Professora Paula Melo Silva Química 12ºano Metais 3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 13 – Ligas não ferrosas
Advertisements

Para ter acesso a esse material acesse:
Produtos Metálicos Profa. Juliana Casali Revisado: Prof. Adalberto Matoski.
Aula 16 – Ligas não ferrosas
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 14. Massas Atômicas e Moleculares.
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
Magnetismo Molecular Pós-graduação do Instituto de Física Universidade Federal Fluminense Mario Reis.
Tantálio tantálio é um elemento químico de número atômico 73 (73 prótons e 73 elétrons), símbolo Ta com massa atómica 181 u que se situa no grupo 5 (VB)
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
M3 Recursos renováveis e recursos não renováveis CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Exercícios 4.1 Calcule a fração Nv/N para o chumbo na sua temperatura de fusão de 327 °C. Suponha uma energia para a formação de vacâncias equivalente.
RECURSOS NATURAIS 6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL.
Introdução a Termodinâmica de íons complexos. Estabilidade de íons complexos Fatores que determinam a estabilidade termodinâmica Natureza do íon metálico.
Química Engenharia Profa.: Andréa Machado Costa. Conteúdo Programático  Matéria, energia, transformação e substâncias  Estrutura Atômica  Classificação.
TABELA PERIÓDICA Famílias da Tabela PeriódicaPeríodos Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos Família B (Grupo.
IECETEC Orgulhosamente apresenta: profº msc Etevaldo costa
DISCIPLINA: Ciências SÉRIE: 9º ANO
1.2.3 Grandezas elétricas: resistência elétrica de um condutor
Substâncias iónicas.
Professora Paula Melo Silva
LIGAÇÃO METÀLICA.
Elementos de máquinas II
ALOTROPIA Fenômeno pelo qual certos elementos químicos podem formar duas ou mais substâncias simples diferentes, chamadas de alótropos.
Processos de separação
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
O átomo de hidrogênio : níveis de energia
TABELA PERIÓDICA.
AULA - 15 QUÍMICA ORGÂNICA ARISTIDES CIPRIANO.
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Óxido.
Metalografia e Tratamentos Térmicos Aula 5: Tratamentos Termofísicos
Professora Paula Melo Silva
Laminação.
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
Materiais Cerâmicos.
Massa e tamanho dos átomos
O Estudo da Matéria.
Ligações Químicas em Materiais Cerâmicos
Cap. 41 Condução de eletricidade em sólidos
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
FLUÊNCIA EM METAIS.
Ligações Químicas MÓDULO 06 Página 251 Prof. Callegaro.
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Introdução aos Materiais Cerâmicos
RESISTÊNCIA AO CHOQUE OU AO IMPACTO
Aplicações dos materiais cerâmicos
Diagrama de Ishikawa Exemplo e notas.
1.1. Tipos de ligações químicas
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
OBF ª Fase 10/maio, quinta, às 14h no Santa
Fundamentos de Electrónica
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
MATERIAIS SEMICONDUTORES
AULA: Tabela Periódica
Os recursos da litosfera e sua importância para a sociedade
Substâncias e Misturas
Eletricidade e Magnetismo
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Eletroquímica Professor: Careca.
Actividade experimental nº1
Estudo das Soluções e de suas Propriedades
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
Cabos Eletricos.
Ligações Químicas Módulo 06 página 251 Prof. Callegaro.
8 Ligações químicas interatômicas Capítulo
Transcrição da apresentação:

Professora Paula Melo Silva Química 12ºano Metais 3

1.1. Metais e Ligas Metálicas A importância dos metais na sociedade atual Perspetiva histórica da utilização dos metais: era do cobre, era do bronze e era do ferro; a “era” do aço e a “era” dos novos materiais Algumas aplicações dos metais no presente e no futuro próximo Metais: matérias-primas não renováveis Composição de uma liga metálica (AL) Um outro olhar sobre a Tabela Periódica dos elementos Os elementos metálicos na Tabela Periódica (blocos s, p, d, f) Os Metais de Transição: a especificidade das orbitais d Os Metais de Transição Interna e as orbitais f Estrutura e propriedades dos metais A ligação metálica Propriedades características dos metais como substâncias ou materiais: brilho, maleabilidade, ductilidade, condutibilidade térmica e elétrica Sólidos metálicos versus outros tipos de sólidos (iónicos, covalentes, moleculares) Ligas metálicas: aço e aço inoxidável, bronze, “ouro”, “prata de lei”, amálgamas, estanho, latão, constantan, cuproníquel, solda, “metais” com memória de forma A reciclagem de metais Um ciclo de Cobre (AL)

Ligas metálicasComposiçãoUtilização Amalgamas (liga com Hg)Hg + Ag + Sn Ø Obstruções (antigamente). Ø Extracção de metais dos seus minérios por combinação com Hg. Bronze Cu + Sn como base e outros elementos como o zinco, o alumínio, o antimónio, o níquel e o fosforo. Ø Sinos; Ø Moedas; Ø Estátuas. LatãoCu + Zn Ø Tubos; Ø Radiadores; Ø Armas; Ø Cartuchos; Ø Torneiras. SoldaPb + Sn Ø Solda usadas por funileiros e electricistas. Aço inoxidávelFe + C + Cr + Ni Ø Talheres, Ø Utensílios de cozinha; Ø Peças de carro. Cuproníquel Cu + Ni com máximo de 30% de níquel. Ø Moedas; Ø Equipamentos de destilação. Constantan Cerca de 60% de Cu e 40% de NiØ Usado em termobares já que a sua resistência não varia ou varia pouco com a temperatura.

Uma liga metálica é uma solução de um metal com um ou mais elementos, metálicos ou não-metálicos, obtida a partir da mistura dos componentes fundidos e posteriormente arrefecidos. Na maioria das ligas metálicas utilizadas hoje em dia predominam os elementos do bloco d da tabela periódica: ferro, cobre, níquel, zinco, mercúrio, prata, ouro, crómio e tungsténio. São também de destacar o alumínio, o chumbo e o estanho. De entre os elementos não-metálicos destacam-se: o carbono e o fósforo e dos metalóides tem particular importância: o boro, o silício e o antimónio.

Ao formar-se uma liga metálica, os átomos dos elementos minoritários podem integrar-se na rede cristalina de duas formas: TipoDescrição Substitucional Se as suas dimensões forem semelhantes às dos átomos do elemento metálico maioritário, vão ocupar posições substituindo átomos do elemento maioritário. Intersticial Se as suas dimensões forem bastante menores do que as dos átomos do elemento metálico maioritário, vão ocupar espaços vazios (interstícios) entre os átomos do elemento maior.

Nota: um quilate, 1K, é uma liga em que 1/24 da sua massa é ouro O ouro de lei, também denominado de ouro português, é a designação comum de 19,2 K. Neste caso, a liga contém 80,0%(m/m) de ouro e os restantes 20,0%(m/m) de outros metais. Tipo de ouroConstituição da liga Amarelo 2 partes de prata para 1 parte de cobre Rosa ou vermelho + teor de cobre e -teor de prata Azul Ouro + prata + zinco Verde Ouro + prata Preto Ouro + prata + ferro BrancoOuro + paládio

Ligas com memória de forma Trata-se de um determinado conjunto de ligas que tendo sofrido uma deformação a frio recuperavam a sua forma original ao serem aquecidas. Fazem parte deste tipo de ligas as seguinte:. Cobre-alumínio,. Cobre-estanho;. Cobre-manganês;. Níquel-titânio.