A POLÍTICA – Aula 1 17. Introdução à política 18. A sociedade tribal 19. O pensamento político grego 20. O pensamento político medieval 21. A política.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Advertisements

Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
A Política: Nicolau Maquiavel
Unidade Poços de Caldas
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
CONTRATUALISTAS.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
John Locke.
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
ILUMINISMO A FILOSOFIA DA RAZÃO: O ESCLARECIMENTO DAS IDEIAS PROF. RAFAEL T. PELLEGRINI HISTÓRIA.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA
Contrato Social – JOHN LOCKE 1. Liberalista Criticou os direitos Divino do Rei Sua Teoria expõe-se no Estado Liberal e a propriedade privada 2.
FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam.
CIÊNCIA POLÍTICA PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes AULA 4 A ORIGEM DO ESTADO: PRINCIPAIS LINHAS TEÓRICAS (2ª PARTE)
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias. Cristianismo: público x privado.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
    Universidade de Lisboa Faculdade de Direito Ciência Política Ano Lectivo   Prof. Doutor Kafft Kosta PLANO DA AULA TEÓRICA
UNIDADE I O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Filosofia & Ética Humanista
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
POPULAÇÃO E POVO População Povo
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Montesquieu o pensamento político moderno
Filosofia & Ética Humanista
Origens da Teoria Estruturalista
Jean-Jacques Rousseau
Moral e História Moral Significado Função Validade
Os Fascismos Itália Alemanha
O Direito e Estado Baseado nos Escritos de Norberto Bobbio sobre o Pensamento de Emanuel Kant.
ATENAS.
Filosofia da Educação Brasileira
Os contratualistas E o desafio de se encontrar a forma que melhor garanta a possibilidade de vida em sociedade e de liberdade individual.
Conceitos O Poder Formas de Poder
Absolutismo e mercantilismo
O ESTADO MODERNO ABSOLUTO
Absolutismo Monárquico
As origens do Estado: conclusão
Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos
Aristóteles.
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes
Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul As Máscaras da Democracia: Notas sobre a Teoria Democrática Contemporânea à.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO Georgenor de Sousa Franco Filho.
ORIGEM DA SOCIEDADE Bernardo Schaffer 08/05/2019.
John Locke – Inaugura-se o liberalismo Teoria política e ética/Disciplina: Filosofia Profª. Leila Rosa 2019.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
Poder e política em Nicolau Maquiavel e max weber
DIFERENTES Formas de estado NA HISTÓRIA: absolutismo e liberalismo
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

A POLÍTICA – Aula Introdução à política 18. A sociedade tribal 19. O pensamento político grego 20. O pensamento político medieval 21. A política como categoria autônoma

Introdução à política Questões fundamentais da política: 1.Luta pelo poder  conquista, manutenção e expansão do poder; 2.As instituições políticas  partidos políticos, movimentos sociais, os três poderes, por exemplo; 3.A origem, a natureza e a significação do poder  qual é o seu fundamento?, qual é a sua legitimidade?, qual é o critério da autoridade e o princípio da obediência?

Discutir política é referir-se ao poder Poder é uma relação, ou um conjunto de relações pelas quais indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos Poder e força  força física, coerção, violência, persuasão, discurso Estado e poder  o conceito de soberania e a formação do Estado moderno

Conceito weberiano de Estado  são típicos dos Estados modernos a presença do aparato administrativo para prestação de serviços públicos e o monopólio legítimo do uso da força física A força física é condição suficiente para a manutenção do poder? Poder legítimo  princípios de legitimidade A personalização do poder x a institucionalização do poder

O exercício da democracia  o que é democracia? (conflito, abertura e rotatividade)

Giovanni Sartori ( ?)

A democracia grega e a democracia moderna Homonímia ou homologia?

Democracia antiga = relação simbiótica com a polis Polis  cidade-comunidade ≠ cidade-Estado (soberania – autoridade – poder - coerção) Os homens que são a cidade (politeía = cidadania e estrutura)

Os gregos cunhariam a expressão “Estado democrático”? Diferenças geográficas e demográficas, mas também, de objetivos e valores Cristianismo, humanismo, Reforma, direitos naturais e o liberalismo

Democracias representativas Democracia direta  participação contínua do povo Democracia indireta  limitação e controle do poder Participação é melhor que representação

Polis  comunidade compacta unificada por um ethos religioso, moral, político convergentes Dedicação completa ao serviço público

“O cidadão [...] entregava-se totalmente ao Estado; dava seu sangue na guerra; seu tempo na paz; e não tinha liberdade de pôr as questões públicas de lado e cuidar de seus interesses pessoais [...] ao contrário, tinha de negligenciá-los para trabalhar pelo bem da cidade.” (Sartori, 1994, p. 39)

Hipertrofia política e atrofia econômica Produziu-se um animal político em detrimento do homo economicus Sistema indireto de governo  1. múltiplos estágios e filtros, precauções e restrições

Proporcionar uma liberdade segura a todos os indivíduos Individualismo e liberdade: Idiótes  aquele que não é polites (um não-cidadão), que só se preocupava consigo mesmo

Espaço privado legítimo – projeção moral e jurídica da pessoa humana única Direitos pessoais (????) Ostracismo

Sartori, G. (1994). A Teoria da Democracia Revisitada, vol. 2. p. 45

O homem é mais que um cidadão de um Estado Não há a sujeição do indivíduo frente ao todo A ideia moderna e o ideal:

Regime perverso conduzido por muitos  democracia (res publica) Dissensão, diversidade, as ‘partes’ não são coisas incompatíveis com a ordem social Consenso discordante  democracia liberal

MAQUIAVEL ( )

A Itália de Maquiavel

Análise do Estado real (a verdade efetiva das coisas) Questão do autor: como fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável? História cíclica (estabilidade e caos) Traços humanos imutáveis - os homens “são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro”.

“O mundo da política não leva ao céu, mas sua ausência é o pior dos infernos.” Poder político (origem mundana  malignidade). Ao mesmo tempo, é a única forma de enfrentar o conflito, ainda que a ‘domesticação’ seja transitória. Estabilidade na correlação de forças Virtù e fortuna

Thomas Hobbes ( )

Contratualismo Não existe a História como transformadora dos Homens Os Homens para Hobbes são iguais

“Todo homem é opaco aos olhos de seu semelhante – eu não sei o que o outro deseja, e por isso tenho que fazer uma suposição de qual será a sua atitude mais prudente, mais razoável” (Ribeiro, 2006, p. 55). Ataque + estado de guerra Sem Estado, o mais racional é o ataque

IMAGINAÇÃO (ter poder; ser respeitado\ofendido; o que o outro irá fazer) No estado de natureza cada um se imagina poderoso, perseguido, traído. Poder coercitivo do Estado (PLENO)

“Aquele que é portador dessa pessoa se chama soberano, e dele se diz que possui poder soberano. Todos os restantes são súditos.” (Hobbes, cap. XVII, p. 106). Contrato de associação (sociedade) Contrato de submissão (poder político; governo)

O soberano não assina o contrato No intuito de proteger a sua própria vida o súdito dá totais poderes ao soberano Possibilidade de acabar com o pacto?? No Estado absoluto de Hobbes, o indivíduo conserva o direito à vida sem precedentes na teoria política moderna

Terras e bens são controlados pelo soberano Estado como monstruoso Homem como belicoso Subordina a religião ao poder político Nega o direito natural ou sagrado à propriedade