SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.

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Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS

ROTEIRO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Desenvolvimento Resultados e discussões Conclusão Extensões

INTRODUÇÃO  Aumento significativo do fluxo de ordem de serviço (OS).  Dificuldade de organização.  Análise dos dados.  Novo canal de comunicação com o cliente.

OBJETIVOS  Controlar o fluxo das OSs na empresa  Controlar a colocação de material de reposição  Possuir um cadastro de clientes e funcionários  enviar SMS para o cliente quando uma OS possuir o status “orçamento” ou “pronto“  possibilitar ao cliente a consulta sobre o status da(s) sua(s) OS por SMS  gerar relatórios de produção  gerar relatórios de OS abertas e finalizadas  gerar relatório de envio e recebimento de SMS.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SMS  Mensagens de texto  Até 160 caracteres (mensagem simples)  Até 640 caracteres (mensagem em partes) Estrutura rede

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SMS Estrutura mensagem

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SMS Protocolo SMPP

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SMS no Brasil Prós  Pouco explorado  Constante expansão Contras  Custo PaísNúmero Estados Unidos591 Venezuela223 México138 França136 China131 Argentina120 Portugal109 Espanha59 Brasil21 Chile13 Peru12 Fonte: Indicador Brasil (2011).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SMSLib  Biblioteca JAVA – envio e recebimento de SMS  suporta telefones e modems GSM conectados via interface serial ou interface Internet Protocol (IP)  suporta envio e recebimento de mensagens simples de texto;  suporta envio e recebimento de mensagens grandes (várias partes) de texto;  fornece relatório de entrega de mensagem;  fornece informação sobre dispositivo GSM conectado: modem, fabricante, nível de sinal;  suporta protocolo SMPP.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Ramo de Prestação de Serviços  Segundo Sebrae (2011, p.2), “Em Setembro de 2011 verificou-se expansão em sete dos oito setores de atividade econômica, com segundo melhor resultado para o mês nos Serviços. Os que mais contribuíram para o desempenho positivo foram os Serviços [...]”  92,3% microempresas Serviço de reparação e manutenção  Conceitua-se em prestar o serviço de restabelecer o funcionamento ideal à qualquer bem do cliente.  Valor agregado

DESENVOLVIMENTO – PRINCIPAIS REQUISITOS Requisitos Funcionais  RF01 - O sistema deverá conter um cadastro de clientes pessoa física e jurídica.  RF04 - O sistema deverá conter um cadastro de tipos de aparelho.  RF05 - O sistema deve possuir um cadastro de marcas  RF06 - O sistema deve possuir um cadastro de funcionários com os dados: nome; telefone celular; telefone fixo; cargo; login; senha.  RF07 - O sistema deve cadastrar em cada nova ordem de serviço os dados: código do cliente, tipo de aparelho, marca, defeito apresentado, técnico responsável, observações, status.

DESENVOLVIMENTO – PRINCIPAIS REQUISITOS  RF10 - O sistema deve gerar um laudo técnico contendo os dados do cliente, da ordem de serviço, os componentes utilizados, a causa do defeito e um local para assinatura do técnico responsável.  RF11/14 - O sistema deve gerar relatórios diversos.  RF18 - O sistema deve enviar o orçamento para o cliente por meio de SMS.  RF19 - O sistema deve possibilitar ao cliente consultar o estado de sua OS por meio de SMS.  RF20 - O sistema deve gerar um relatório de quantidade de recebimentos e envios de SMS.

DESENVOLVIMENTO – PRINCIPAIS REQUISITOS Requisitos não Funcionais  RNF01 - O sistema deve possuir um mecanismo de perfis de usuário (administrador ou atendimento) protegido por login e senha;  RNF02 - O sistema deve utilizar-se do banco de dados MYSQL.  RNF03 - O sistema deve suportar sistemas operacionais Windows (98 ou superior)  RNF04 – O sistema deve suportar os navegadores Google Chrome, Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 6 ou superior.

DESENVOLVIMENTO – PRINCIPAIS CASOS DE USO Visão Atendimento

DESENVOLVIMENTO – PRINCIPAIS CASOS DE USO Visão Administrador

DESENVOLVIMENTO – MER (MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO)

DESENVOLVIMENTO – DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA

DESENVOLVIMENTO – FERRAMENTAS E TÉCNICAS UTILIZADAS Linguagem de programação  PHP  JAVA Banco de dados  MYSQL Softwares  NetBeans IDE  Dreamweaver CS5.5  WampServer 2.1

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES Tela Inicial Sistema Gerenciamento (PHP)

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES Sistema de envio e recebimento de SMS (JAVA)

RESULTADOS E DISCUSSÕES Função/SistemaSistema PropostoARCADESoftOS Plus 4.0 Possibilidade de Migração web SimNão Controle de OS Sim Cadastro de Clientes Sim Cadastro de Funcionários Sim Não Contas a pagar/receber NãoSimNão Controle de Material de reposição Sim Controle de Acesso SimNão Perfis de usuário SimNão Relatórios de Produção Sim Não Relatórios de Fluxo de OS Sim Não Envio/ Recebimento de SMS SimNão

CONCLUSÃO  Objetivos atingidos  Melhoria no processo  Organização dos dados  Nova forma de comunicação com o cliente (SMS)  Possibilidade de migração web  Emissão de relatórios diversos

EXTENSÕES  inserir o campo de previsão de conclusão, para fim de gerenciar a fila de consertos;  implementar a visão do técnico, onde ele pode observar sua fila de consertos e abrir os dados da OS que será avaliada, com fins de não utilizar mais papel no processo;  possibilitar uma forma de gerenciamento de filiais pelo mesmo sistema, elaborando uma forma de diferenciação entre as OS, para que possam ser consultadas em qualquer lugar e possuam um método fácil de localização (transporte de OS entre filiais).

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA