“CONTRIBUIÇÃO DO COFEN NA REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM”. Dr. Manoel Carlos Neri da Silva Presidente do Cofen.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CPF Clique para adicionar texto.
Advertisements

O QUE É O PRODAFISC.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Suínos.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
SISGENO-Módulo Laboratório
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.

Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
REUNIÕES REGIONAIS 1º CICLO CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I REUNIÃO REGIONAL 1º CICLO REGIÃO NORDESTE (AL, BA,CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE)
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E ANÁLISE CONTÁBIL - COGEF.
Reunião Dirigentes RBMLQ-I Região Nordeste 08 de março de
Comissão de Saúde da Mulher- Cofen  Valdecyr Herdy Alves  Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi  Maria do Rozário de Fatima Borges Sampaio  Maria.
SENAFIS Maria do Amparo de Castro e Silva Vieira Coordenadora do DEFIS/COREN-PI APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Projetos estratégicos COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Projetos Produto 6.09: "Sistemas Integrados de Planejamento e Finanças" ARP – Aceleração.
PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO ACÓRDÃO 699/ PLENÁRIO – TCU TRANSPARÊNCIA Helio Rocha 30/06/2016.
Rede de Ações Integradas No Controle da Dengue: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ações Desenvolvidas Rio de Janeiro – 22/11/2010.
INDICATIVO DE REVISÃO TARIFÁRIA:
Situação da alimentação/apreciação do Relatório de Gestão anos 2011–2015, Plano e Programação Anual de Saúde Brasília/DF, abril de 2016.
A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA INSTITUCIONAL
Benefícios de se tornar empresário Abril/2017.
Pagamentos em atraso em 2016
Avaliação do Natal de 2016 Pesquisa especial de fim de ano.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços SEMINÁRIO: EMPREENDER PARA CRESCER ! O Setor de Academias de Ginástica, Musculação,
CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SP
Superintendência de Saúde e Filiais
Prevenção e controle da malária Marcelo Urbano Ferreira Departamento de Parasitologia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Programa Gás Legal Comitê Nordeste I Maceió – AL –
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
GESCON-RPPS Sistema de Gestão de Consultas e Normas dos Regimes Próprios de Previdência Social.
- SITUAÇÃO ATUAL DA AUDITORIA FISCAL DO TRABALHO EM SÃO PAULO - A FISCALIZAÇÃO DA LEI DE COTAS: DADOS DE 2017 Reunião da Câmara Paulista para a Inclusão.
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Superintendência de Saúde e Filiais
Superintendência de Saúde e Filiais
Transcrição da apresentação:

“CONTRIBUIÇÃO DO COFEN NA REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM”. Dr. Manoel Carlos Neri da Silva Presidente do Cofen

. A Resolução Cofen 374, de 23 de março de 2011, normatiza o funcionamento do Sistema de Fiscalização profissional da enfermagem. Refere que a fiscalização tem como base uma concepção de processo educativo, de estímulos aos valores éticos e de valorização do processo de trabalho em enfermagem.

. O Sistema de Fiscalização é composto pelos seguintes Órgãos: Cofen – órgão normativo e de decisão superior, composto pelo Plenário do Cofen e Câmara técnica de fiscalização. Coren – Plenário através de suas funções normativas, deliberativa, avaliadora e julgadora; diretoria como órgão executivo e coordenador e Departamento de Fiscalização.

. A Resolução Cofen 518, de 15 de julho de 2016, alterou em parte o manual de fiscalização, no ítem XII (situações previsíveis e condutas a serem adotadas), passando a ser denominado de quadro de irregularidades e ilegalidades, É o manual de fiscalização que padroniza as condutas a serem adotadas nos procedimentos de fiscalização.

. Uma nova Resolução será editada em breve pelo Cofen, regulamentando o rito para as interdições éticas previsto na Resolução 374. O COFEN tem desenvolvido diversas atividades no âmbito da sua atuação, expedindo normas, estabelecendo uma nova dinâmica para a CTFIS, adquirindo veículos e equipamentos, criando a Força Nacional de Fiscalização e lançando o Programa Mais Fiscalização III, dentre outras atividades.

