 Proposição de um sumário de alta obstétrico para continuidade do cuidado após a alta obstétrica Alvaro Augusto Trielli Ferreira (PG-UFMG) Zilma Silveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis.
Advertisements

Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
Grupo GT1 -ABNT. Escopo  Documento eletronico para solicitação de serviços especializados, consultas e/ou exames. Cenários:  Modelo de informação para.
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Proposta de Resolução de inclusão de exames.
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
Helaine Carneiro Capucho, DSc.
Orientadora Lenise Cecilio
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Economia e Gestão da Saúde
Orientador: Leandro Leitzke Thurow
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
Apresentação do Relatório de Trabalho (Job Report)
Planos de Saúde Acessíveis
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Melhoria da atenção ao pré-natal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Orientadora:Teresinha Heck Weiller
Economia e Gestão da Saúde
Modalidade a Distância
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carolina Aquino Alves Faria
Enfrentamento à pobreza e desigualdade social
ORIENTADOR: JOSÉ ADAILTON SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Autora: Karine Bombardelli
SÃO PAULO DO POTENGI/RN
Avanços do Projeto 21 de Janeiro – Fevereiro 2016
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
Superintendência de Saúde e Relações de Trabalho (SSRT)
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
INDICADORES DE SAÚDE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
VIGILÂNCIA DE ÓBITOS SAAPVS
- Belo Horizonte, abril de 2012
1 Maternidade Municipal Mãe Esperança Porto Velho, 21 de Agosto de 2018 Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Curso de Medicina Disciplina:Saúde.
Linhas de Cuidados: uma breve introdução
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Edilaine Maria Stella da Cruz Nutricionista
Luciane Silveira Miranda de Lima
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Redes de Atenção à Saúde Regulação e Coordenação Papéis dos diferentes pontos de atenção
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Para Elas  .
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
MORTE MATERNA PROBLEMAS E SOLUÇÕES Dr. CARLOS EDUARDO PEREIRA VEGA
Projeto financiado com recursos do PPSUS 2004
Apresentação do Relatório de Trabalho (Job Report)
Indicadores epidemiológicos
Especialização em Saúde da Família
Moutinho M. S. ; Ferreira D. B. ; Silva C. A. L. ; Araújo J. B
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Trabalho de Conclusão de Curso
GERÊNCIA DE ENFERMAGEN OBSTÉTRICA NAS UNIDADES OBSTÉTRICAS – CPN/CO MORGANA TELES ESP. ENFERMAGEM OBSTETRÍCA RT E PLANTONISTA DO CPN/HEDA DOULA.
Transcrição da apresentação:

 Proposição de um sumário de alta obstétrico para continuidade do cuidado após a alta obstétrica Alvaro Augusto Trielli Ferreira (PG-UFMG) Zilma Silveira Nogueira Reis (UFMG) Gabriel Costa Osanan (UFMG) Ana Carolina Viegas (BIC-UFMG) Ricardo João Cruz Correia (UP-PT) Samuel Frade (UP-PT) Programa de Pos-graduação em Saúde da Mulher Área de concentração: Perinatologia Linha de pesquisa: informática medica Belo Horizonte 2013

 Desafios da assistência obstétrica no Brasil:  Redução da morte materna e neonatal  Redução das taxas de cesariana  Politicas públicas de saúde:  Rede Cegonha (Redução das complicações maternas, perinatais e infantis)  Hierarquização da rede de atenção a saúde (Transferência do cuidado em saúde)  Política Nacional de Informação e Informática em Saúde  Importância estratégica da informação  Interoperabilidade entre sistemas de informação

 Prontuário médico  Sumário de alta obstétrico  Registra eventos significantes do nascimento  Transferência do cuidado  Primeiro documento eletrônico  Projeto Alta Responsável para criança, SMSA-BH  Projeto PPSUS (40% altas UFMG: outras cidades mineiras) Informatização dos registros clínicos RES

SISMater

Maternidade (Alta materna com neonato saudavel) SISMATER UFMG Unidade Neonatal (alta do neonato de risco após a mãe) SISMATER UFMG UBS-BH 60% Cidades: 40%. PRODEMGE Ambulatórios UFMG: PNAR, P-AR, ACRIAR Sistema MV Fluxo de troca de informações pós-alta entre rede assistencial obstétrica e perinatal e seus sistemas de informação ALTA HOSPITALARREINTERNAÇÕES REFERENCIA- CONTRAREFERNCIA

Alta pos- aborto Alta ainda grávida Alta puerperal Alta pos- parto em trânsito Alta pos- compli- cação puerperal Possibilidades de alta obstétrica

 Principal:  Proposição de um documento clínico padrão para sumário de alta, que contenha as informações mínimas necessárias para a continuidade do cuidado pós-alta puerperal.  Específicos:  Avaliar os diferentes modelos de sumario do puerpério praticados na rede pública referencial da RM de Belo Horizonte  Estudo de caso: prática atual da maternidade escola da UFMG (Alta Responsável)  Explorar padrões sugeridos por entidades governamentais e de acreditação hospitalar para este documento.

 Seleção dos documentos:  Sumário de alta materna (conjunta ou não a do neonato)  Critérios de inclusão: alta já efetivada (HC-UFMG)  Critérios de exclusão: Ilegibilidade (11,2%), alta pos-aborto / tratamento clínico / pós-parto em transito (24%)  Digitalização do documento  Banco de dados para analise da diversidade e frequência das informações Sumário de Alta Pós parto? Legiveis? Total de Sumarios de Alta Total 89 Não 10 (11,2%) Sim 79 Não 19 (24%) Sim Estudo de caso: análise da prática atual em maternidade-escola (C.A.E.: )

 Seleção dos documentos:  Visita in loco às maternidades  Avaliação do tipo de sistema de informação usado (informatizado ou exclusivo em papel)  Obtenção de um modelo de formulário não preenchido  Analise da diversidade e frequência das informações solicitadas Informatizadas Total de Maternidades 5 Não 4 (80%) Sim 1 (MV) 2- Estudo dos modelos de formulário de maternidades públicas de referencia na RMBH:

3- Documentos nacionais contendo recomendações para o Sumário de Alta  Padrão JCI: Joint Comission International. Alta Referencia e acompanhamento. Cap: Acesso ao cuidado e continuidade do cuidado. In: Padrões JCI para Hospitais. Pag a Edição.  SESMG: Minas Gerais. Secretaria de Estado da Saúde. Assistência Hospitalar ao Neonato. Superintendência de Atenção à Saúde. Diretoria de Normalização de Atenção à Saúde Programa Viva Vida. A alta do recem-nascido. Pag Belo Horizonte,  SMSA-BH: Belo Horizonte. Secretaria Municipal de Saúde. Projeto Alta responsável  ABNT. Projeto Sumário de Alta. GT

1- Estudo de caso: análise da prática atual em maternidade-escola

2. Estudo dos modelos de formulário usados nas maternidades públicas de referencia RMBH

2. Estudo dos modelos de formulário usados em maternidades públicas da RMBH

3- Documentos nacionais contendo recomendações para o Sumário de Alta

Síntese das especificidades de um sumário de alta puerperal

Proposição de um documento clínico padrão, que contenha as informações mínimas necessárias para a continuidade do cuidado pós-alta puerperal. Elaboração do modelo de referencia das informações para o documento eletrônico Padronização em arquétipos e templates openEHR Testes em cenário real (UFMG/PRODEMG E)

Contatos: np.infosaude.medicina.ufmg.br