Sistema de Agendamento do Atendimento Médico na Unidade Básica de Saúde de Arroio Trinta Acadêmica: Roberta Raquel Leismann Orientador: Ricardo Alencar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE CONSULTAS MÉDICAS Fernando Antonio Venco Teixeira da Cunha.
Advertisements

SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi Orientando Prof. Ricardo Alencar de Azambuja Orientador Universidade Regional de Blumenau.
Gerador de grade de horários com Algoritmos Genéticos Prof. Roberto Heinzle, Doutor - Orientador Rodrigo Correia.
SyncEasy – Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
Sistema de Gestão de Clubes Recreativos e Esportivos Andre Thiago Hass Orientador: Wilson Pedro Carli.
Anderson Zoz Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA MONTAGEM DE CARDÁPIOS NUTRICIONAIS Natasha Zimmermann Orientador:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Alexandre Feustel Baehr. Sequência da Apresentação Introdução e Objetivos Fundamentação teórica Especificações da ferramenta Desenvolvimento e Operacionalidade.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
SISTEMA WEB ESCOLAR PARA RESERVA DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZANDO RBC UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JHONE HEITOR THEISS.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
SISTEMA WEB PARA EMISSÃO DE PEDIDOS ON-LINE APLICADO A UMA PAPELARIA Eduardo Alex Thomsen Orientador: Wilson Pedro Carli.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
APLICATIVO GESTÃO DE PEDIDOS PARA INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO ADMINISTRATIVO EXISTENTE NA EMPRESA Marlon da Silva Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
SISTEMA BASEADO EM LOCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TÁXI Orientador: Prof. Dr. Mauro Marcelo Mattos Acadêmico: Arthur Henrique Kienolt.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Mayara Barbieri.
SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE Eder Jhoney da Silva Orientador: Roberto Heinzle 1.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Sistema para Reservas de Veículos de uma Cooperativa de Saúde Ricardo Hoffmann Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A EMPRESAS DE LEILÕES JUDICIAIS Jorge Augusto Schoenfelder Prof. Ricardo de Alencar Azambuja - Orientador.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO Renato Henschel.
SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof.
Acad. Thiago Schmitt Orientador Marcel Hugo FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Software Dr.Análise A Saúde da sua Clínica!
APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE UMA EMPRESA DE FACTORING
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Acadêmico: Marciane Schotten
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Transcrição da apresentação:

Sistema de Agendamento do Atendimento Médico na Unidade Básica de Saúde de Arroio Trinta Acadêmica: Roberta Raquel Leismann Orientador: Ricardo Alencar de Azambuja

Seqüência da Apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Trabalhos correlatos  Requisitos do sistema  Especificação  Técnicas e ferramentas utilizadas  Operacionalidade da implementação  Resultados e conclusões  Extensões

Introdução  Atendimento em saúde pública  Recursos públicos  Sistemas de Informação como auxílio  Implantação do SI na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Arroio Trinta/SC

Objetivos Desenvolver um SI para o controle e agendamento das consultas médicas via Web na UBS do município de Arroio Trinta. Desenvolver um SI para o controle e agendamento das consultas médicas via Web na UBS do município de Arroio Trinta.  Facilitar o agendamento de consultas médicas via Web  Eliminar os prontuários de papel  Facilitar o diagnóstico de doenças  Eliminar elaboração de documentos manuscritos  Permitir integração entre médicos da UBS e de outras entidades  Diminuir custos da Prefeitura Municipal relativos à busca de exames

Atendimento médico na UBS  Única instituição pública de saúde  Dois médicos realizando 32 consultas ao dia  Agendamento presencial e no papel  Cadastro de pacientes em cartões, por família e micro-área  Consultas das 08:00 às 12:00 horas  Pacientes sem previsão de atendimento  Prontuários dos pacientes no papel

Sistemas de Informação em saúde  Ferramentas que apóiam a organização administrativa  Armazenamento de informações  Centralização de informações para tomada de decisões  Aumento da produtividade através da redução de custos e do tempo gasto

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)  Registro eletrônico com dados da saúde de um paciente  Oferece facilidade de geração de diagnósticos  Acesso de vários profissionais ao mesmo tempo  Segurança e privacidade dos dados  Avaliação da qualidade do atendimento oferecido  Contrário do papel, não sofre degradação do tempo

