Automação do tráfego de veículos: sistema de busca de caminho de menor custo entre dois pontos Richard Beyer Schroeder Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.

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Transcrição da apresentação:

Automação do tráfego de veículos: sistema de busca de caminho de menor custo entre dois pontos Richard Beyer Schroeder Orientador: Aurélio Faustino Hoppe 01/2012

1.Motivação 2.Trabalhos relacionados 3.Objetivos 4.Requisitos 5.Solução proposta 6.Implementação 7.Experimentos 8.Conclusão 9.Limitações 10.Extensões 11.Demonstração SUMÁRIO

MOTIVAÇÃO Quanto tempo você perde diariamente no trânsito?

Google Maps Google Maps Navigation GPS Airis Mobile Millennium TRABALHOS RELACIONADOS

Google Maps TRABALHOS RELACIONADOS Características: - Exibir o mapa das cidades - Visualização das condições de tráfego através de cores

Google Maps Navigation TRABALHOS RELACIONADOS Características: - Narração do trajeto percorrido - Evitar ruas congestionadas

GPS Airis TRABALHOS RELACIONADOS Características: - Evitar ruas congestionadas - Recepção das condições do trânsito através de Frequência Modulada (FM)

Mobile Century TRABALHOS RELACIONADOS Características: - Experimento - Define as condições do tráfego baseando-se em dispositivos móveis com GPS

Características / trabalhos correlatos Google Maps (2011) Google Maps Navigation (2011) GPS Airis (2011) Mobile Century (2008) Obtenção de rota de menor custo-XX- Envio de informações de condições de tráfego-X-X Visualização das condições de tráfego das viasXXXX TRABALHOS RELACIONADOS TrabalhoLIMITAÇÕES Google Maps  disponível apenas em grandes cidades  processo de definição de ruas congestionadas não divulgado, bem como processo de colaboração dos usuários Google Maps Navigation GPS Airis  depende de provedores de informações de condições de tráfego por Frequência Modulada (FM) Presente em todos  baixo nível de adesão de novas cidades  dependência da corporação para concepção do mapa

Protótipo com capacidade para apresentar a rota de menor tempo entre dois pontos em uma malha viária - Colaboração dos usuários do protótipo para identificação das condições de tráfego - Construção dinâmica da representação computacional da malha viária de uma cidade - Cálculo da rota de menor custo baseada nas estatísticas de tráfego OBJETIVOS

REQUISITOS RF01 - Enviar informações de coordenadas geográficas para um servidor na web

RF02 - Disponibilizar interface para informar um endereço de origem e destino através de coordenadas geográficas REQUISITOS

RF03 - Exibir no dispositivo uma rota de menor custo que será calculada no servidor entre a coordenada de origem e destino informada

REQUISITOS RF03 - Exibir no dispositivo uma rota de menor custo que será calculada no servidor entre a coordenada de origem e destino informada

REQUISITOS RF03 - Exibir no dispositivo uma rota de menor custo que será calculada no servidor entre a coordenada de origem e destino informada

REQUISITOS RF03 - Exibir no dispositivo uma rota de menor custo que será calculada no servidor entre a coordenada de origem e destino informada

REQUISITOS RF03 - Exibir no dispositivo uma rota de menor custo que será calculada no servidor entre a coordenada de origem e destino informada

Itajaí Pres Castelo Branco Martin Luher Antonio da Veiga REQUISITOS RF03 - Exibir no dispositivo uma rota de menor custo que será calculada no servidor entre a coordenada de origem e destino informada

SOLUÇÃO PROPOSTA

?

