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ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO

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Apresentação em tema: "ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS BÁSICOS PARA O PROJETO
ESTRADAS E PAVIMENTAÇÃO Profa. Lucilene Ferreira

2 Introdução – Projeto Geométrico
É a parte do projeto de estradas que estuda as diversas características geométricas do traçado em função das leis de movimento, do comportamento dos motoristas, das características de operação dos veículos e do tráfego, de maneira a garantir uma estrada segura, confortável e eficiente, com o menor custo.

3 Introdução As características geométricas inadequadas causam acidentes de tráfego, baixa eficiência e obsolescência precoce da estrada. A escolha de boas características geométricas nem sempre acarretam acréscimos no custo de construção.

4 Introdução Deve-se estudar os seguintes parâmetros: Velocidades:
- de projeto; - média de percurso. Distância de visibilidade: - de frenagem; - de ultrapassagem.

5 Velocidades É importante que a estrada permita que os usuários desenvolvam de forma segura, velocidades compatíveis com suas expectativas. A velocidade que um veículo apresenta em determinado trecho depende do motorista, do veículo e da estrada.

6 Velocidades Motorista: depende de sua capacidade e habilidade em dirigir e seu estado psicológico; Veículo: depende do tipo, peso, potência do motor, estado de conservação, do combustível entre outros. Estrada: depende das características geométricas (rampas, raios, curvas, visibilidade etc), do estado da superfície de rolamento, do tráfego, das condições climáticas, velocidade máxima entre outros.

7 Velocidades Em uma estrada sempre haverá veículos trafegando em velocidades diferentes, sendo assim, estudaremos os dois tipos de velocidade para o projeto. Existem dois tipos de velocidades: De projeto (Vp) Média de percurso (Vm)

8 Velocidade de Projeto (Vp)
A velocidade de projeto é a maior velocidade que um veículo-padrão pode desenvolver, em um trecho de estrada, em condições normais, com segurança. Sempre que possível adotar uma velocidade de projeto única. Para o usuário é importante saber o tempo gasto para percorrer a estrada.

9 Velocidade de Projeto (Vp)

10 Velocidade de Projeto (Vp)
Como toda redução do tempo de percurso representa um benefício para o usuário e todo aumento na velocidade de projeto um acréscimo no custo da estrada, verifique na figura abaixo a relação custo e benefício.

11 Velocidade de Projeto (Vp)

12 Velocidade Média de Percurso (Vm)
A velocidade média de percurso é a média das velocidades de todo o tráfego ou parte dele, obtida dividindo-se a somatória das distâncias percorridas pela somatória dos tempos de percurso.

13 Distância de Visibilidade
Distância de visibilidade é a extensão da estrada que pode ser vista à frente pelo motorista. O projetista sempre deverá procurar soluções que gerem espaços com boa visibilidade. Cuidados especiais devem ser tomados nos acessos à estrada.

14 Distância de Visibilidade
Alguns valores mínimos devem ser respeitados, tais como: distância de visibilidade de frenagem (Df) e distância de visibilidade de ultrapassagem (Du).

15 Distância de Visibilidade de Frenagem (Df)
É a distância de visibilidade mínima necessária para que o veículo possa parar com segurança, antes de atingir um obstáculo que possa surgir na sua trajetória. - Tempo de reação (t): é o intervalo de tempo entre o instante que o motorista avista um obstáculo em sua faixa de tráfego e o início da frenagem, inclui o tempo de percepção.

16 Distância de Visibilidade de Frenagem (Df)
A distância de frenagem é calculada: Df = d1+d2 Onde: d1: distância percorrida pelo veículo durante o tempo de reação. d2: distância percorrida pelo veículo durante a frenagem propriamente dita.

17 Distância de Visibilidade de Frenagem (Df)
d1=0,7.V Onde: tr: tempo de reação 2,5 s; d1: distância percorrida durante o tempo tr (m); V: velocidade do veículo (km/h).

18 Distância de Visibilidade de Frenagem (Df)

19 Distância de Visibilidade de Frenagem (Df)

20 Distância de Visibilidade de Frenagem (Df)
Vários fatores influem no valor do coeficiente de atrito longitudinal (f): material, desenho dos sulcos, a pressão dos pneus, tipo e condição da superfície do pavimento, presença de água. O coeficiente de atrito para o pavimento seco é bem maior que quando molhado, a critério de cálculos utiliza-se a condição de pavimento molhado.

21 Distância de Visibilidade de Frenagem (Df)

22 Distância de Visibilidade de Frenagem (Df) – efeito das rampas

23 Distância de Visibilidade de Ultrapassagem (Du)
Nas estradas de pista única, com dois sentidos de tráfego, é necessário que existam trechos com visibilidade suficiente para que os veículos mais rápidos possam ultrapassar os mais lentos.

24 Distância de Visibilidade de Ultrapassagem (Du)
A AASHTO calcula a distância de visibilidade de ultrapassagem (Du) como a soma das seguintes parcelas: d1: distância percorrida durante o tempo de percepção e aceleração inicial (m); d2: distância percorrida durante a ocupação da faixa de tráfego oposta (m);

25 Distância de Visibilidade de Ultrapassagem (Du)
d3: distância de segurança (m); d4: distância percorrida pelo veículo que trafega na faixa de tráfego oposta (m).

26 Distância de Visibilidade de Ultrapassagem (Du)

27 Distância de Visibilidade de Ultrapassagem (Du)

28 Referências Pimenta, C.R.T; Oliveira, M.P. Projeto Geométrico de Rodovias. São Carlos: Rima Antas, P.M.; Vieira, A.; Gonçalo, E.A.; Lopes, L.A.S. Estradas: Projeto Geométrico e de Terraplenagem. São Paulo: Interciência p.


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