Esp. Fabiana Pessoa. 6º ANO: O Planeta Terra 6º ANO Expectativas de Aprendizagem: FEVEREIRO Compreender a composição do Sistema Solar, em como conceituar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Advertisements

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
DINÂMICA E ESTRUTURAS POPULACIONAIS
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Administração Financeira
MIGRAÇÕES – A População em movimento
Geo – Terra Graphien – Descrever
Características da agricultura no Brasil
ENEM GEO-POLÍTICA ALBINE LUCCIANE.
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Princípios Metodológicos e Escolas Geográficas
Metodologia do Ensino de Física I
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Universidade Federal do Espírito Santo
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
Atividade Revisão Caracterize as pirâmides etárias do(s) país(es):
Formação do Planeta - TEORIAS
Conceitos Demográficos e Formação da População Brasileira e Mundial
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Globalização.
Fatores que exercem influência no clima europeu Posição geográfica- terras localizadas em médias e altas latitudes; Maritimidade. Corrente do.
Conceitos Demográficos
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
História de Campina Grande-PB
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL.
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Plano da Disciplina: Filosofia.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Positive and negative effects of globalization. A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Globalização e Espaço geográfico Situação de aprendizagem 1
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
ESPAÇO GEOGRÁFICO INDUSTRIAL
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Currículos e Programas
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
O MUNDO ATUAL PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Índice  Integração económica Formas de integração económica Mercado comum do Sul (MERCOSUL) União Europeia (UE) Acordos comerciais Vantagens e desvantagens.
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Migrações.
* Essa ferramenta tem suas origens na Teoria Científica da Administração, divulgada no ano de 1903 por meio dos estudos realizados pelo engenheiro mecânico.
Europa - População Capítulo 5
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
GEOGRAFIA GLOBALIZAÇÃO 9 º ANO. AGENTES DA GLOBALIZAÇÃO ESTADOS NACIONAIS INDIVÍDUOS EMPRESAS TRANSNACIONAIS MÍDIA CIDADES GLOBAIS ÓRGÃOS MULTILATERAIS.
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
REVISÃO 2º Avaliação 3º Trimestre COLEGIO CENECISTA SANTANA– CNEC- ALAGOAS DISCIPLINA: GEOGRAFIA / PROF. CELSO FARIAS.
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Transcrição da apresentação:

Esp. Fabiana Pessoa

6º ANO: O Planeta Terra

6º ANO Expectativas de Aprendizagem: FEVEREIRO Compreender a composição do Sistema Solar, em como conceituar e compreender os movimentos da Terra. Tema: Apresentando o planeta Terra. Conhecer e caracterizar as eras geológicas bem como as camadas da Terra. Tema: A origem da Terra. MARÇO Analisar como se deu a formação dos continentes, enfatizando a Teoria da Deriva Continental. Tema: Como se formaram os continentes da Terra. Compreender que os continentes, enfatizando a teoria da deriva continental. Tema: As placas tectônicas em movimentos.

No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno:  Por que existem os dias e as noites? E as Estações do Ano?  Por que o horário de Sobral é diferente do horário de Manaus?  Qual o período da chuva em Sobral? E o mais seco?  Já caiu neve Sobral? Por que?

Tema 1- Apresentando o Planeta Terra Características Gerais; As Zonas Térmicas; Os Movimentos da Terra; Estações do ano; Horário de Verão; Ano bissexto; Os Fusos Horários.

Tema 2 – A Origem da Terra O tempo Geológico; As camadas da Terra; Os vulcões.

Tema 3 – Como se formaram os continentes da Terra Deriva Continental

Tema 4 – As placas tectônicas em Movimento. A teoria das placas tectônicas; Movimentos entre placas; Vulcões;Terremotos. Montanhas e expansão dos oceanos;

7º ANO A População Brasileira

7º ANO FEVEREIRO Analisar os aspectos geográficos do Brasil, bem como discutir a distribuição e o crescimento da população brasileira Tema: Brasil: aspectos demográficos. MARÇO Valorizar a diversidade étnica brasileira, enfatizando as correntes migratórias, desde a sua formação até a atualidade. Tema: A formação da população brasileira. Conceituar migração e seus diferentes tipos, bem como apresentar as principais correntes migratórias brasileiras e discutir a questão da xenofobia no Brasil e no mundo. Tema: Movimentos migratórios. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. Expectativas de Aprendizagem:

No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno:  O Brasil é um país Populoso ou Povoado?  Por que a população brasileira está crescendo se as mulheres estão tendo menos filhos?  Vamos analisar a nova mulher brasileira?  Por que migrar? Você já migrou?  O que é estar desempregado?