-Protótipo capaz de retornar a rota de menor custo e contribuir na coleta de estatísticas do trânsito

IMPLEMENTAÇÃO Coleta de dados Geração da malha viária Cálculo da rota de menor custo

IMPLEMENTAÇÃO Coleta de dados

IMPLEMENTAÇÃO Coleta de dados

IMPLEMENTAÇÃO Coleta de dados

Velocidade Distância IMPLEMENTAÇÃO Coleta de dados

Velocidade Distância IMPLEMENTAÇÃO Coleta de dados

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Geração da malha viária

IMPLEMENTAÇÃO Situação 1 - O usuário percorrer em totalidade uma rua que antes apenas havia sido percorrida de maneira parcial Situação 2 - O usuário percorrer a mesma seção de rua que já foi percorrida e mapeada por outro usuário Situação 3 - O usuário entrar em uma outra rua antes e percorrer até o final a rua que já havia sido percorrida antes Situação 4 - O usuário percorrer uma rua processada além do seu limite Situações a serem tratadas para gerar a malha viária:

IMPLEMENTAÇÃO Percurso efetuado pelo primeiro usuário Situação 1 - O usuário percorrer em totalidade uma rua que antes apenas havia sido percorrida de maneira parcial

IMPLEMENTAÇÃO 20 km/h Percurso efetuado pelo primeiro usuário Situação 1 - O usuário percorrer em totalidade uma rua que antes apenas havia sido percorrida de maneira parcial

IMPLEMENTAÇÃO Percurso efetuado pelo segundo usuário Situação 1 - O usuário percorrer em totalidade uma rua que antes apenas havia sido percorrida de maneira parcial

IMPLEMENTAÇÃO 20 km/h Situação 2 – O usuário percorrer a mesma seção de rua que já foi percorrida e mapeada por outro usuário

IMPLEMENTAÇÃO 18 km/h Situação 1 – O usuário percorrer em totalidade uma rua que antes apenas havia sido percorrida de maneira parcial Situação 2 – O usuário percorrer a mesma seção de rua que já foi percorrida e mapeada por outro usuário

IMPLEMENTAÇÃO 18 km/h 25 km/h Situação 1 – O usuário percorrer em totalidade uma rua que antes apenas havia sido percorrida de maneira parcial Situação 2 – O usuário percorrer a mesma seção de rua que já foi percorrida e mapeada por outro usuário

IMPLEMENTAÇÃO Situação 3 – O usuário entrar em uma outra rua antes e percorrer até o final a rua que já havia sido percorrida antes

IMPLEMENTAÇÃO Situação 3 – O usuário entrar em uma outra rua antes e percorrer até o final a rua que já havia sido percorrida antes

IMPLEMENTAÇÃO Situação 3 – O usuário entrar em uma outra rua antes e percorrer até o final a rua que já havia sido percorrida antes

IMPLEMENTAÇÃO Situação 4 – O usuário percorrer uma rua processada além do seu limite

IMPLEMENTAÇÃO Situação 4 – O usuário percorrer uma rua processada além do seu limite

IMPLEMENTAÇÃO Situação 4 – O usuário percorrer uma rua processada além do seu limite

IMPLEMENTAÇÃO Cálculo da rota de menor custo

IMPLEMENTAÇÃO Cálculo da rota de menor custo Algoritmo de Dijkstra

IMPLEMENTAÇÃO 32s 19s 40s 25s 23s 37s 13s Cálculo da rota de menor custo Algoritmo de Dijkstra

32s 19s 40s 25s 23s 37s 13s IMPLEMENTAÇÃO Cálculo da rota de menor custo Algoritmo de Dijkstra Origem

EXPERIMENTO 1: Testes efetuados com dados hipotéticos  comprovar a correta geração do grafo representando a malha viária  comprovar o funcionamento do cálculo da rota de menor custo, consequentemente o funcionamento de Dijkstra EXPERIMENTO 2: Teste em ambiente real  comprovar o funcionamento da coleta de dados geográficos EXPERIMENTOS

Origem Destino EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS

5060 metros EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS

30 km/h 5060 metros EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS

30 km/h 10 minutos e 6 segundos 5060 metros EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS

7621 metros EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS

40 km/h 7621 metros EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS

40 km/h 11 minutos e 24 segundos 7621 metros EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS

10 minutos e 6 segundos EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS Obtendo a rota de menor custo SEM congestionamento

10 minutos e 6 segundos 11 minutos e 24 segundos EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS Obtendo a rota de menor custo SEM congestionamento

10 minutos e 6 segundos EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS Obtendo a rota de menor custo SEM congestionamento

