FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.

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Transcrição da apresentação:

FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas

Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade da ferramenta 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão e Extensões

Introdução A Tecnologia da Informação é algo imprescindível para uma organização obter sucesso, ou mesmo um diferencial competitivo Empresas X Tecnologia Função e importância da TI nas organizações Vários tipos de ambientes de TI

Objetivos Desenvolver uma ferramenta web que ajude no controle e monitoramento dos diversos serviços da área de TI, com relação ao seu funcionamento Garantir a qualidade do serviço, com um sistema confiável Preencher checklist de validação do ambiente Fornecer informações para acompanhamento do desempenho de equipamentos e serviços

Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade da ferramenta 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão e Extensões

Sistemas de Informação Importante ferramenta no auxílio aos dirigentes nas tomadas de decisões Tipos de Sistemas de Informação:  SPT  SAD  SIG  SIE SAD:  Sistema de informação flexível e adaptável  Interação constante do usuário

Funcionamento do SAD FAD – Ferramenta de Apoio à Decisão AA – Ambiente Aplicativo SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados BD – Banco de Dados AO – Ambiente Operacional

Monitoramento de serviços em TI Como não é possível adivinhar quando haverá algum problema em um ambiente, ao menos se pode monitorá-lo com a intenção de prever eventuais incidentes. Tipos de Monitoramento:  Abordagem reativa  Abordagem proativa Fluxo de controle:  Establish  Assess  Implement  Monitor  Control

Sistemas Atual Acompanhamento manual Controle de falhas

Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade da ferramenta 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão e Extensões

Especificação da ferramenta Principais requisitos da ferramenta A ferramenta deverá permitir ao administrador dividir os usuários em níveis (Administrador NV0, Operador NV1) (RF) A ferramenta deverá permitir ao administrador o cadastro de soluções (RF) A ferramenta deverá permitir a consulta de soluções (RF) A ferramenta deverá permitir a emissão de relatórios (RF) A ferramenta deverá enviar um quando algum serviço apresentar problema e não for solucionado (RF) A ferramenta deverá permitir o preenchimento do checklist (RF) A ferramenta deverá utilizar JSP como linguagem de desenvolvimento (RNF) A ferramenta deverá ser executada no Internet Explorer ou Firefox (RNF)

Especificação da ferramenta Diagrama de caso de uso do usuário nível 0:

Especificação da ferramenta Diagrama de caso de uso do usuário nível 1:

Especificação da ferramenta Fluxo geral da ferramenta:

Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade da ferramenta 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão e Extensões

Desenvolvimento da ferramenta Ferramentas utilizadas para o desenvolvimento: NetBeans IDE Apache Tomcat 6 MySQL 5.1 MAX´s HTML Beauty Enterprise Architect 6.5 DBDesigner 4

Operacionalidade da ferramenta CheckList:

Operacionalidade da ferramenta Cadastro de soluções:

Operacionalidade da ferramenta Relatório:

Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade da ferramenta 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão e Extensões

Resultados e discussões Acessar o checklist de qualquer lugar Melhoria em relação ao modelo atual Diferencial em relação aos softwares do mercado Custo acessível por utilizar softwares livres.

Roteiro da Apresentação 1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Especificações do sistema 4. Desenvolvimento e Operacionalidade da ferramenta 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão e Extensões

Conclusão Garantir informações precisas Trabalho foi concluído com sucesso, atingindo os objetivos e requisitos Agregou conhecimento pessoal:  Gerência de suporte  Linguagem de programação

Extensões Permitir a criação da lista do checklist Rotinas de validação em tempo real

Agradecimentos Obrigado!