Classificação estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10)  Códigos para diagnóstico de doenças  códigos nomeados por 25 letras do alfabeto  Dividido em 25 capítulos, por categoria de doenças

Short Message Service (SMS) na saúde  2001: SMS para 4 mil assinantes da Telesp Celular, incentivando a doação de sangue  2007: SMS para cidadãos que agendaram serviços do Poupatempo  2008: MS utiliza SMS para divulgar campanha de vacinação contra a rubéola  2008: SMS para pacientes do InCor alertando sobre cancelamento e reagendamento de consultas  Custos com o SMS

Trabalhos correlatos  Stolf (2007): Sistema gerenciador da Clínica Cardiomed  Siqueira e Evangelisti (2004): Sistema de Agendamento Universal para a Secretaria de Saúde SP  Alves (2007): Sistema de Agendamento e Gerenciamento de Consultas Clínicas para a Clínica de fisioterapia Nova Físio  Costa (2001): PEPWeb

Principais Requisitos Funcionais - Administrador  Permitir o cadastro de login e senha para usuários.  Geração de relatórios de atendimento médico.

 Agendamento e cancelamento de consultas.  Envio das agendas aos médicos via e SMS.  Informar a previsão do horário da consulta aos pacientes.  Visualização das receitas de medicamentos, atestados, encaminhamentos e requisições de exames. Principais Requisitos Funcionais - Funcionário

 Visualização da agenda de consultas.  Consulta e atualização do prontuário dos pacientes.  Diagnóstico de doenças utilizando CID-10.  Geração e visualização de atestados, receitas, encaminhamentos e exames.  Encaminhar pacientes para especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Principais Requisitos Funcionais - Médico

 Consulta e atualização do prontuário dos pacientes que lhe foram encaminhados.  Geração e visualização de atestados, receitas, encaminhamentos e exames. Principais Requisitos Funcionais - Especialista

 Visualização dos exames que lhe foram requisitados.  Cadastro de resultados dos exames que lhe foram requisitados. Principais Requisitos Funcionais - Laboratório

Requisitos Não Funcionais  Controlar o acesso dos usuários de acordo com sua respectiva função na UBS.  Disponibilizar acesso às informações seguindo as normas instituídas no manual de princípios éticos para sites de medicina e saúde na internet do CREMESP.  Possibilitar acesso através dos navegadores Web Internet Explorer e Mozilla Firefox.  Implementar na linguagem PHP.  Utilizar o banco de dados MySQL.

Especificação  Diagramas de casos de uso  Diagrama de atividades  Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) Técnicas e Ferramentas utilizadas  Unified Modeling Language (UML)  Enterprise Architect 6.5  DBDesigner 4.0  Servidor Apache  PHP  MySQL  phpMyAdmin  Asynchronous JavaScript and XML (AJAX)  Editor Macromedia Dreamweaver MX

Diagrama de casos de uso – Administrador da UBS

Diagrama de casos de uso – Funcionário da UBS

Diagrama de casos de uso – Médico da UBS

Diagrama de casos de uso – Especialista de outra Entidade

Diagrama de casos de uso – Laboratório Clínico

Diagrama de Atividades

Modelo de Entidade e Relacionamento

Agendamento de consultas Operacionalidade do sistema

Prontuário do paciente

Cadastro de nova consulta

Selecionar CID para diagnóstico

Nova requisição de exame

Laboratório recebe requisição de exame

Resultado do exame

Listagem dos especialistas catarinenses registrados no CFM

Resultados e conclusões  Sucesso nos testes de desempenho  Facilidade no agendamento de consultas  Importância do SMS para médico antecipar conhecimento da sua agenda  SI auxilia para um melhor atendimento  Satisfação dos pacientes  Maior controle das receitas, laudos, exames e encaminhamentos emitidos  Relatórios para controle interno

Resultados e conclusões  Objetivos atingidos  PEP centraliza as informações dos pacientes  Auxílio do CID-10 para diagnóstico  Eliminação dos problemas de caligrafia  Acesso remoto permite estudo dos médicos  Possibilidade de diminuir gastos (tempo, papel, telefone, busca de exames...)  Integração entre médicos  Usuários defenderam a implantação do sistema

Extensões  Geração de relatórios gráficos  Novos modelos de receitas de medicamentos  Implementação de rotina para paciente acessar resultado de seus exames  Implementação de agendamento de exames com os laboratórios clínicos requisitados e com especialistas que os pacientes foram encaminhados.

Obrigada!