Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano - ano letivo 2011/12 Autora: Francisca Fernandes Professora:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

Paleolítico.
As Sociedades Recolectoras
A VIDA NO PALEOLÍTICO.
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
Pré-História.
Pré-História As etapas da evolução humana
CLIMA FASE DA HOMINIZAÇÃO CULTURAS PRINCIPAIS JAZIDAS PALEOLITICO
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
Do surgimento do homem à invenção da escrita
O Processo de Hominização
A PRÉ - HISTÓRIA.
Rosa Maria Vieira Silva Pereira. A superfície da Terra é formada, em grande parte, por rochas. Também podemos encontrar rochas por baixo do solo, como.
O Surgimento dos Seres Humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
Surgimento dos seres humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
Professor : Guilherme Matéria :História.  Para a elaboração deste trabalho nós Ithalo, João Vitor Pessoa, João Vitor Oliveira, Henry, Sammyr e Pedro.
Educação Moral e Religiosa Católica.
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
PRÉ-HISTÓRIA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel
Evolução humana (capítulo 11)
Escola Básica 2º e 3º ciclos Paulo da Gama
Método Indutivo de Estudo da Bíblia
Pré-História: Arte Rupestre
HISTÓRIA Professora Marta Cibele
A Arte Românica No Século XI e XII Fernando Santos.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Prof.ª Rita Haddad
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
CAPÍTULO 2 (continuação): AS PRIMIERAS SOCIEDADES
EVOLUÇÃO HUMANA.
PRIMEIROS HUMANOS º ANO.
Evolução.
Reocupação do antigo espaço da Feira Popular, Entrecampos
PLANO DE AULA DISCIPLINA: ARTES ENSINO MÉDIO: 2º SÉRIE
Pré-História e História
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
Professor: Guilherme Vieira
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Aula 4 – A derrocada dos macro modelos e a proposta do giro linguístico.
Os primeiros hominídeos. Os primeiros Hominídeos. nome dados para classificar os primeiros seres humanos Com a evolução chegou-se a uma única espécie.
Pré-História: Arte Rupestre
FONTES HISTÓRICAS E O TRABALHO DO HISTORIADOR
Exemplo: Pedro Santos, Joana Padilha, *João da Silva (Orientador)
APRENDI.
TÍTULO (letras maiúsculas e negrito)
Francisco Mourão, Leonardo Fernandes., Rita Soares e Tiago Bento
História – 2018 Disciplinas: -História -Filosofia
Pré-História.
Exemplo: Pedro Santos, Joana Padilha, *João da Silva (Orientador)
ano do extermínio dos professores
Pré-História IIi.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Literatura: usos e deinições
A Alegoria da Caverna Ontologia, Espitemologia & Política
INTRODUÇÃO OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO CONCLUSÕES BIBLIOGRAFIA
Playa de las Catedrales.
A ESPÉCIE HUMANA E O MEIO AMBIENTE PROF. CAMILA MUNIZ.
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE
O Processo de Hominização
EVOLUÇÃO HUMANA.
EB2,3 Prof. Óscar Lopes Matosinhos Mª do Céu Mota
A Pré-História Profª Maiara Alves.
RITUAIS E ARTE DO PALEOLÍTICO
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
AS ORIGENS DA HUMANIDADE
Unidade 1 A História antes da Escrita
A Pré-História.
Transcrição da apresentação:

Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano - ano letivo 2011/12 Autora: Francisca Fernandes Professora: Teresa Novais Moreira Disciplina: História

Introdução: Afinal o que é uma praia para História? As pesquisas desde a primeira aula: O que era uma praia antigamente; O que era uma praia antigamente; Local onde vivo; Local onde vivo; Os concheiros de Muge; Os concheiros de Muge; O significado da Vénus; O significado da Vénus; Imagens da pré-história. Imagens da pré-história.

Desenvolvimento: O que eu aprendi nas aulas de história? A partir desta imagem eu posso afirmar que ainda existem algumas fontes históricas na praia de Matosinhos. Posso ver o mar que continua a servir para pesca e passar tempo de lazer, a areia que serve como material de construção e de lazer, prédios que são habitações actuais, pessoas e ainda posso ver a anémona que é um monumento escolhido para homenagear os pescadores. A ida à praia de Matosinhos A ida à praia de Matosinhos:

Com esta imagem da ida à praia do Aterro eu posso observar: o bar, a areia, a petrogal, as pessoas, os passadiços e também alguns pára-ventos pousados. A ida à praia do Aterro: Australopitecos – Eram pequenos e curvados, não eram totalmente bípedes e não sabiam fazer instrumentos, mas usavam seixos quebrados; Homo Habilis – Eram bípedes, mais verticais, a sua capacidade craniana aumentou, sabiam fazer instrumentos de pedra e madeira; Homo Erectus – Eram bípedes e verticais, possuíram uma linguagem rudimentar, fabricavam bifaces e descobriram o fogo; Homo Sapiens – Eram totalmente bípedes e verticais, mais inteligentes, fabricavam pontas, lascas e bifaces mais perfeitas, caçavam grandes animais em grupo e enterravam os mortos; Homo Sapiens Sapiens – Eram inteligentes, excelentes caçadores, fabricavam arcos, flechas, arpões, agulhas e lâminas e faziam pinturas nas paredes das cavernas;

Conclusão: Afinal o que é uma praia para história? Para a história, uma praia é um sítio onde as pessoas podem pescar, passar tempo de lazer, ver os monumentos antigos, ver as habitações actuais e também relaxar. Quando eu fui à praia de Matosinhos, olhei em volta e não tinha nenhuma ideia do que escrever na folha distribuída pelos professores porque, sinceramente,não fazia ideia que numa praia pudesse haver tanta coisa que desse para a disciplina de história, mas depois a professora Teresa veio para a minha beira e disse-me para olhar com mais atenção à minha volta que iria descobrir muita coisa que nunca me teria passado pela cabeça, e assim eu fiz, olhei com muita atenção e descobri muita coisa interessante que nem sabia que existia lá na praia de Matosinhos. Por exemplo,logo no inicio da praia podemos encontrar uma escultura em homenagem ao naufrágio de Tem cerca de 3 metros e é constituída por 5 figuras que expressam a sua dor pela perda dos seus entes queridos. Podemos ver ainda a anémona gigante que homenageia os pescadores que corajosamente se aventuraram mar adentro.