Sistemas de Informação para processos produtivos Sistemas colaborativos
Comunicar: Compartilhar informações uns com os outros Coordenar: Coordenar reciprocamente nossos esforços individuais de trabalho e uso dos recursos Colaborar: Trabalhar juntos cooperativamente em projetos e tarefas comuns
Colaboração Colaboração quer dizer trabalhar juntos para gerar um produto que é muito maior que a soma de suas partes, desenvolvem uma compreensão compartilhada. Dessa forma, os membros não precisam trabalhar na mesma localização física.
Componentes dos Sistemas Colaborativos Sistema colaborativo é um sistema de informação que conseqüentemente utiliza recursos de hardware, software, dados e rede para apoiar a comunicação. A equipe pode utilizar intranets e extranets para colaborar via , videoconferência, fóruns de discussão e um banco de dados em multimídia de informações na empresa e andamento em um site do projeto na rede.
Algumas ferramentas de software para o trabalho em colaboração Ferramentas de comunicações eletrônicas Ferramentas de Conferências eletrônicas Ferramentas de administração do trabalho em colaboração
Ferramentas de comunicações eletrônicas Correio eletrônico( ) Correio de voz(voice mail) Fax Editoração de página de rede Telefone e Pager via Internet
Ferramentas de Conferências eletrônicas Conferência por dados Conferencia de voz Videoconferência Fóruns de discussão Sistemas de bate-papo Sistemas de reuniões eletrônicas
Ferramentas de administração do trabalho em colaboração Agendamento e programação Gerenciamento de atividade e projetos Sistemas de fluxo de trabalho(workflow) Compartilhamento de documentos Administração do conhecimento
Alguns softwares colaborativos do mercado Lotus Notes Microsoft Exchange Novell GroupWise Sharepoint TalkAndWrite Lotus Note Project Server More.Groupware