A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
Advertisements

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX. Giuseppe Garibaldi  O herói de dois mundos (RS – Revolução Farroupilha);  Camisas Vermelhas - nacionalismo.
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A imigração Nomes: Laura e Sofia Turma: 993 Professora: Rafaela Rech Matéria: História.
Greves Operárias Nomes: Carolina e Bruna Turma:993História.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
FELIPE LEONARDE AMARAL A Política dos Governadores (1898 a 1902)
Pietra D.Zanni. Surgimento: No inicio da República, final do séc. XIX e começo do XX, surgiu no sertão do nordeste brasileiro bandos armados conhecidos.
A CRISE DE 1929 O contexto econômico.. Equipe: Andrei João Laisa Philip.
Estados Unidos: a conquista do oeste e a Guerra Civil Americana pp Prof. Rodrigo Calsani.
MOVIMENTO POPULACIONAIS EXTERNO Professor: Willson Carolina Aquino N:4 7anoA Luiza Straub 15.
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro? Prof. Marcelo Costa.
A era Vargas: Revolução de 1930 (pp ) PROF. RODRIGO CALSANI.
Espaço rural brasileiro Professor Leandro. Período Colonial  Sistema de distribuição de terra sempre foi desigual;  A terra estava sobre controle absoluto.
A Formação da República Liberal
Organização Política do Brasil: do período colonial até os dias atuais
Trabalho de Geografia sobre Ruanda
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
Revolução Russa.
Trabalho realizado por: Luís Rodrigues, nº 15
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
Direitos trabalhistas
O Antigo Regime em Portugal
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso.
CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA
Disciplina: História da Educação Brasileira
PRINCIPAIS AMEAÇAS À ECOSOL
Formação do mundo atual
REPÚBLICA MILITAR NO BRASIL
Disciplina: Geografia
Revisão TSE 8 ano geografia
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Alunas: Ana Paula, Bruna Nogueira
Primeira República no Brasil
História – Gillianne Nunes
Indústria.
ERA VARGAS.
A crise de 1929 e a Revolução de 30
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
Processos de independência na América Espanhola
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A CRISE DE 1929.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Economia Imperial (XIX)
Que “coisa pública” é essa?
Industria.
Os grandes ciclos migratórios
Evolução da população portuguesa
(1) Até ao séc. XVII, principal actor a Igreja: Irmandades, Misericórdias
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
OS REINOS AFRICANOS.
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
séculos XII / XIII –um país emergente – aspectos estruturais
Conselhos para um bom Semestre
O New Deal.
Transcrição da apresentação:

A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.

República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas.  O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto.  Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.  É o período histórico brasileiro que tem como inicio a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 30, liderada por Getúlio Vargas, que depôs o 13° Presidente da República Velha, Washington Luis.  A República Velha é compreendida também pelo fato de Mineiros e Paulistas revezarem o cargo de Presidência movido aos interesses políticos e econômicos de seus estados.

O fluxo migratório na República Velha  Um dos aspecto econômico da República Velha foi o início da industrialização no Brasil, que contou também com a vinda ao Brasil de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas indústrias quanto nas grandes fazendas.  O fluxo migratório na República Velha alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um embranquecimento da população, aprofundando o preconceito contra os negros de origem africana.  Alguns industriais eram imigrantes. Eles chegavam com algumas economias no bolso e abriam uma pequena indústria. Com o tempo essa indústria ia crescendo e eles poderiam enriquecer. Foram nomes famosos como os italianos paulistas Matarazzo e Crespi.  Em São Paulo, dois terços dos operários eram de imigrantes italianos, espanhóis e portugueses, no Rio, quase a metade. Formavam uma nova classe social na nossa história, o proletariado.

História dos Imigrantes no Brasil  Além de africano e índio, o Brasil também é um país europeu e até oriental.  Durante a República Velha chegaram quase 4 milhões de imigrantes estrangeiros.  Chegaram no Brasil para servir como mão-de-obra, pois, o Brasil acabara de abolir a escravidão: Alemães, italianos, portugueses, espanhóis e japoneses.  Até então a população brasileira era composta pela mistura de nativos (índios), europeus e negros: Caboclo (mameluco): filho de Índio com Branco (Europeu); Mulato: filho de Negro com Branco (Europeu); Cafuzo: filho Índio com Negro  Uma das primeiras providências do governo republicano foi decretar que todos os imigrantes estrangeiros que nada declarassem, tornariam-se cidadãos brasileiros, depois de seis meses de residência no país. Mais um estímulo para a imigração.  A grande maioria veio antes de estourar a Primeira Guerra Mundial (1914). Depois que ela acabou (1918) vieram novas levas.  A partir de 1930, quando Getúlio assumiu a presidência, a imigração diminuiu muito. Uma das causas foi a crise mundial de 1929, a outra foi o desinteresse do governo brasileiro em receber mais gente de fora.

Imigrantes

 O Sudeste e o Sul ficaram com quase 95% dos imigrantes, sendo que metade deles foi para São Paulo (que hoje é o estado com a maior população do país). O maior número era de italianos. A maioria rumou para os cafezais, mas alguns se dedicaram a trabalhar nas cidades, inclusive nas indústrias que começaram a surgir na época.  A imigração brasileira foi intensa durante a República Velha. A abolição da escravatura, ocorrida pouco antes da proclamação do regime republicano, favoreceu a vinda de estrangeiros.  Só em 1891 vieram para o Brasil mais de imigrantes.  No governo de Epitácio Pessoa, foram adotadas certas medidas restritivas à imigração, com o objetivo de selecionar os imigrantes.  A partir de 1930, as medidas restritivas acentuaram-se, em razão do índice de desemprego causado pela crise de Isso fez diminuir consideravelmente a vinda de estrangeiros para o Brasil.

Fontes:    