A água, o ar, as rochas e o solo Experiências sobre as propriedades da água Ciências da Natureza 5º Ano A Água na Escola Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Advertisements

Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA Prof°: Leandro Penitente.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - FÍSICA ENSINO MÉDIO, 2ª SÉRIE CONDUÇÃO TÉRMICA Prof. Rodrigo.
Transmissão de calor. Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre.
Termometria Calor Transmissão de energia quando existe diferença de temperatura entre corpos, sempre do mais quente ( maior temperatura) para o mais frio.
A água, o ar, as rochas e o solo A distribuição da água e o seu ciclo Ciências da Natureza 5º Ano A Água na Escola Portuguesa.
Crioscopia. Abaixamento Crioscópico é a propriedade coligativa que indica a diminuição de ponto de congelamento de um líquido, provocado pela adição de.
A Á GUA  Ciclo da água  A Água na Natureza  A Água e os seres vivos  Tipos  Purificação  Contaminação  Conservação.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
Há três processos de transmissão de calor: Condução Térmica Convecção Térmica Irradiação Térmica.
Mudança de estado físico e densidade
AULA 14 – MUDANÇAS DE FASES
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 03
Ciências da Natureza e suas
Soluções: conceito e classificação
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Ciências da Natureza 5º Ano
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
Hidratação do Jovem Desportista
Ciências da Natureza e suas
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Ciências da Natureza e suas
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais – Aula 01
Combustão Combustão ou queima é uma reação química entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor.
Ácido.
SAL....
Funções Químicas Base.
Ciências da Natureza e suas EXPERIÊNCIA DE TYNDALL (regelo)
EXTRAÇÃO DE ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
BASE QUÍMICA.
Professor: Guilherme Vieira
Substâncias e Misturas
Formas Farmacêuticas Líquidas
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
Ciências Naturais – 7.º ano
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2016 MW
C1 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Agentes geológicos externos.
CAPACIDADE F R 4ºA Olá! Eu sou o F R e hoje, todos juntos, vamos aprender qual é a relação que existe entre as medidas de volume e as medidas de capacidade.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Soluções.
Troca de calor e mudança de fase
1º Ano do Ensino Médio Escola Villare
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
Magia sem Truques Basta ser Químico.
Química 231 Aula 02 – Soluções Prof. Marlon Cordeiro.
Termologia e Calorimetria
Pastel de Nata Para a massa 500 g farinha tipo 55
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
SOBREMESA DE ANANÁS INGREDIENTES 1 lata de ananás em pedaços
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Refeição para 4 pessoas Primavera/Verão 2018/2019
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Metodologia para o Ensino de Química e Física Alunos:
Prática 5: Polarimetria Mestranda: Caroline Oliveira da Rocha Orientador: Rodrigo Fernando Costa Marques 2015.
Transcrição da apresentação:

A água, o ar, as rochas e o solo Experiências sobre as propriedades da água Ciências da Natureza 5º Ano A Água na Escola Portuguesa

Quais são as propriedades da água? 2 cna Incolor Não tem cor Inodora Não tem cheiro Insípida Não tem sabor

Quais são as propriedades da água? 3 cna Funde a 0°C Quando passa do estado sólido para líquido Ferve a 100°C Quando passa do estado líquido para gasoso Bom dissolvente Dissolve algumas substâncias (solutos) e forma soluções

Experiências sobre as propriedades da água 4 cna Cor, cheiro e sabor Material: 3 copos 1 pacote de sumo 1 pacote de leite Água Groselha ou sumo de limão Procedimento: 1.Encher cada copo com sumo, leite e água; 2.Apontar a cor de cada líquido; 3.Cheirar cada líquido; 4.Provar cada um dos líquidos; 5.Juntar três colheres de groselha ou sumo de limão e volta a testar a cor, cheiro e sabor. Perguntas: Quais as diferenças entre os diferentes líquidos? Se adicionarmos outras substâncias à água, as suas propriedades podem mudar? A água em tua casa tem cor, cheiro ou sabor? Fonte: Recursos Porto Editora

Experiências sobre as propriedades da água 5 cna Solidificação 1 Material: Garrafa de plástico; Água; Marcador; Congelador. Procedimento: 1.Encher a garrafa com água sem preencher totalmente; 2.Marcar o nível da água com um marcador; 3.Colocar a garrafa com água destapada e bem direita no congelador até a água congelar; 4.Observar o nível do gelo e comparar com a inicial linha da água. Fonte: Pavilhão do Conhecimento

Experiências sobre as propriedades da água 6 cna Solidificação 2 Material: Água; Acetato de sódio (cerca de 70 a 80 g por cada 100 ml de água); Recipiente para aquecimento (por exemplo, panela); Fonte de aquecimento (por exemplo, fogão); Frigorífico (opcional). Procedimento: 1.Dissolver algumas colheres de acetado de sódio em água bem quente até estar completamente dissolvido; 2.Arrefecer até à temperatura ambiente, podendo colocar no frigorífico para ser mais rápido; 3.Para provocar a solidificação introduzir um pouco de acetato de sódio sólido ou então provocar um movimento brusco no líquido. Fonte: Explicatorium Clica em mim e vê um vídeo desta experiência!

Experiências sobre as propriedades da água 7 cna Fusão Material: Cubos de gelo Cronómetro Sal ou açúcar Fonte de calor (água quente ou a ferver, vela, isqueiro ou utilizar o calor da mão) Isolante (plástico, papel, tecido, algodão, espuma de poliestireno, papel ou feltro) Procedimento: 1.Deixar um cubo de gelo como controlo, colocar sal ou açúcar em cima de outro cubo e utilizar uma fonte de calor para derreter o terceiro; 2.Medir o tempo de derretimento do gelo nas diferentes situações; 3.Adicionalmente, envolver cubos de gelo com elementos isolantes para testar a sua capacidade de isolamento; 4.Comparar tempos de derretimento e concluir sobre o melhor método para acelerar ou retardar a fusão do gelo.

Experiências sobre as propriedades da água 8 cna Precipitação Material: Água quente e gelo; Travessa de alumínio; Recipiente de vidro transparente; Copo de vidro/gobelé; Lanterna Procedimento: 1.Colocar água quente e o copo de vidro, com a boca virada para cima, no interior do recipiente de vidro transparente e tapá-lo com a travessa de alumínio, de forma a criar um sistema fechado; 2.Colocar gelo em cima da travessa de alumínio; 3.Fechar as janelas, apagar as luzes e incidir a luz de uma lanterna no recipiente de vidro para observar a nuvem que se forma e a condensação na travessa; 4.Observar que o copo de vidro funciona como um medidor da precipitação. Fonte: Lneg

Experiências sobre as propriedades da água 9 cna Dissolução 1 Material: Água; Copos de vidro/plástico; Sal; Açúcar; Óleo; Vinagre; Tinta; Terra; Arroz. Procedimento: 1.Juntar uma colher de cada material em cada copo com água e misturar; 2.Observar e apontar os resultados; 3.Para testar a recuperação do sal e do açúcar, deixar evaporar a água durante alguns dias.

Experiências sobre as propriedades da água 10 cna Dissolução 2 Material: Água quente, fria e à temperatura ambiente; 3 Copos de vidro/plástico; M&Ms. Procedimento: 1.Colocar água quente, água fria e água à temperatura ambiente em cada copo; 2.Colocar um M&M em cada copo; 3.Observar e apontar os resultados.