estudante, admirando as ruínas de uma construção histórica, observa um portal de pedras em forma de arco que ainda se mantém de pé. Olhando mais de perto, ele percebe que este portal foi construído sobrepondo-se pedras bem lisas e muito bem talhadas, de forma a permitir o perfeito equilíbrio do arco. Qual das opções a seguir melhor representa o sistema de forças que atua sobre a pedra colocada no ponto mais alto do arco? (O atrito entre as pedras é desprezível.)

EXERCÍCIO