Quantidade de profissionais inscritos Total de profissionais de enfermagem no Sistema Cofen-Conselhos Regionais: Atualização: 1º/03/2016

Quantidade de Enfermeiros Fiscais Coren Aumento no efetivo Variação % Aumento/ Diminuição AC Igual00,00% AL Aumentou266,67% AM Diminuiu-20,00% AP Aumentou150,00% BA Aumentou630,00% CE Aumentou436,36% DF Diminuiu-14,29% ES Igual00,00% GO Aumentou17,69% MA Aumentou5100,00% MG Aumentou723,33% MS Igual00,00% MT Diminuiu-16,67% PA Aumentou4133,33% PB Igual00,00% PE Diminuiu-8-42,11% PI Igual00,00% PR Aumentou210,53% RJ Diminuiu-2,78% RN Aumentou337,50% RO Igual00,00% RR Igual00,00% RS Aumentou624,00% SC Aumentou320,00% SE Igual00,00% SP Aumentou11,10% TO Igual00,00% Total Geral Aumentou339,27% TOTAL em 2016: 389

Iniciativas Estratégicas da Gestão Fiscalização -  Operacionalizar anualmente o Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Senafis) , 2016, 2017,  Aprimorar a Política Nacional de Fiscalização para o Sistema Cofen- Conselhos Regionais de Enfermagem.  Fortalecer os departamentos de fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Sistema Cofen-Conselhos Regionais de Enfermagem.

Iniciativas Estratégicas da Gestão Fiscalização -  Ampliar e intensificar a interação da Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS) no acompanhamento e no suporte das ações de fiscalização no Sistema Cofen-Conselhos Regionais de Enfermagem.  Desenvolver e Institucionalizar o modelo de planejamento tático- operacional para ação dos departamentos de fiscalização como ferramenta de gestão dos departamentos de fiscalização de todos os Conselhos Regionais de Enfermagem.  Implementar e ampliar o Programa Mais Fiscalização.

DIRETRIZES DO PLENÁRIO DO COFEN:  Estabelecer modelo de fiscalização com procedimentos norteados por um perfil orientador sem perder o caráter fiscalizador.  Reorganizar o processo de trabalho do fiscal;  Aplicação irrestrita do Manual de Fiscalização. POLÍTICA: Ampliar e intensificar a interação da CTFIS no acompanhamento e suporte das ações de fiscalização no Sistema.

21/9/ Visita Técnica da CTFIS nos Regionais

21/9/201612

Implantação de Protocolo de Fiscalização em Serviços de Obstetrícia

Reformulação dos parâmetros para Cálculo do Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem

 DIRETRIZES DO PLENÁRIO DO COFEN:  Reformulação do Quadro de Irregularidades e Ilegalidades do Manual de Fiscalização – Resolução Cofen 518/2016  Reformulação das Normas para Anotação de Responsabilidade Técnica do Enfermeiro – Resol. Cofen 509/2016.  Reuniões de Trabalho para atualização do Manual de Fiscalização. POLÍTICA: Aprimorar a Política Nacional de Fiscalização para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

DIRETRIZES DO PLENÁRIO DO COFEN:  Criação da Força Nacional de Fiscalização – Resol. Cofen 506/2016  Operações de Fiscalização: 2015: Operação SLZ-1: São Luís 2016: Operação SLZ-2: São Luís e Operação RBR: Acre POLÍTICA: Realizar ações de fiscalização de abrangência nacional sob coordenação e suporte do Cofen.

Treinamento dos Membros da FNFIS

Operação “RBR”

DIRETRIZES DO PLENÁRIO DO COFEN:  Criação de Rito para Interdição Ética POLÍTICA: Normatizar a aplicação da Interdição Ética nos Serviços de Enfermagem. Apresentação no Consulta Pública

DIRETRIZES DO PLENÁRIO DO COFEN  Promover a integração e a interação entre Plenário do Coren, Departamentos de Fiscalização e Jurídico;  Otimizar os processos e redução de custos operacionais na fiscalização.

21/9/201623

POLÍTICA: Aprimorar a política nacional de fiscalização para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais;

Reuniões trimestrais da CTFIS com os Coordenadores de Fiscalização

POLÍTICA: Estabelecer convênio de cooperação técnica com outros órgãos de fiscalização.

Parcerias com outros Órgãos

21/9/ Resoluções Cofen:  487/2015: Veda prescrição médica a distância  501/2015: Competência da equipe de enfermagem no cuidado a feridas  506/2016 – Criação FNFIS  509/2016 – Atualiza CRT  511/2016 – Atuação da Enfermagem em Hemoterapia  514/2016 – Recomendação para anotações de enfermagem no prontuário  516/2016 – Atuação da Enfermagem Obstétrica  518/2016 – Atualização Manual de Fiscalização: Quadro de Irregularidades e Ilegalidades AÇÕES 2015/2016

R7 Globo (TV) Relacionamento com a mídia (principais matérias destaques): Folha de SP Correio Brasiliense

Sistema Único de Saúde (SUS) Semana da Enfermagem Educação à Distância (EaD) Início 2016 Principais Campanhas Publicitárias:

Fiscalização do Exercício Profissional:  Principal atividade finalística dos conselhos profissionais  Atividade delegada pelo Estado, em prol da coletividade e do usuário dos serviços daquele profissional.

Obrigado.