Tema 1- Aspectos demográficos Brasil: Populoso ou Povoado; Distribuição da População Crescimento populacional; Pirâmides etárias

Tema 2 – A formação da população brasileira. Diversidade;Idosos;A mulher.

Tema 3 – Movimentos migratórios Migração InternaExterna

Tema 4 – O trabalho. População economicamente ativa Desemprego; Economia informal; Trabalho infantil;

8º ANO A Economia Global.

8º ANO Compreender os critérios utilizados para medir o IDH de um país. Compreender as características da economia global, bem como analisar suas consequências nos aspectos sociais e ambientais. Tema: A economia Mundial atual. FEVEREIRO Perceber a importância das transnacionais para a economia global, bem como analisar suas consequências nos aspectos sociais e ambientais. Tema: As transnacionais. Compreender o que é e qual é o objetivo da OMC e Perceber a influencia do FMI nas relações da economia mundial. Tema: Os financiadores da economia mundial. conhecer os principais blocos econômicos, seus membros e objetivos. Tema: Os blocos econômicos. Conceituar migração e seus diferentes tipos, bem como apresentar as principais correntes migratórias brasileiras e discutir a questão da xenofobia no Brasil e no mundo. Tema: Movimentos migratórios. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. MARÇO Expectativas de Aprendizagem:

No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno:  O Brasil é a 7º economia mundial e por que nele tem pessoas pobres?  Por que damos mais valor aos produtos estrangeiros?  As empresas mundiais se preocupam com o povo e com o meio ambiente?  O que são Blocos Econômicos?

Tema 1- Economia Mundial Características Gerais; Economia global e transformações no espaço geografico O aumento do desemprego;

Tema 2 – As transnacionais Concorrência e parceria

Tema 3 – Financiadores da economia mundial FMIOMC

Tema 4 – Blocos econômicos União Européia MercosulNaftaApec

9º ANO Globalização e as Organizações Mundiais

9º ANO FEVEREIRO Reconhecer a velocidade dos meios de transporte e comunicação em decorrência do desenvolvimento técnico e científico atual, bem como discutir suas consequências para a sociedade. Tema: A globalização e seus efeitos. Discutir a relação entre a globalização e os problemas ambientais do século XXI. Tema: Globalização e meio ambiente. MARÇO Conhecer os principais blocos econômicos, enfatizando seus países membros e sua influência na economia mundial. Tema: Globalização econômica e organizações econômicas. Discutir a relação entre globalização e os direitos humanos, bem como caracterizá-los e classificá-los. Tema: Globalização e Direitos humanos. Discutir a questão do aumento da economia informal no Brasil, enfatizando o trabalho infantil. Discutir a inserção da mecanização e automação nos processos produtivos, bem como a sua influencia no surgimento de novas profissões. Tema: A população e o trabalho no Brasil. Expectativas de Aprendizagem:

No cotidiano do aluno... Questões para despertar o aluno:  O nosso globo diminuiu?  Quanto mais desenvolvimento, maior poluição?  O que são e quais os objetivos dos blocos econômicos?  Estamos perdendo nossos direitos? Que Direitos?

Tema 1- Globalização e seus efeitos Características Gerais; Fases da globalização; Crise; Cultura e sociedade do consumo.

Tema 2 – Globalização e meio ambiente Problemas ambientais; Conferências Mundiais

Tema 3 – Globalização e organizações econômicas Blocos econômicos; Blocos regionais

Tema 4 – Globalização e Direitos Humanos O que Direitos humanos? ONU

REVISÃO  Rever os aspectos dos conteúdos já trabalhados anteriormente.  Questões subjetivas ou objetivas?  Como trabalhar?

AVALIAÇÃO  Nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político.  Um professor que usa o erro do aluno como ponto inicial para compreender o raciocínio desse educando e rever sua prática docente, e, se necessário, reformulá-la, possui uma posição bem diversa daquele que apenas atribui zero àquela questão e continua dando suas aulas da mesma maneira.

RECUPERAÇÃO  "Avaliação bem feita e válida é aquela que está relacionada aos objetivos de ensino e traz perguntas que abordam tudo o que foi ensinado. Ela permite que o aluno descreva o que aprendeu ou deixou de aprender", afirma Luckesi. "Sem ter clareza sobre as dificuldades de cada um, o professor pensa que terá de trabalhar com muito mais conteúdos do que o necessário e acaba desistindo da recuperação.“  Retome o diagnóstico inicial e as anotações feitas antes da recuperação e compare o desempenho de todos.

RECUPERAÇÃO