10 minutos e 6 segundos 11 minutos e 24 segundos EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS Obtendo a rota de menor custo SEM congestionamento

20 km/h EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS Obtendo a rota de menor custo COM congestionamento

+ 2 minutos e 34 segundos 11 minutos e 24 segundos Obtendo a rota de menor custo COM congestionamento EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS

12 minutos e 40 segundos 11 minutos e 24 segundos EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS Obtendo a rota de menor custo COM congestionamento

EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS Obtendo a rota de menor custo COM congestionamento

12 minutos e 40 segundos 11 minutos e 24 segundos EXPERIMENTO 1: DADOS HIPOTÉTICOS Obtendo a rota de menor custo COM congestionamento

Coleta dos dados EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

Coleta dos dados: Coordenadas coletadas não representam com exatidão o percurso percorrido EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

Coleta dos dados: Identificando problema de descalibragem da API do Google Maps Google Maps EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

Bing Maps Coleta dos dados: Identificando problema de descalibragem da API do Google Maps EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL Google Maps

Bing MapsYahoo Maps Coleta dos dados: Identificando problema de descalibragem da API do Google Maps EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

Origem Destino Coleta dos dados: Testes efetuados na cidade de Gaspar EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

Origem Destino Coleta dos dados: Testes efetuados na cidade de Gaspar EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

Origem Destino Coleta dos dados: Testes efetuados na cidade de Gaspar EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

Coleta dos dados: Testes efetuados na cidade de Gaspar EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

Coleta dos dados: Testes efetuados na cidade de Gaspar EXPERIMENTO 2: AMBIENTE REAL

 É possível utilizar celulares com GPS para determinar as condições do trânsito  Algoritmo de Dijkstra efetivo  API de geocodificação do Google mostrou-se problemática CONCLUSÃO Características / trabalhos correlatos Schroeder (2012) Google Maps (2011) Google Maps Navigation (2011) GPS Airis (2011) Mobile Century (2008) Obtenção de rota de menor custoX-XX- Envio de informações de condições de tráfego X-X-X Visualização das condições de tráfego das vias -XXXX Malha viária construída dinamicamente X----

Situação não tratada LIMITAÇÕES

EXTENSÕES  tornar visível a situação das condições de tráfego através de um site;

EXTENSÕES  tornar visível a situação das condições de tráfego através de um site;  integrar novas APIs de geocodificação reversa, afim de não depender somente da API do Google que nos testes demonstrou problemas de calibragem na cidade de Blumenau

EXTENSÕES  tornar visível a situação das condições de tráfego através de um site;  integrar novas APIs de geocodificação reversa, afim de não depender somente da API do Google que nos testes demonstrou problemas de calibragem na cidade de Blumenau  utilizar heurística para o cálculo da rota de menor custo a fim de melhorar o processamento em uma massa de dados maior

EXTENSÕES  tornar visível a situação das condições de tráfego através de um site;  integrar novas APIs de geocodificação reversa, afim de não depender somente da API do Google que nos testes demonstrou problemas de calibragem na cidade de Blumenau  utilizar heurística para o cálculo da rota de menor custo a fim de melhorar o processamento em uma massa de dados maior  disponibilizar uma interface para informar sobre desvios na via de tráfego ou ainda sobre possíveis interdições devido a obras;

EXTENSÕES  tornar visível a situação das condições de tráfego através de um site;  integrar novas APIs de geocodificação reversa, afim de não depender somente da API do Google que nos testes demonstrou problemas de calibragem na cidade de Blumenau  utilizar heurística para o cálculo da rota de menor custo a fim de melhorar o processamento em uma massa de dados maior  disponibilizar uma interface para informar sobre desvios na via de tráfego ou ainda sobre possíveis interdições devido a obras  implementar a coleta de dados geográficos em outras plataformas móveis como IOS, Symbian e Windows Phone garantindo assim uma maior adesão de usuários e logo uma maior cobertura na coleta dos dados o que significa que mais ruas terão suas estatísticas de tráfego apuradas

DEMONSTRAÇÃO

OBRIGADO