COMPUTAÇÃO GRÁFICA Nathison Lopes Kauê Bonilha Tainara Patrícia.

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Transcrição da apresentação:

COMPUTAÇÃO GRÁFICA Nathison Lopes Kauê Bonilha Tainara Patrícia

“Um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador”. A Computação Gráfica segundo a ISO.

História e Origens da Computação Gráfica Whirlwind I, primeiro computador com capacidades gráficas (1951).

4 Interface gráfica do SAGE (Semi-Automatic Ground Enviroment), monitoramento e controle de espaço aéreo

5 Sketchpad (1962), primeiro editor gráfico. Ivan Sutherland.

6 Em 1965 surgem os primeiros sistemas CAD DAC e CAD CAM direcionados a industria automobilística e aeroespacial.

7 David Evans e Ivan Sutherland. Evans & Sutherland (1968)

8 Tabela de profundidade de bits, quantidade de cores.

9 24 bits 16 bits 8 bits

10 Jogo Evoland (do 8 bits ao 3D)

11 Matriz de Pixels (2 cores)

12 Subáreas da Computação Gráfica -Síntese de Imagens -Processamento digital -Análise de Imagens -Vizualização de Dados

Jet Propulsion Laboratory (1960)

Processamento de Imagem Raster e Vetorial

Ruídos Ruído de Imagem Ruído na Luminância Ruído Chroma

16 Década de 70: -Reconhecimento como área específica -Desenvolvimento de novas técnicas -Introdução do aspecto comercial -Aprimoramento dos jogos e videogames -Uso da computação gráfica em filmes -Surgimento de congressos específicos (SIGGRAPH 74)

17 Magnavox Odyssey (1972)

18 (1972)

19

20 Apple 2 (1977)

21 Década de 80: -Década do computador pessoal -Início das animações 3D (Loren Carpenter, SIGGRAPH, 1980) -Explosão do uso da computação gráfica no cinema -Surgimento de novas aplicações -Em Artes, Computação e Vizualização Científica. -Aumento das possibidades geométricas (Espaço tridimensional)

22 Videoclipe de Money for Nothing (Dire Straits, 1985)

23 Tron, uma odisséia eletrônica (Disney, 1983)

iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule Board (Intel, 1983) 8 cores com resolução de 256 x 256 pixels.

Windows 1.01 (Microsoft, 1985) Macintosh (Apple, 1984)

Captura de tela do jogo Jet (1985), um dos primeiros no estilo simulador de voo

AutoCAD rodando no sistema operacional SUN (Unix)

28 Luxo Jr. (PIXAR, 1986)

29 Década de 90: -Amadurecimento da computação gráfica -Recursos audiovisuais aperfeiçoados no cinema -Filmes inteiros em CG Exterminador do Futuro 2 Jurassic Park (1993)

30 Toy Story (1995)

Evolução dos gráficos com as GPUs

Matrix (1999)

Jogos 2D

GPU (Graphics Processing Unit ou Unidade de Processamento Gráfico)

GPU Xbox 360

Bibliotecas Gráficas (API’s)

O algoritmo da reta de Bresenham

Equação Geral da Reta ax+bx-c=0

Equação Geral da Reta (Demonstração)

Computação Gráfica 3D

Matrizes dos Eixos X, Y e Z para Rotação 3D. Nomenclatura dos Eixos

Visualização 3D View point (centro de projeção) localizado sobre o eixo z

Algoritmo para representação de uma esfera

45 Aplicações da Computação Gráfica

Visão Computacional

47 Softwares utilizados na area de Editoração, Desenho Gráfico, Manipulação e Tratamento de Imagens

LIDAR (Light Detection and Ranging)

Fotogrametria

Projeto Homem Virtual (USP)

51 Microstation, plataforma especializada para arquitetura, engenharia civil, cartografia e outros

52 Autodesk Maya, illustração e animação 3D

53 Edição profissional de vídeo

O futuro da computação gráfica Telas de Multi-ToqueHologramas

O futuro da computação gráfica Telas de Multi-ToqueHologramas

Referências Bibliográficas

PUC-RS. Origens da Computação Gráfica. Disponível em: Acesso em: 03/06/ FORTIUM GRUPO EDUCACIONAL. História da Computação Gráfica. Disponivel em: Hist%C3%B3ria.pdfhttp://fortium.edu.br/blog/robson_guedes/files/2010/03/Computa%C3%A7%C3%A3o-gr%C3%A1fica- Hist%C3%B3ria.pdf Acesso em: 04/06/2013 HISTORY OF COMPUTERS. Sage. Disponível em: Acesso em: 03/06/2013 WIKIPEDIA. Whirlwind 1. Disponível em: Acesso em: 03/06/2013http://en.wikipedia.org/wiki/Whirlwind_I UFSCAR. A Popularização da Computação Gráfica e os Atores Digitais. Disponível em: Acesso em: 02/06/2013 UFSM. Computação Gráfica 3D. Disponível em: Acesso em: 04/06/2013http://www-usr.inf.ufsm.br/~pozzer/disciplinas/cg_8_3d.pdf CAMBRIDGE IN COLOR. Profundidade de Bits. Disponível em: Acesso em 02/06/2013 UNIVASF. Computação Gráfica. Disponível em: Acesso em 04/06/2013